Conheça a nova linha CBM PRO Saiba mais
6 impactos do agronegócio na economia nacional

O agronegócio é um setor que integra diversos outros setores e é um dos que mais movimenta a economia brasileira. Assim, é segmento essencial para o desenvolvimento do país.

O agronegócio também envolve as tarefas feitas pelos fornecedores, os equipamentos, industrialização e comercialização da produção agropecuária.

Esse segmento é essencial para o fornecimento de alimentos, geração de empregos e movimentação da economia do país. Existente desde os primórdios da colonização, sempre foi uma das principais bases da economia do Brasil.

 

Economia

O agronegócio representa 4,85% do total da economia brasileira e soma mais de 200 bilhões de reais.

No primeiro semestre de 2017, foi o principal responsável pela alta do PIB e um início de recuperação da economia.

 

Geração de empregos

agronegócio

O agronegócio é crucial para a criação de novos empregos no país. Assim, movimenta a economia e traz desenvolvimento a diversos outros setores. A agricultura familiar, por exemplo, gera mais de 70% dos empregos agrícolas do Brasil.

 

O país é um dos líderes de exportação

agronegócio

O Brasil é um dos líderes mundiais e exporta para mais de 180 nações.

O país é exportador de café, açúcar, etanol de cana-de-açúcar e suco de laranja. A soja também é um dos produtos líderes de exportação.

 

Capacitação profissional

agronegócio

Com o desenvolvimento agronegócio, criaram-se escolas para ensinamento da profissão. A profissão de engenheiro agrônomo foi reconhecida em 1933. Atualmente, existem mais de 250 cursos de agronomia no país.

 

Crescimento

agronegócio

Estima-se que até 2030 um terço dos produtos agrícolas comercializados no mundo sejam brasileiros, especialmente devido ao crescimento de demanda dos países asiáticos.

 

Investimentos

O Brasil vem realizando investimentos para um maior aperfeiçoamento do segmento e que visam aliar o desenvolvimento econômico e preservação ambiental.

Atualmente, tem sido crescente o incentivo por práticas agrárias mais conscientes para que haja um desenvolvimento sustentável do agronegócio no país. Um pensamento sustentável favorece não só o meio ambiente, mas também aumenta a produtividade das empresas e diminui futuras despesas.

O impacto do agronegócio na economia do país é imenso e é preciso pensá-lo consciente e de forma com que seu desenvolvimento aconteça junto com o crescimento nacional.

 

 

Gostou do artigo? Deixe seu comentário e até o próximo post!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

X

Produto adicionado ao carrinho

  • Nenhum produto na lista

  • 1