Conheça a nova linha CBM PRO Saiba mais
A todo vapor: Como aumentar a produtividade na sua oficina mecânica?

Ser produtivo é difícil. E aumentar o rendimento de uma empresa inteira é mais difícil ainda. Por este motivo, preparamos algumas dicas de como aumentar a produtividade na sua oficina mecânica, para que você obtenha os melhores resultados possíveis.

O primeiro passo para isso é entender que produzir mais não tem nada a ver com trabalhar mais. Ser produtivo é poder realizar uma mesma quantidade de tarefas só que de uma maneira melhor, com muito mais equilíbrio, tranquilidade e bem-estar.

 

Capriche na gestão dos serviços realizados

Ao compreender o fluxo de cada atividade, desde a chegada do pedido feito pelo cliente até a entrega do serviço finalizado, o gestor consegue apontar, com maior propriedade, cada um dos pontos fracos e fortes do processo.

Com isso, é possível calcular de antemão o tempo gasto para a realização de cada reparo, além de apontar os equipamentos que faltam para a realização das atividades, por exemplo.

 

Treine e capacite sua equipe

Foi-se o tempo em que os mecânicos eram reconhecidos por serem profissionais brutos, com experiência advinda apenas de erros e acertos cometidos. Por isso, tornou-se de extrema importância contar com profissionais qualificados e capacitados no dia a dia, a fim de oferecer serviços de qualidade, que encantes os clientes.

Com foco neste cenário, o mercado tem à disposição uma série de cursos de ensino à distância, por exemplo, voltados para o ramo de oficinas e que irão facilitar o aprimoramento da sua equipe.

Organize a oficina

Contar com um ambiente organizado e dispor dos melhores equipamentos para atender a demanda, é muito importante para o bom desempenho da sua oficina. É preciso compreender que a equipe dificilmente oferecerá os melhores serviços se não tiver acesso a tudo que precisa.

Por isso, procure investir em armários, bancadas, baús, gaveteiros, organizadores e outros itens para oficina mecânica que proporcionarão muito mais eficiência e praticidade para a realização de cada atividade.

 

Motive os seus funcionários

É praticamente impossível aumentar a produtividade da oficina se os seus funcionários não apoiarem essa ideia. Para isso, ofereça segurança e conforto, possibilite o aprendizado e reconheça o trabalho de cada colaborador.

A melhor parte é que, para a realização desses três pontos, não será preciso colocar a mão no bolso e os únicos custos serão a boa vontade e o trabalho mental do gestor.

Atendimento ao público

Como já explicamos neste post sobre como fidelizar clientes, o sucesso da sua oficina depende da satisfação do seu consumidor.

Desta maneira, procure mostrar à sua equipe qual a importância de atender os seus clientes de maneira única e invista em práticas que melhorem esse relacionamento. Além disso, o bom humor e a disposição dos mecânicos são imprescindíveis para encantar os clientes.

 

Agora que você já sabe como aumentar a produtividade de uma oficina mecânica, que tal implementar essas dicas no seu estabelecimento? Depois, conta pra gente nos comentários quais foram os resultados obtidos.

 

Até a próxima!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

X

Produto adicionado ao carrinho

  • Nenhum produto na lista

  • 1