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Mindset Organizacional
Atualizado em 29 de abril de 2022
Por Dougas Kamers
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Mindset Organizacional – 3 passos para transformar a empresa

Quem está ligado a diretoria, gestão ou liderança de companhias sabe: existem termos que não são do senso comum, mas fazem parte do dia a dia dos negócios. O “mindset organizacional” é um deles. Devido à importância, ele tem sido usado cada vez mais como ferramenta para transformar as empresas.

E de qual tipo de transformação estamos falando? Uma transformação cultural. Ou seja, envolve toda a cultura empresarial, pensando em ambientes mais produtivos e equipes mais alinhadas. Isso parece interessante para o seu negócio, certo? Então, continue lendo para aprender tudo sobre o conceito de mindset organizacional.

O que é o mindset organizacional

O mindset é um termo muito comum em toda área do neurobusiness. Na prática, estamos diante de uma atitude mental que diz respeito sobre como as pessoas lidam com as situações do dia a dia. Especialmente, aquelas que são inesperadas, urgentes e imprevisíveis.

Quando trazemos esse conceito para o âmbito corporativo, a ideia central se mantém. O que muda é o uso dela em um ambiente profissional. Assim, dá para dizer que o mindset organizacional é um conjunto de atitudes mentais para lidar com situações da empresa.

Essa ideia é importantíssima para os dias atuais a partir do momento em que contribui para a criação de uma cultura moderna, que pode ser focada em inovação, por exemplo. Esse conceito pode ser atribuído junto com os modelos de negócios que já existem.

Ao se aplicar essa nova cultura, focada em mindset organizacional, gerentes e diretores podem perceber o mundo corporativo ao seu redor de maneira mais empreendedora. Ou seja, passa a ter melhores decisões na hora de superar novos desafios.

O mindset organizacional na cultura da empresa

A cultura da empresa passa por aquelas linhas que são comuns entre os colaboradores: missão, visão e valores. A partir do momento em que se pensa em um processo mais produtivo, o mindset surge como conceito baseado em estratégias para esse desenvolvimento.

Veja alguns incentivos que podem acontecer pensando no mindset organizacional.

Habilidades – Os líderes podem mostrar e demonstrar para as suas equipes quais as habilidades necessárias para a realização de cada tarefa. O foco é que eles entendam como cada função, se feita com excelência, pode gerar resultados cada vez mais positivos.

Aprendizados – Ao mesmo tempo, o mindset também tem importância no momento em que indica que esforços individuais podem ser aprendidos na hora de vencer desafios. Portanto, nem todo colaborador tem ou teve que chegar na empresa totalmente preparado.

Desenvolvimentos – Quando se compreende a importância das habilidades e a flexibilidade para aprender novas ideias fica mais claro sobre o desenvolvimento da empresa focado em produtividade. Isso pode acontecer por meio de feedbacks positivos e/ou negativos.

Dessa forma, considere que essa não é uma regra ou um passo a passo de como implementar o mindset organizacional na sua empresa. Mas, sim, um modo de entender que o conceito pode fazer muita diferença na geração de melhores resultados.

Como mudar o mindset de uma empresa

Hoje, muitos líderes, gerentes, gestores e, inclusive, os diretores das grandes empresas se perguntam diariamente o que é preciso fazer para mudar o mindset da sua organização?

Independente se for sobre mudar ou inserir a nova cultura, o ideal é entender a mente humana. Afinal, as equipes são formadas por pessoas, não concorda? É a partir do processamento de informações e conhecimento que se chega às atitudes mais positivas.

Para o próprio líder vale esse conceito: entender como ele mesmo percebe o mundo influencia as suas tomadas de decisões. O mesmo para os colaboradores.

Uma forma muito inteligente e real de entender essa mudança cultural na empresa é observar que não se trata de não reconhecer os problemas. Ao contrário, qualquer situação negativa, pode servir como fonte para soluções mais inteligentes. Essa é a principal mudança postural.

Essa foi uma boa introdução para o tópico. Mas, ainda não vimos como mudar o mindset da empresa para que seja mais positivo, mais moderno, mais resolutivo, certo? Veja essas dicas!

1 – A primeira mudança começa com você

Em qualquer livro de autoconhecimento ou de liderança, você vai ler essa frase. E não é à toa que se torna um dos primeiros passos para transformar a empresa de maneira positiva através do mindset organizacional.

