Conheça a nova linha CBM PRO Saiba mais
7 estudos e projetos USP que você precisa conhecer

A Universidade de São Paulo (USP) tem diversos estudos e projetos que visam uma melhora da qualidade de vida da população e o bem-estar geral da sociedade.

Selecionamos 7 projetos que você precisa conhecer.

Previsão de chegada de ônibus com aprendizado de máquina

Felipe Assis Mourão criou um algoritmo capaz de realizar previsões do tempo de chegada dos ônibus da cidade de São Paulo com uma margem de erro muito pequena, de apenas sete segundos.

O diferencial é realmente essa margem de erro, que é menor do que a de aplicativos já existentes no mercado.

Robô para auxílio na reabilitação de membros superiores

estudos e projetos

Os robôs tem ganhado muito espaço na reabilitação por tornar os movimentos mais precisos e, ainda, acompanhar a evolução dos pacientes.

A aluna Clara Hamada construiu um robô para a reabilitação dos movimentos de flexão e extensão do braço humano.

Protótipo de monitoração para ventilador mecânico

Em alguns casos emergenciais, o ser humano precisa de “intubação”, um procedimento que força a respiração, e são feitos testes em camundongos para observar o que acontece.

Cesar Augusto Mendes Tessariolli criou um sistema capaz de monitorar esse procedimento nos animais, para possibilitar um maior entendimento do processo nos seres humanos.

Dispositivo para Monitoração de Indicadores Sustentabilidade

Guilherme Yuji Watanabe desenvolveu um dispositivo de aquisição de dados ambientais e de operação de máquinas em um ambiente de manufatura.

Esses dados são utilizados para saber, por exemplo, se equipamentos de uma fábrica fazem uso dos recursos energéticos de modo sustentável, a fim de identificar possíveis melhoras.

Ferramenta para diminuir ruído de usinas eólicas

Talvez o principal problema da energia eólica é o ruído gerado, que incomoda residentes que moram próximo aos parques eólicos.

Joseph Youssif Saab Junior, doutor em Engenharia Mecânica, criou um método que reduz o barulho feito pelas pás. A ferramenta já foi aplicada na Escola Politécnica da USP e as turbinas ficaram bem mais silenciosas que as antigas.

Jogos eletrônicos que melhoram a cognição de idosos

Um grupo de gerontólogos da USP percebeu que jogos eletrônicos tem grande influência na manutenção da capacidade cognitiva em idosos.

Os games facilitam a absorção de novos conhecimentos e também preservam a memória.

As consequências são incríveis: melhora na linguagem e na memória, e um aumento significativo da qualidade de vida geral dos idosos.

Projeto para aprimorar atendimento do SUS

O projeto, intitulado InovaInCor, busca melhorar a qualidade do serviço público. Uma das ideias do projeto é o telemonitoramento de pacientes já liberados e a previsão de doenças, com o objetivo de antecipar riscos e evitar tratamentos caros.

Além disso, a tecnologia atual evitaria gastos desnecessários com métodos ultrapassados.

 

Conhece algum outro projeto legal? Deixe seu comentário e até o próximo post!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

X

Produto adicionado ao carrinho

  • Nenhum produto na lista

  • 1