Conheça a nova linha CBM PRO Saiba mais
Carros elétricos, o futuro promissor

Os carros elétricos são o futuro. Não poluentes, eles não emitem gases nocivos ao ambiente, nem mesmo emitem um ruído considerável, uma vez que motores elétricos são bem mais silenciosos que os motores de combustão interna.

A indústria automobilística está evoluindo e o investimento no uso de energias alternativas está aumentado cada vez mais. A conscientização e a necessidade de racionalizar o uso dos nossos recursos naturais tem sido chave para que isso aconteça com mais força.

Desde o primeiro protótipo elétrico em 1996, muita coisa mudou e continua a mudar.

NORUEGA E OS VEÍCULOS ELÉTRICOS

carros elétricos

As vendas de carros elétricos e híbridos na Noruega já superam as vendas dos modelos convencionais (movidos a gasolina e diesel). Em 2017, a participação total desse tipo de veículo atingiu 52%.

Nos últimos anos, o país eliminou os impostos cobrados sobre os carros elétricos, para incentivar a compra e, atualmente, oferece estacionamento gratuito e acesso a corredores de ônibus.

Isso tudo tem a ver com os objetivos do país em se tornar um lugar mais responsável ambientalmente, reduzindo emissão de gases nocivos ao planeta.

CARROS ELÉTRICOS NO BRASIL

carros elétricos

O carros elétricos são o futuro, sim, e prometem muitos benefícios. Contudo ainda vão demorar para chegar no Brasil. Para Lyle Watters, presidente da Ford na América do Sul, o mercado brasileiro pode ser mais positivo nesse ano de 2018.

O país ainda precisa de algumas peças e certas matérias-primas importantes para a produção desses veículos ainda são escassas.

Além disso, não existem lugares suficientes para recarregar a bateria, que são caras e pesadas. E talvez a questão principal: carros à bateria ainda custam milhares de dólares a mais do que muitos veículos a gasolina.

É preciso haver um fornecimento constante e acessível dos recursos necessários para se fazer as baterias. As montadoras estão correndo para garantir os ingredientes das baterias, como cobalto, o lítio e o grafite. Evitar a escassez dos mesmos é essencial para que o preço não suba ainda mais.

Sendo assim,  as montadoras e o governo estão trabalhando a todo vapor para vencer esses impedimentos.

Uma boa notícia para quem já pensa em adquirir um carro elétrico é que o governo brasileiro deve anunciar uma redução radical no imposto de importação desses automóveis, baixando a taxa, que ficará igual a dos veículos tradicionais com motor 1.0.

A redução do imposto faz parte do programa Rota 2030, uma plataforma que pode incluir mais incentivos fiscais no setor de carros elétricos e híbridos.

O governo brasileiro também quer facilitar a compra desse tipo de veículo, para impulsionar as vendas e se tornar um país mais sustentável.

Dessa forma, os carros elétricos tendem a conquistar o mundo e o Brasil em um futuro próximo. As vantagens incluem a diminuição da poluição ambiental e sonora e economia nos combustíveis.

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

X

Produto adicionado ao carrinho

  • Nenhum produto na lista

  • 1