Infográfico – 5 pontos que contribuem para uma gestão de estoque eficaz!

Atualizado em 31 de março de 2022
Por Dougas Kamers
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Saiba como reduzir o desperdício da sua produção – conheça o Takt Time

O que é preciso fazer para não atrasar a produção da empresa? Essa é uma pergunta que cada vez mais os empreendedores, gestores e líderes têm feito para suprir a demanda dos consumidores. A resposta pode vir de apenas duas palavras: Takt Time.

O conceito é bastante inovador, apesar de que surgiu há algum tempo. Assim, indica a velocidade certa para a sua linha de produção. Ou seja, nem mais e nem menos, a velocidade certa! Entre as vantagens do Takt Time estão: sucesso na entrega e satisfação dos clientes.

O que é Takt Time

Na definição mais simples, Takt Time é o ritmo de um produto visando suprir a demanda de um consumidor. Ou seja, quando se recebe um pedido novo a cada 4 horas, isso quer dizer que a equipe tem 4 horas para terminar a produção ou menos do que isso.

Ainda não ficou claro? Takt Time é a taxa de venda. Por isso, os mais analíticos gostam de falar em “batimento cardíaco” do processo de trabalho. O motivo é que esse tipo de método permite otimizar as atividades a fim de suprir a demanda em tempo.

Para quem gosta de história e curiosidades, o termo “Takt” tem uma explicação. Ele significa “batimento” ou “pulso”. Já a expressão inteira, “Takt Time” surgiu na década de 30 na Alemanha durante a produção de aviões e, mais tarde, no sistema Toyota de produção.

Sem excesso de oferta e sem escassez de mercadorias

Para complementar essa breve introdução sobre o que é Takt Time, saiba que a ideia de não pecar pelo excesso e nem falhar pela falta vem da produção de mercadorias na indústria, especialmente em países como Japão e Estados Unidos.

Takt Time

Hoje, essa visão enxuta do processo produtivo está de acordo com sistemas que fazem o maior sucesso nas grandes fábricas, como o JIT (Just-in-Time) e o TQC (Total Quality Control).

A partir disso fica mais fácil identificar as máquinas ou funcionários que estão causando atrasos na linha de produção, além de tornar possível manter a regularidade das tarefas. Isso porque é possível saber o quanto cada um precisa produzir.

Aliás, essa simples informação também vai ser importante na hora de contratar novas pessoas ou maquinários novos, já que uma demanda maior dos consumidores vai exigir esse tipo de adequação.

Como calcular Takt Time

Se você nota a importância dessa metodologia para evitar atrasos na linha produtiva e no controle de estoque é porque entendeu o conceito de Takt Time. O próximo passo é entender como o cálculo é feito.

Para fazer essa conta é preciso dividir o tempo de produção disponível pela demanda dos consumidores. Ou seja, a demanda também precisa ser considerada em períodos de tempo para que a conta seja executada de uma maneira mais assertiva.

Na maioria das vezes, isso inclui o tempo que o time passará trabalhando na criação de valor para os clientes. Logo, não entra no método o tempo de descanso, de manutenção agendada e nem mesmo de trocas de turnos quando houver.

Exemplo de conta para calcular Takt Time

Exemplo: uma empresa que tem a semana de trabalho de 5 dias em único turno de 9 horas, com 1 hora de almoço e 2 intervalos de 15 minutos. Essa empresa tem 10 pedidos por semana, na média. Como fazer essa conta do Takt Time?

O tempo de trabalho é de 7 horas e 30 minutos descontado os intervalos. Isso dá 450 minutos por dia ou 2.350 minutos por semana. Então, vamos dividir 2.350 por 10, que é o número de pedidos e vamos ter um Takt Time de 235 minutos para realizar cada pedido.

E dá para prosseguir: quando dividimos 235 por 60 minutos, que é o número de minutos em 1 hora, a gente tem um Takt Time máximo de 3 horas e 55 minutos para cada pedido.

O Takt Time é o Tempo de Ciclo?

Trouxemos essa curiosidade, que na verdade é uma dúvida comum de muita gente, porque a informação não pode ser confundida. Takt Time, Tempo de Ciclo e Tempo de Lead são termos que medem as métricas no trabalho, mas de maneira diferente, veja só!

Takt Time

O Tempo de Lead é o período de tempo entre o recebimento de um pedido e a entrega de valor para ele.

O Tempo de Ciclo é o tempo de trabalho ativo durante o pedido que o cliente fez.

E Takt Time é a quantia máxima de tempo que a equipe precisa para terminar o pedido e suprir a demanda do consumidor.

Dessa forma, fica claro que as três métricas são interessantes e podem ser usadas no dia a dia. Assim, podem atuar na otimização da capacidade do time de funcionários, inclusive, reduzindo o desperdício no campo produtivo. A ideia é ter um fluxo de trabalho contínuo.

Você sabe calcular o desperdício operacional na sua empresa?

Acima, acabamos de ver uma das métricas Lean, também chamadas de métricas de fluxo ou métricas do Kanban. Elas servem para avaliar o desempenho produtivo de um negócio, a partir de conceitos do tempo de trabalho.

Agora, ao mesmo tempo em que se busca metodologias para aumentar a produtividade da empresa, também é importante que se saiba qual é o real desperdício operacional, não acha?

Aliás, tem muita gente que faz a gestão de empresas e acha que esse dado não importa. Porém, o resultado costuma surpreender muita gente, fazendo do desperdício um problema invisível dentro das organizações.

A partir do momento que você entende como diminuir esse desperdício por colaborador, então, acabou de dar um passo para aumentar a performance produtiva e o lucro financeiro.

Ainda não sabe como calcular esse desperdício operacional? A gente tem uma ferramenta que vai fazer esse cálculo de maneira automática para você. O que você vai precisar é ter coragem para não se assustar ao ver como a falta de organização custa caro para a sua empresa.

Clique aqui, acesse a calculadora e surpreenda-se!

Assine nossa newsletter com conteúdo exclusivo.

Este artigo foi útil? Avalie

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 4

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Se inscrever
Notificar de

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Posts relacionados

5 benefícios dos móveis organizadores em aço

Compreendemos o valor da organização para tornar qualquer espaço mais funcional e agradável. Nossos móveis organizadores são projetados com a qualidade do aço, proporcionando durabilidade

E-book: Guia para aumentar a produtividade do seu negócio!

Assine nossa newsletter com conteúdo exclusivo.

@CMB, Inc. 2020.