Infográfico – 5 pontos que contribuem para uma gestão de estoque eficaz!

Matriz de Kraljic
Atualizado em 29 de abril de 2022
Por Dougas Kamers
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A Matriz de Kraljic como estratégia de compra para indústria

Você sabe como criar uma estratégia de compra dentro da indústria visando a melhor performance, isto é, custo-benefício e vantagens competitivas? A Matriz de Kraljic é uma ótima resposta para os gestores que fazem essa pergunta diariamente dentro das suas empresas.

O curioso é que mesmo que essas organizações possam ter o seu modus operandi e criar as próprias técnicas, essa matriz conhecida em todo o mundo tem se mostrado referência na hora de negociar com os fornecedores.

Já falamos aqui no blog que ela é uma das metodologias que mais funcionam na indústria, relembre.

O método de Kraljic ajuda no controle de risco e em toda logística de suprimentos. Por isso, você deveria conhecê-lo. Nos próximos tópicos, trouxemos aqui apenas informações que serão úteis para o dia a dia de trabalho de quem lida com compras. Se é o seu caso, continue lendo!

Como surgiu a Matriz de Kraljic

É uma estratégia usada pelas empresas na hora de fazer as compras de produtos ou a contratação de serviços. O objetivo dessa matriz está em auxiliar o processo de compra, para que elas aconteçam na quantidade certa e com qualidade. Ou seja, ele visa a busca pelos:

  • Melhores preços,
  • Melhores fornecedores e
  • Melhores prazos de entrega.

A técnica tem como base a Teoria do Portfólio, que é assinada por Harry Max Markowitz, em 1952. No entanto, no caso do Max, a ideia era que os investimentos fossem mais controlados. Mais tarde, em 1983, Peter Kraljic aplicou o conceito no processo de compras.

Com isso, conseguiu criar um tipo de gestão da cadeia de suprimentos de uma empresa que fosse eficaz e, assim como nos investimentos, controladora de riscos. Peter publicou o seu artigo na Harvard Business Review e usou a empresa alemã BASF como modelo.

A Matriz de Kraljic hoje

Atualmente, o que se sabe é que a Matriz de Kraljic como estratégia de compras funciona em qualquer empresa. Isso porque torna possível identificar os pontos fortes e os pontos fracos de toda cadeia. E por que isso é bom? Para minimizar falhas e potencializar compras inteligentes.

Em se tratando de falhas, saiba que existem alguns erros comuns de acontecer no setor de compras das empresas e que custam muito caro para o negócio? Citamos os 7 piores aqui, leia.

Essa matriz funciona a partir de uma linha vertical, que vai do baixo impacto sobre os lucros e resultados até o mais alto nível. Já a linha horizontal indica o risco no mercado de suprimentos, também indo do nível mais baixo até o mais alto.

E assim a matriz indica 4 categorias para a gestão de compras, que você vai conhecer abaixo.

Gestão de Materiais (itens de alavancagem)

É uma categoria que cita os itens de alavancagem como aqueles que possuem fornecedores alternativos. Assim, são produtos que possuem substitutos possíveis caso seja necessário. Entre os critérios para a performance estão: valor e gestão do fluxo de materiais.

Gestão de Suprimentos (itens estratégicos)

Nessa próxima categoria, temos os itens estratégicos, que são aqueles ideais para construir boas parcerias com fornecedores. Afinal, são itens críticos para a capacidade e os custos da produção. Em resumo, a categoria representa o poder do fornecedor na negociação.

Gestão de Compras (itens não críticos)

Aqui entram os produtos de rotina, que são aqueles que possuem alta oferta, muita variedade de opções e administração mais complexa. A avaliação deve acontecer a partir da eficiência funcional para que se contrate os melhores produtos ou serviços.

Gestão de Abastecimento (itens de gargalo)

A última categoria que pode ser usada na Matriz de Kraljic nas compras é a dos itens de gargalo, que são responsáveis por assegurar a oferta entre os fornecedores. A ideia aqui é ter um abastecimento confiável no curto prazo.

Entendendo a Matriz de Kraljic na prática

Vimos a história e como a estratégia de compra funciona nos dias atuais. Agora é a hora de a gente saber como ela funciona na prática. O foco é ajudar o setor de compras. Mas, como? Entendendo os tipos de compras que são feitas ali.

Para isso, o estudo não considera apenas os fornecedores, mas também os custos e os riscos de cada um desses parceiros de negócios. É a partir desses dados que todo gestor da área de compras pode negociar e obter vantagens para o seu negócio.

Acima, já vimos como a matriz é montada. Para esse tópico, a ideia é saber como é possível usar a matriz na sua empresa. E podemos começar assim: classificando as compras por categorias correspondentes. E a partir disso vem a análise do:

  • Volume de compra,
  • Número de fornecedores parceiros,
  • Qualidade nas entregas que são feitas, etc.

Quanto mais informação se obtém, então, melhor será a avaliação dos fornecedores disponíveis. Se você ficou com dúvidas, faça o seguinte: desenhe o gráfico da Matriz de Kraljic em cores diferentes e categorize isso a partir de cada um dos fornecedores.

Aplicando o Sourcing Estratégico na empresa

Agora que ficou mais fácil entender a Matriz de Kraljic como estratégia de compras na indústria, vamos dar um passo a mais.

Imagine só a chance de unir essa metodologia com outras e criar um facilitador de compras. Seria bacana, não acha? Ainda mais se a gente pudesse usar a tecnologia dos dados nessa conta toda, né.

Isso já existe e tem nome: sourcing estratégico! O conceito parte de um processo que conecta os dados para analisar gastos e permitir compras melhores na indústria. Tudo a ver com o que estamos falando nesse conteúdo.

A boa notícia é que já explicamos todos os passos para estruturar as boas práticas de compras a partir do sourcing estratégico. Se você não leu ainda, pode fazer isso agora mesmo, aqui.

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