Infográfico – 5 pontos que contribuem para uma gestão de estoque eficaz!

Atualizado em 5 de janeiro de 2022
Por Dougas Kamers
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Quais são os critérios para avaliação de um fornecedor comprometido? 7 passos para uma escolha inteligente

Às vezes, encontrar um fornecedor comprometido parece uma missão impossível. A partir disso, vamos ajudar você a responder a seguinte dúvida: quais são os critérios para avaliação de fornecedores? Para além de usar métodos teóricos, uma saída inteligente é pensar no básico.

Até mesmo porque esse é um dos pontos mais intensos na vida de gestores e empreendedores, que acontece na hora de buscar matéria-prima para fazer um produto ou encontrar prestadores de serviços. Para a resposta, um bom estudo é sempre a melhor ideia.

Confira todos os passos para a seleção do melhor fornecedor.

1 – Conheça o seu mercado de atuação em detalhes para encontrar o seu fornecedor comprometido

Antes de tudo, até mesmo de criar a sua classificação de fornecedores, o que o gestor deve considerar é a real necessidade que ele tem de encontrar esse tipo de parceiro no mercado. Para isso, só tem um jeito: conhecer o seu mercado afinco.

É a partir disso que a tomada de decisão será mais assertiva, sendo que vai permitir um melhor (e até mais justo) julgamento sobre o que as outras empresas podem fazer por você. Isto é, como elas podem ajudar você no que você realmente precisa.

2 – Encontre os possíveis fornecedores para sua empresa

Também um pouco antes de chegar nas respostas sobre quais são os critérios para avaliação de fornecedores, uma boa dica é fazer uma listagem desses potenciais parceiros do seu negócio.

  • Como conseguir uma lista de fornecedores?
  • Vale a pena comprar catálogo de fornecedores?

Esse tipo de dúvida é comum. Porém, não há uma resposta única para todas as empresas. Em alguns casos, ter um catálogo com todos os seus possíveis fornecedores pode ser legal. Porém, saiba que você sempre terá que avaliar cada um deles para fazer uma escolha inteligente.

3 – Busque informação sobre cada fornecedor em potencial

Com uma lista de fornecedores, independentemente de onde ela surgiu, agora é a hora de você começar a estudar cada um deles. Nesse passo, você pode considerar vários tipos de avaliações de fornecedores, como por desempenho operacional. Veja mais abaixo.

O que importa é que você tenha um resumo de cada empresa no fim do seu estudo. É o que os especialistas e gestores mais conceituados do mercado gostam de chamar de check list avaliação de fornecedores.

4 – Leve em conta os tipos de avaliações de fornecedores

Os critérios para escolher uma empresa fornecedora para o seu negócio são vários e vão dizer respeito à cultura da sua companhia. Por outro lado, você pode escolher entre várias metodologias de estudo que facilitam nessa escolha a partir de pontos estratégicos, como?

  • O tipo de avaliação de fornecedor por cotação de preço
  • O tipo de avaliação de fornecedor por qualidade do produto
  • O tipo de avaliação de fornecedor por desempenho operacional
  • O tipo de avaliação de fornecedor por transparência
  • O tipo de avaliação de fornecedor por garantias
  • O tipo de avaliação de fornecedor por cobertura de entrega
  • O tipo de avaliação de fornecedor por alinhamento estratégico

E no fim das contas, literalmente falando, o que vai importar é saber qual das opções disponíveis é a que mais se aproxima de você. Só que para se ter essa resposta com mais eficiência também há outras dicas, como ir além do tipo de avaliação e conhecer o público!

5 – Estude além das avaliações que são tradicionais no mercado

Se por um lado usar esses tipos de avaliações de fornecedores é uma ideia interessante, por outro, saiba que quanto mais você pensar “fora da caixa”, maiores as suas chances de sucesso. Por isso, dicas simples também resultam em ótimos resultados. Por exemplo:

  • Se envolva em eventos do seu setor para conhecer os fornecedores
  • Descubra o que os parceiros do seu possível fornecedor falam dele
  • Encontre as prováveis reclamações sobre prazos de entrega e qualidade

Atualmente, as grandes empresas estão dedicando tempo e dinheiro para pesquisar sobre os fornecedores porque a escolha deles é tão importante que não tem a ver apenas com prazos de entrega rápidos, mas também com a qualidade do serviço e o lucro final das vendas.

6 – Filtre as melhores opções que você encontrou no mercado

Para quem busca saber quais são os critérios para avaliação de fornecedores, esse tópico é imprescindível. Afinal, um deles é o filtro pelas melhores escolhas que podem acontecer. É aqui que entra aquela ideia de seleção de fornecedores.

Mas, o que é a seleção de fornecedores? Na prática, é possível dizer que é uma etapa final de um processo que visou a escolha da melhor empresa parceira para o seu negócio. Assim, após todo estudo inicial é como uma fase final do processo seletivo.

7 – Faça escolha de um fornecedor comprometido pensando no seu público-consumidor

O último dos critérios que toda empresa deve usar na hora de escolher um fornecedor tem a ver com uma simples mudança de papel: é hora de você se colocar do lado do seu público, de quem compra de você. Afinal, o que é bom para ele de verdade?

Nem sempre, o menor preço é o que mais importa. 

A qualidade do material vendido, por exemplo, tem um peso muito grande. Assim como saber a procedência da matéria-prima, a rapidez na entrega e até mesmo a parte de atendimento no pós-venda.

Todos os passos para avaliar um fornecedor comprometido (com critérios)

Para o empreendedor e gestor que não quer fazer uma escolha que vá dar “dor de cabeça” para o negócio referente aos fornecedores, esses passos mencionados no texto fazem todo sentido. E para que você não esqueça deles, faça um post-it na sua mesa com as dicas:

  1. Conheça o seu mercado de atuação em detalhes
  2. Encontre os possíveis fornecedores para sua empresa
  3. Busque informações sobre cada fornecedor em potencial
  4. Leve em conta os tipos de avaliações de fornecedores
  5. Estude além das avaliações que são tradicionais no mercado
  6. Filtre as melhores opções que você encontrou no mercado
  7. Faça escolha pensando no seu público-consumidor

Sem dúvidas, com esse tipo de pensamento estratégico, que visa além da qualidade do produto ou do custo dele, você vai conseguir ajudar o seu consumidor final. E isso é o que melhor responde a dúvida sobre os critérios usados para avaliar um fornecedor.

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