Infográfico – 5 pontos que contribuem para uma gestão de estoque eficaz!

● Painel de ferramentas para oficina
Atualizado em 31 de março de 2022
Por Dougas Kamers
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Aprenda como escolher o painel de ferramentas para sua oficina em 5 passos

A verdade é que montar uma oficina ou criar uma em casa, pode ser uma boa para muitas pessoas. Para isso, entre as melhores dicas está a que fala sobre a organização do ambiente dela. E nessa hora o painel de ferramentas para oficina surge como solução!

No entanto, não é fácil descobrir qual é o melhor painel de ferramentas para você ter na sua oficina. Mas, existem formas de fazer essa avaliação, como estudando o tamanho dele, o formato, o tipo de material e a instalação. Esse artigo é para ajudar você a tomar essa decisão. Veja só!

O que fazer para organizar ferramentas em uma oficina

Entre as melhores dicas para organizar as ferramentas da sua oficina está o uso de móveis. Eles podem ser usados para guardar as ferramentas e também para separá-las por tipos ou pelas mais usadas, por exemplo.

Afinal, quem trabalha em mecânica sabe a importância desse tipo de cuidado, o que permite uma maior agilidade durante o trabalho. Sendo assim, entre os móveis é possível considerar os painéis de ferramentas para oficinas, que podem ser pendurados na parede.

Mas, o que é painel de ferramentas? Basicamente, é uma peça que permite pendurar, de forma ajustada e organizada, vários acessórios e itens do dia a dia de trabalho. É muito comum ser encontrado em assistências técnicas, oficinas mecânicas e em indústrias.

Ou seja, eles não ocupam espaço físico e nem atrapalham a movimentação das pessoas na oficina, já que podem ser instalados em um lugar de menor fluxo. Sendo assim, vamos ao que interessa: quais os passos para escolher o melhor painel de ferramentas!

Por que organizar as ferramentas em um painel

Por curiosidade, saiba que o painel de ferramentas para oficina também pode ser chamado de “pegboard”, o que é comum em várias partes do mundo. Ele nada mais é do que um painel perfurado na parede que permite essa organização que falamos acima.

Depois que ele foi instalado na sua parede, considere que você pode usar vários métodos e estratégias para arrumar as suas ferramentas de trabalho ali. Por exemplo, por categorias, por uso diário ou até mesmo por tamanhos.

A partir disso, o próximo passo vai ser criar o hábito de manter sempre o painel de ferramentas organizado. Aquela ideia de guardar tudo no mesmo lugar funciona muito bem para que você sempre saiba onde está cada um dos itens que vai usar.

Existem profissionais que customizam esses painéis criando etiquetas para cada tipo de ferramenta que é exposta ali. Isso garante que elas sempre sejam guardadas no lugar certo.

Como escolher o painel de ferramentas para oficina

Se você também concorda que ter um painel de ferramentas vai ser bom para o seu negócio, resultando em serviços mais rápidos na oficina, agora é hora de falar dos tipos dos modelos que existem no mercado. Vamos lá.

Para quem está começando, isto é, tem uma oficina que ainda não é tão grande em termos de espaços e ferramentas, saiba que o PAN-PF é uma ótima ideia. O Painel Perfurado Pequeno para Ferramentas. Possui 630 mm de comprimento x 400 mm de altura e com 30 mm de largura.

Painel de ferramentas para oficina

Também é possível encontrar o PAN-MF, que é o Painel Perfurado Médio para Ferramentas. As suas dimensões são: Comprimento 1000 mm x 100 0mm de altura com 40 mm de largura.

Painel de ferramentas para oficina

Outra ideia é o PAN-GF, que segue a mesma ideia, com a diferença que é um Painel Perfurado Grande para Ferramentas. Ou seja, é para quem tem mais ferramentas a serem usadas no dia a dia de trabalho. Ele tem 900 mm de comprimento por 1850 mm de altura e 40 mm de largura.

Painel de ferramentas para oficina

Outros tipos de painel de ferramentas para oficina

Para quem prefere um tipo de suporte que permita ainda mais organização, saiba que existem outros tipos de painéis. Um exemplo é o armário para ferramentas de parede. O seu diferencial é que ele tem porta e com gavetas também.

Painel de ferramentas para oficina

E na CMB você também encontra o armário de parede grande com painel de aço e persiana em PVC. Nesse caso, além de ter a porta, ele ainda tem um visual muito mais moderno, o que garante um acabamento incrível para as oficinas.

Painel de ferramentas para oficina

Agora que você conhece várias opções disponíveis no mercado, fica mais fácil saber qual é o melhor painel de ferramentas para você instalar na sua oficina, não é? Até mesmo porque esses apresentados aqui são de aço de carbono, o que garante durabilidade e resistência.

E outro detalhe é que a CMB Móveis trabalha com a possibilidade de personalizar cores para que sintonizem com a sua marca, o seu ambiente de trabalho e o seu interesse.

Quais ferramentas para ter na sua oficina

Para terminar o conteúdo, vale a pena considerar que ao escolher um bom painel de ferramentas para a sua oficina vai ficar claro também que algumas delas podem dar lugar a outras. O que vai depender do uso mais frequente delas.

Inclusive, recentemente, nós publicamos aqui um material que menciona os itens que não podem faltar na sua oficina em 2022.

Dessa forma, a partir da organização das suas ferramentas de trabalho em um painel, vai ficar bem mais fácil notar quais são aquelas que precisam dar lugar às novas. É esse tipo de “clareza” no dia a dia de trabalho que permite serviços mais rápidos e corretos.

 

Assine nossa newsletter com conteúdo exclusivo.

Este artigo foi útil? Avalie

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 5

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Se inscrever
Notificar de

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Posts relacionados

5 benefícios dos móveis organizadores em aço

Compreendemos o valor da organização para tornar qualquer espaço mais funcional e agradável. Nossos móveis organizadores são projetados com a qualidade do aço, proporcionando durabilidade

E-book: Guia para aumentar a produtividade do seu negócio!

Assine nossa newsletter com conteúdo exclusivo.

@CMB, Inc. 2020.