Independente do cargo que ocupa hoje, esse líder precisa manter a sua atitude. Afinal, ele é como um espelho para todos os funcionários e equipes. Em empresas de pequeno e médio porte, isso é ainda mais visível de acontecer.

Logo, e resumidamente, saiba que não adianta querer melhorar os processos e mudar a cultura da empresa, se a própria sala de quem lidera aquele time é uma verdadeira bagunça. Concorda? O primeiro passo passa pela organização e pela autogestão.

2 – A equipe tem que estar alinhada

A partir do tópico acima, o próximo passo vem do alinhamento dos times, das equipes e dos funcionários de uma organização. Sabe aquela história de que time desorganizado ou com objetivos diferentes não vence campeonatos? É exatamente isso que você precisa saber.

Mindset Organizacional

O ponto que é determinante nessa hora vai além do foco ou da determinação em vencer. O que realmente importa é sobre estar em sintonia, dançando a mesma música. Mas, qual é a música? O mindset organizacional, que servirá de orientação para essa sincronia.

Uma dica que vale muito e poucos líderes sabem é: o processo de seleção de colaboradores auxilia demais nessa mudança de cultura. Isso não quer dizer que você tenha que contratar novas pessoas, mas criar novos conceitos sobre cargos e ocupações pode ser bacana.

No fim do artigo teremos um tópico extra sobre alinhar a equipe no mindset da empresa.

3 – A constância é o que vai gerar resultados

Para fechar essa lista de tripé para o sucesso do mindset na empresa, vem aquela cereja do bolo. Também é um detalhe que faz toda a diferença. Porém, nem todo mundo vê porque está justamente nos “bastidores”, ou seja, não fica visível o tempo todo.

Do que estamos falando? A mudança cultural vai acontecer aos poucos e não da noite para o dia. Ao passo que o que importa de verdade é o que você e a sua equipe faz todos os dias, de forma constante. Para muitos especialistas, é o que se chama de hábito de trabalho.

Aqui, a ideia não é a de engessar as atividades – até mesmo porque com esse mindset será possível tomar decisões de forma mais flexível. E sim entender que o processo é gradual, envolvendo ferramentas novas, ideais mais práticas do que teóricas, além de envolver essa nova mentalidade, que pode ser um paradigma, em boa parte das vezes.

Como envolver a equipe na mudança de cultura da empresa

No passo número 2, a gente mencionou sobre estar com a equipe alinhada. Porém, é muito possível que você tenha terminado ele sem entender exatamente COMO fazer isso. Se esse é o seu caso, continue lendo que aqui vamos dar algumas dicas para isso acontecer.

Incentive a mudança – Essa é uma primeira ótima dica porque no mundo dos negócios não dá para se ter bons resultados atuando sozinho. Em uma empresa, essa é uma informação ainda mais verdadeira. Logo, qualquer mudança vai exigir a participação dos colaboradores.

Treine a equipe – Em boa parte desse artigo, a gente citou exemplos que vem do mundo esportivo. Agora, de novo: afinal, treinar a sua equipe é o que vai fazer com que ela esteja cada vez mais alinhada, mais ajustada e gerando os melhores resultados.

Valorize as ideias – Uma última dica que vale a pena mencionar para quem quer mudar a cultura da empresa, a partir do envolvimento da equipe, é sobre valorizar o que essas pessoas do seu time pensam. Aliás, essa é uma peça-chave para mudar o mindset corporativo.

Essas simples dicas acima, aliás, podem ser vistas como a criação de um campo de jogo propício aos bons resultados. Afinal, estamos falando sobre ter um ambiente positivo, onde todos se sintam parte do conjunto. Essa positividade também faz parte do mindset!

Para aprender mais

Quem leu o conteúdo até aqui está no caminho certo para empreender, gerir ou liderar equipes em qualquer setor de negócio do mundo. Afinal, o conhecimento é sempre uma luz que ilumina os caminhos, isto é, que torna possível as melhores decisões dentro da empresa.

A partir disso, nós te convidamos, sem qualquer tipo de compromisso, a conhecer mais do nosso blog. Aqui na CMB Móveis, mais do que vender móveis organizadores para o trabalho, o nosso objetivo está em auxiliar o mercado para que empresas se tornem cada vez mais saudáveis e produtivas.

Isso é totalmente possível, como vimos acima, através de uma simples mudança de mindset. Além disso, existem ferramentas que colaboram muito com a organização do trabalho, auxiliam nas negociações das compras e até mesmo na redução de desperdícios.

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