Infográfico – 5 pontos que contribuem para uma gestão de estoque eficaz!

Técnica 5S na empresa – o que é, os benefícios e a implantação
Atualizado em 31 de março de 2022
Por Dougas Kamers
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Técnica 5S na empresa – o que é, os benefícios e a implantação

Ela é muito famosa quando o assunto é sobre ser produtivo no ambiente de trabalho. Porém, nem todo profissional sabe como usar a técnica 5S na empresa. Dessa forma, o artigo foi definido para que você passe pelos pontos mais importantes sobre a técnica.

Logo, você vai encontrar nas próximas linhas os seguintes temas:

  • O que é 5S nas empresas
  • Quais são os benefícios dos 5S
  • Como aplicar o programa 5S em uma empresa

O que é 5S nas empresas

Esse primeiro tópico é para responder qual significado de 5S. Afinal, é uma técnica bastante falada, porém, nem todo mundo sabe o que ela é na prática. O que temos é uma ferramenta de pensamento que nos ajuda na criação de uma cultura empresarial de alta performance.

Logo, o foco é trazer melhorias para o dia a dia de trabalho, no sentido de ser mais produtivo. Por isso, ela torna possível reduzir o desperdício de recursos e de espaços ao mesmo tempo em que permite aumentar a eficiência operacional do lugar.

Técnica 5S na empresa

O curioso é saber que o programa 5S é usado em vários ambientes, como nas famílias, nas escolas e até em times de futebol. Mas, para esse texto, considere que você vai aprender tudo sobre a técnica 5S na empresa, que é o seu ambiente de trabalho.

Técnica 5S na empresa

Reprodução: Sebrae

Só que antes dos benefícios dos 5S e de mostrar como o programa pode ser implementado, o ideal é que a gente entenda cada uma das siglas. Isto é, cada um dos “S”. Vamos lá.

Seiri (Senso de Utilização) – O primeiro S tem a ver com o uso de recursos. Então, a ideia é procurar pela empresa ou no seu home office os itens que estão fora de lugar ou que não possuem utilidades. Aqui entram: materiais, ferramentas, documentos, informes, etc.

Seiton (Senso de Organização) – Depois, vem a ideia de ordenar ou organizar tudo. Assim, a ideia é a de estimular a criar lugares determinados para cada parte do processo, assim como a organização dos departamentos. Ou seja, coloque tudo no seu devido lugar.

Seiso (Senso de Limpeza) – O próximo dos sensos é o que desperta a higiene do ambiente de trabalho. Nesse caso, quanto mais limpo o lugar for, mais produtivo o trabalhador pode se tornar. Essa limpeza do ambiente auxilia até mesmo na qualidade de vida dos colaboradores.

Seiketsu (Senso de Padronização) – Outro S é que vem logo após a faxina inicial. Assim, o conceito é sobre tornar esse tipo de cultura um padrão de valores e normas. Para isso, podem ser criadas regras e planos de conscientização em vários níveis.

Shitsuke (Senso da Disciplina) – O último S do método é o que valoriza a necessidade da autogestão. Logo, é importante considerar programas que sirvam como métodos pedagógicos para que haja o monitoramento e controle de todos os S dessa técnica.

Agora que você já conhece os 5 sensos da técnica 5S é hora de falar dos benefícios e de como fazer a implantação da técnica nas empresas.

Quais são os benefícios dos 5S

Os principais benefícios dos 5S estão ligados ao fato de melhorar a qualidade de vida do trabalhador e também da pessoa. Afinal, ele atua em ambos âmbitos. Assim, pensando nas organizações, o método permite a melhoria contínua dos processos e da produtividade.

Isso também traz efeitos diretos como na motivação dos funcionários. Ainda como consequência da aplicação da técnica 5S na empresa, é possível notar maior segurança para executar qualquer tipo de tarefa e diminuição das chances de falhas humanas.

Técnica 5S na empresa

Inclusive, aqui no nosso blog você já viu a matéria sobre “como ser mais produtivo no trabalho”, não viu? Em um dos tópicos, a gente menciona o “ambiente organizado” como resposta. Afinal, esse tipo de organização de ambiente é uma estratégia que faz sentido.

Como aplicar o programa 5S em uma empresa

Esse último grande tópico do texto é para falar sobre como fazer 5S. Ou seja, como é o 5S na prática. Saiba que a implantação do programa 5S pode ser mais simples do que parece se você considerar os passos importantes para que ela aconteça.

Desse modo, saiba que todos os funcionários devem estar envolvidos para que existam os benefícios gerais para a companhia. Logo, existem algumas dicas, que não são obrigatórias, mas podem servir como exemplo de técnica 5S a ser usada nas empresas. Veja.

Comece por um departamento – Assim, você pode fazer um teste para saber como será a atenção das pessoas para essa nova cultura. Lembrando que o primeiro dos S é sobre reorganizar os recursos usados no ambiente.

Siga as etapas da técnica – Da mesma forma que escolher um departamento para começar é interessante, saiba seguir cada uma das etapas, na ordem, também vale a pena. E tem mais um detalhe: cada uma delas tem o seu próprio tempo para acontecer.

Ofereça formas de aprendizagem – Os cursos e os treinamentos podem ser ótimas maneiras de começar a sua implementação. Você pode criar equipes multidisciplinares para isso e alocar em diferentes áreas da empresa. O objetivo é criar um ciclo contínuo.

É importante saber que os melhores exemplos de 5S na prática mostram que cada organização tem a sua forma de funcionar. Logo, pode ser uma boa ideia fazer imagens do antes e depois, mostrando a evolução do ambiente, além de avaliar dados sobre a produtividade.

Inclusive, se você se sentir confortável, pode compartilhar com a gente essa montagem (antes e depois) através do WhatsApp, no Instagram ou no Facebook.

Como a CMB Móveis pode ajudar?

A CMB é uma das principais empresas brasileiras de ferramentas de organização para o trabalho. Talvez você se lembre daquela caixinha de ferramentas azul, que guarda alicates, chaves de fenda e tudo mais, não é? Pois é, foi a CMB que criou o primeiro modelo.

Dessa forma, é uma marca que se relaciona muito bem com a ideia dos 5S. Afinal, onde tem organização e limpeza do ambiente de trabalho tem a CMB. Se você não conhece todos os produtos da marca, faça isso agora mesmo, pelo link abaixo.

Técnica 5S na empresaTécnica 5S na empresa

Assine nossa newsletter com conteúdo exclusivo.

Este artigo foi útil? Avalie

Média da classificação 4.3 / 5. Número de votos: 21

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Se inscrever
Notificar de

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Posts relacionados

5 benefícios dos móveis organizadores em aço

Compreendemos o valor da organização para tornar qualquer espaço mais funcional e agradável. Nossos móveis organizadores são projetados com a qualidade do aço, proporcionando durabilidade

E-book: Guia para aumentar a produtividade do seu negócio!

Assine nossa newsletter com conteúdo exclusivo.

@CMB, Inc. 2020.