Atualmente, o gestor é um profissional que possui diversas funções importantes e de tomada de decisões dentro da empresa. Uma delas é sobre projetos. Porém, nem sempre é fácil fazer isso e daí surge a dúvida: como elaborar uma proposta de um projeto para a empresa?
A proposta de projeto é um documento que serve para comunicar o que a empresa vai criar de soluções para o mercado. É uma espécie de teoria, que conta como tudo vai acontecer a partir da aprovação. Esse papel é importantíssimo para as negociações futuras da empresa.
A gente sabe da importância desse documento. Em termos de informações, uma proposta de um projeto deve contar com pontos essenciais como objetivo, escopo, cronograma e investimentos, além de outros dados que a equipe julgue necessários para comunicar a natureza do projeto. Seu principal fim é a comunicação, por isso o documento deve ser claro e sucinto.
Continue lendo, e saiba como criar uma proposta.
Qual é a composição de uma proposta de projeto?
Há pelo menos 4 tópicos que são imprescindíveis em qualquer apresentação de uma ideia. Quando a gente formaliza isso para uma proposta de projeto de empresa, esses pontos se tornam ainda mais evidentes. São eles:
- A estrutura
- As informações
- O cronograma
- Os investimentos
É claro que você pode alterar essa estrutura conforme a sua criação e criatividade. Dá para encaixar aí alguns subtópicos, como por exemplo, citar cases de sucesso da empresa e entre outros. Só que o centro sempre vai estar nesses 4 aspectos fundamentais do projeto.
Confira os detalhes!
A estrutura
A estrutura da proposta de um projeto seria como o esqueleto do seu documento. Ou seja, você precisa entender onde vai cada parte do “corpo”. É por isso que vale a pena a gente considerar um sumário ou um índice, que vai citar onde está cada parte.
Isso porque em uma releitura, a pessoa interessada poderá ir diretamente na parte que quer dar mais atenção, como o cronograma do projeto ou os investimentos que serão feitos. Agora, também vale saber de uma coisa importante: é sobre reajustes.
Apesar de a estrutura poder ser um tópico feito logo no começo, ela pode ser alterada durante toda a produção. Ainda assim, vai sempre servir como índice para localização dos temas.
As informações
O que você deve escolher de informações para atrair os investidores para o seu negócio? Aqui vem a ideia das informações importantes.
Apresente a sua empresa, fale das especialidades e comente sobre negócios! Esse é o centro da sua apresentação, isto é, da sua proposta de projeto. Por isso, vale pensar e repensar em cada detalhe que será dito aqui, especialmente, os diferenciais.
Também é bacana que você escolha uma linguagem que vai ser de fácil acesso e que esteja em conformidade com o seu público-alvo, isto é, com quem vai ler o seu documento. Ah, jamais esqueça do seu objetivo, que é uma solução de problemas para o seu cliente.
O cronograma
A parte do cronograma, que muita gente chama de escopo, é aquela que vai dar a certeza de que o resultado vai aparecer. Ou seja, é onde devem estar os detalhes das entregas, dos recursos, da quantidade, das horas de trabalho e tudo mais que estiver envolvido nisso.
Esse cronograma da proposta de projeto é um ponto bacana de ser visualizado. Ou seja, ainda que você tenha a parte teórica, vale a pena pensar e usar gráficos, imagens e estruturas visuais para isso. Por exemplo, você pode mostrar como os custos iniciais para iniciar o projeto vão diminuindo nos próximos trimestres, veja abaixo um exemplo.
Sobre o cronograma, vale a dica: se você cria um espaço de tempo muito grande, isso pode fazer com que os investidores não tenham “paciência” para esperar o projeto andar. Para isso, uma saída pode ser pensar em itens de organização práticos e que sejam duráveis.
A CMB é pioneira no segmento de soluções para organização de ferramentas, com móveis organizadores que unem qualidade e design personalizado. É mais prático, mais resistente para o dia a dia e torna o trabalho mais produtivo. Vale a pena estudar essa ideia.
Os investimentos
A questão dos investimentos é outro detalhe que merece atenção nesse documento oficial. Afinal, se você sempre procurar o que é mais barato para o seu negócio isso pode até ser atrativo no começo, porém, pode representar mais custos nas outras etapas.
E você vê que avaliar o investimento importa muito, sendo que a compra de materiais e os gastos da infraestrutura requerem uma tomada de decisão assertiva.
Resumo sobre como elaborar uma proposta de um projeto para a empresa
Se você chegou até aqui ao fim do texto, ótimo. Com certeza, você deu um passo importante para tomar a decisão certa na hora de criar essa proposta de projeto. Porém, isso não será suficiente, afinal, o conhecimento é o primeiro passo, mas não é o único.
Se há um bom resumo é você considerar toda a estrutura de uma proposta de projeto, como os pontos que citamos acima, além de levar em conta que o seu documento tem que ser leve e conciso.
Isto é, ele precisa ser bem estruturado a ponto de que todos os leitores o entenda.
Também vale a pena dar uma atenção a mais para a questão do design, isto é, do formato da sua proposta. E aqui entram as dicas sobre como escrever uma proposta de projeto atrativa, que é um assunto para os próximos artigos. Por isso, não deixe de acompanhar o nosso blog.