Infográfico – 5 pontos que contribuem para uma gestão de estoque eficaz!

Ferramentas DMAIC
Atualizado em 17 de maio de 2022
Por Dougas Kamers
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Ferramentas DMAIC – entenda o conceito por trás do método

Essa é uma das metodologias de gestão da qualidade mais comuns entre as empresas que visam a “melhoria contínua” dos seus processos. Ela vale para qualquer tipo de negócio. Conheça algumas das ferramentas DMAIC, saiba qual é o conceito e os benefícios.

Para não se perder na leitura e observar o quanto esse artigo pode ser funcional para o seu dia a dia de trabalho, considere os principais tópicos listados abaixo:

  • Onde se encaixa a metodologia DMAIC
  • Como acontece o método DMAIC
  • Por que usar o método DMAIC na minha empresa
  • DMAIC, DMADV, PDCA

Introdução: onde se encaixa a metodologia DMAIC

DMAIC é uma sigla que indica: Define (Definir), Measure (Mensurar), Analyze (Analisar), Improve (Melhorar) e Control (Controlar). O significado de DMAIC indica um método de melhoria de processos que é muito usado por empresas que querem resolver problemas.

O DMAIC tem uma relação direta com o Lean Six Sigma porque é uma espécie de caminho para se chegar nos melhores resultados.

 

Nos próximos conteúdos vamos explicar detalhadamente o que é a metodologia Lean Six Sigma. Por enquanto, o que é preciso saber é que ela é uma junção de conceitos (seis conceitos) que visam a melhoria dos processos através da eliminação de desperdícios.

Aqui na CMB nós temos um conteúdo gratuito que mostra o quanto esses desperdícios, que muitas vezes são invisíveis, podem custar para a sua empresa. A calculadora de desperdícios indica as horas operacionais de trabalho que são jogadas no lixo. O resultado impressiona!

Agora, vamos voltar ao foco e explicar mais sobre o método DMAIC, que é uma peça-chave para os projetos do Lean Six Sigma.

Funcionamento: como acontece o método DMAIC

Essa parte do conteúdo vai ser a mais extensa pelo simples motivo de que temos que explicar cada uma das siglas para entender o que é DMAIC. Ao todo, são 5 etapas, mas é bem importante conhecer elas com esses detalhes para fazer uma aplicação correta depois.

Definir

A primeira parte, ou etapa, é sobre a definição. E, na verdade, não tem como começar de outro jeito se não passar por aqui. Afinal, é aqui que se define qual é o problema que será enfrentado, isto é, em qual resultado se quer chegar com a aplicação do método de melhoria.

Também é nessa etapa que se cria um tipo de cronograma, o qual responde a dúvidas como: qual é o problema, qual é a relevância financeira desse problema, qual é a meta ao se resolver o problema, quem é o time que trabalhará nesse problema e como vai acontecer a solução.

Essa definição de estratégia deve estar formalizada em um contrato de projeto. É ele que vai garantir o comprometimento das equipes. Quais as ferramentas DMAIC usadas? O Contrato de Projeto, o Escopo do Projeto, a Voz do Cliente (CTQs), o SIPOC e o Mapa de Raciocínio.

Mensurar

Seguindo um tipo de caminho ou escada, agora vem o segundo degrau. Com os dados, o que você acha que um gestor ou gerente deveria fazer? Organizá-los, correto? Esse é o passo da mensuração dos dados. É mais sobre determinar e escolher os números do que propriamente avaliar o desempenho do processo a partir dos dados.

Obviamente, como todo bom líder, mais do que apontar problemas, uma saída inteligente é indicar soluções para isso. O trabalho mais difícil, portanto, está em escolher os dados mais relevantes para serem avaliados e achar a solução para o problema.

Para isso, existem ainda mais ferramentas DMAIC que podem ser usadas: Matriz da Causa e Efeito, Mapa de Processo, Estatística Descritiva, Diagrama de Ishikawa, Pareto, Histograma, Boxplot ou a Matriz de Esforço e Impacto.

Analisar

Agora sim vem a terceira parte do método. Primeiro vieram os dados, depois a organização dele. Agora fica mais fácil fazer uma análise inteligente para saber em qual cenário atual a empresa se encontra. O foco está em ir na raiz dos problemas que serão resolvidos.

É nesse ponto que se deve fazer o uso de gráficos, estatísticas e análise de risco. A partir dessa teoria é possível chegar às oportunidades de melhoria. Para essa avaliação de dados, temos o Diagrama de Dispersão, os Testes de Hipóteses, o de Regressão Linear e a Análise de Modos de Falhas e seus Efeitos.

