Conheça a nova linha CBM PRO Saiba mais
7 benefícios de andar de bicicleta nas grandes cidades

Que pedalar faz muito bem para a saúde, isso todo mundo já sabe. Assim como qualquer outro exercício físico aeróbico, andar de bicicleta traz muitos benefícios para o corpo e para a mente.

Usar a bicicleta como meio de transporte nas grandes cidades traz enormes vantagens não só para os ciclistas, mas também benefícios coletivos, melhorando a qualidade de vida no espaço urbano que ocupamos.

Confira 7 benefícios de andar de bicicleta nas grandes cidades.

 

GANHAR TEMPO

Em um mundo cada vez mais competitivo, o tempo nunca foi tão importante. Dessa forma, passar horas preso no trânsito, dentro do carro ou do ônibus, não é uma boa ideia. Fugir do trânsito e do rodízio de placas, como acontece no maior centro urbano do Brasil, é um dos benefícios de andar de bicicleta.

Assim, evita-se ficar estressado e ainda ganha-se um tempo precioso, que pode ser usado para a realização de outras atividades.

 

ECONOMIZAR DINHEIRO

Em tempos de crise, economizar um dinheiro é algo que passa pela cabeça de todos. Ao utilizar a bicicleta como transporte, pode ter certeza que vai economizar bastante.

Passagens cada vez mais caras, combustível, estacionamento, IPVA, reparos gerais: você não vai gastar com nada disso.

Eventualmente, será preciso fazer manutenção na bicicleta, mas o custo geral é muito menor. A economia de dinheiro é comprovada.

 

DIMINUIR A EMISSÃO DE CO2 NAS CIDADES

Óbvio, mas não menos importante: um dos benefícios de andar de bicicleta é que ela não emite gás carbônico e não prejudica o planeta.

 

MOBILIDADE URBANA

benefícios de andar de bicicleta

A bicicleta contribui para uma cidade com menos veículos automotores e, consequentemente, uma metrópole muito mais fluida e livre de congestionamentos, que provocam todo tipo de poluição.

Contudo, a construção de mais ciclovias ainda se faz muito necessária, pois o trânsito caótico das grandes cidades oferece um risco aos ciclistas.

 

MAIS SAÚDE E QUALIDADE DE VIDA

A atividade física regular previne doenças cardíacas, hipertensão, ajuda a prevenir e a controlar o diabetes, aumenta a resistência aeróbica, reduz a obesidade, ativa a musculatura de todo o corpo, diminui a ocorrência de doenças crônicas, faz bem para a saúde do idoso e aumenta o tempo de vida.

Além disso tudo, a liberação de endorfinas durante o exercício traz melhorias no humor e o esforço melhora sua forma física também.

 

SAÚDE PÚBLICA

benefícios de andar de bicicleta

Bicicleta também é uma questão de saúde pública. Quase 3% de toda riqueza do mundo são gastas com o tratamento de obesidade, isso sem contar as doenças respiratórias e outros diversos casos que estão ligados ao sedentarismo.

Com mais de 30% da população mundial acima do peso, incentivar o uso da bicicleta é gastar menos com medicamentos e tratamentos de saúde e melhorar a qualidade de vida da população.

 

OS BENEFÍCIOS DE SE EXPLORAR A CIDADE DE BICICLETA

benefícios de andar de bicicleta

Explorar a cidade andando de bicicleta é uma experiência muito interessante. É viver a cidade e conhecer coisas que de carro, metrô ou ônibus poderiam não ser possíveis.

Você se torna um observador mais atento e começa a reparar em mais coisas ao seu redor, se tornando mais crítico e conhecedor do lugar onde vive.

 

Já se convenceu a começar a andar de bicicleta pela cidade? Deixe seu comentário e até o próximo post.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

X

Produto adicionado ao carrinho

  • Nenhum produto na lista

  • 1