Melhorar

Definimos, mensuramos e analisamos. A partir dos passos iniciais, o método DMAIC traz o grande ápice desse estudo, que é o da melhoria. É a hora de colocar a mão na massa. E por mais que dê a impressão de que é aqui que tudo acontece, saiba que só vai acontecer mesmo quando os passos anteriores foram executados com maestria.

Na verdade, o papel de um gestor é justamente esse: de saber como chegar na solução. Aqui temos esse significado de DMAIC de solução, só que se lembre que já passamos por 3 etapas. De todo modo, agora é a hora de priorizar as causas raízes e implementar o plano de ação.

Um detalhe que é muito importante tem a ver com o fato de que esse processo de mudança pode variar entre o rápido até o muito demorado. Em tempo, a média fica entre 30 e 60 dias. Isso tem que permitir o teste das ações, a execução do plano e a implementação da mudança.

Para isso acontecer, as ferramentas DMAIC mais comuns são: Matriz de Priorização, o Diagrama de Árvore, o SMED, a estratégia 5S, o Kaízen e o 5W2H.

Controlar

A última etapa sobre como funciona o DMAIC vem do controle e monitoramento. Assim, a pergunta-chave que o gerente deve fazer é: como manter os bons resultados que vieram com as mudanças? Parece fácil, só que não é tão simples assim no dia a dia.

Essa parte do controle é o que vai garantir a sustentabilidade da metodologia, ou seja, o quanto ela se tornará importante a partir dali, gerando bons resultados de forma regular. O que se usa nessa hora é treinamentos e revisões constantes.

Para isso acontecer, as ferramentas DMAIC úteis para o controle e manutenção de processos mais eficazes são: OCAP, Cartas de Controle, Poka Yoke e o mais famoso deles, o POP (Procedimento Operacional Padrão).

Benefícios: por que usar o método DMAIC na minha empresa

Se você chegou até essa parte final do conteúdo, ótimo. Com certeza, deu um passo importante ao aprender sobre um método eficaz para melhorar processos internos da empresa. E vimos como tudo acontece em apenas 5 etapas.

No entanto, talvez ainda tenha na sua mente um ponto de interrogação: quais os benefícios reais dessa metodologia DMAIC? Além de tudo o que já foi mencionado nos tópicos anteriores, saiba que melhorar a qualidade da empresa, com processos otimizados, é um resultado direto.

Logo, isso também leva a sua empresa a reduzir drasticamente os desperdícios, o que consequentemente tem a ver com a economia de materiais, aumento do lucro e muito mais. E nem precisamos mencionar a satisfação dos seus clientes com isso, certo?

Uma boa notícia é que após entender o que é DMAIC fica mais fácil entender que o método pode ser usado em grandes marcas até mesmo pequenos negócios. Essa ferramenta de análise e melhoria de processos tem aplicação rápida a partir da definição de objetivos gerais.

Curiosidades: DMAIC, DMADV, PDCA

Antes de terminar a leitura, ainda queremos trazer para você um bônus. Afinal de contas, quem está interessado em DMAIC, em algum momento, também vai passar por outras expressões próximas e correlativas. Então, nada melhor do que entender os conceitos.

DMADV

É bem semelhante ao DMAIC. Inclusive, pelo fato de compartilharem as 3 primeiras letras. No entanto, o DMADV é mais útil para produtos e processos que serão desenvolvidos na empresa – ou seja, ainda não existem.

PDCA

É um ciclo que tem a sigla definida em Plan (Planejar), Do (Fazer), Check (Checar) e Action (Agir). Também tem o foco de solucionar problemas da empresa e pode ser usada em vários setores. É uma ferramenta que pode ser complementar ao DMAIC.

Para saber mais: comece por calcular os desperdícios

O mais importante é notar que todas essas metodologias promovem a ideia de se chegar a análises estratégicas a partir de dados estatísticos. O resultado vai ser o aumento da qualidade dos processos e a diminuição dos desperdícios que a empresa possui.

Se você continuou lendo o texto até o fim e ainda não fez as contas, agora é a sua chance: use a nossa calculadora de desperdícios e saiba o quanto a sua empresa está perdendo em horas operacionais de trabalho!

Assine nossa newsletter com conteúdo exclusivo.

Este artigo foi útil? Avalie

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Se inscrever
Notificar de

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Posts relacionados

5 benefícios dos móveis organizadores em aço

Compreendemos o valor da organização para tornar qualquer espaço mais funcional e agradável. Nossos móveis organizadores são projetados com a qualidade do aço, proporcionando durabilidade

E-book: Guia para aumentar a produtividade do seu negócio!

Assine nossa newsletter com conteúdo exclusivo.

@CMB, Inc. 2020.