Conheça a nova linha CBM PRO Saiba mais
Como aumentar a produtividade de uma pequena empresa

Juntas, as cerca de 9 milhões de micro e pequenas empresas existentes no país representam 27% do PIB brasileiro. No entanto, por contarem com equipes reduzidas e acesso a menos tecnologias, a missão de aumentar a produtividade de uma pequena empresa requer muito mais esforço em comparação com as grandes corporações.

Por este motivo, selecionamos logo abaixo algumas dicas que, se adaptadas a realidade de cada companhia, podem ser capazes de gerar ótimos resultados às pequenas empresas.

 

Planeje-se

Para que as ações da empresa sejam realizada com o sucesso esperado, é preciso planejar cada uma delas. Por este motivo, gaste o tempo que precisar para pensar nos objetivos da companhia antes de tentar alcançá-los. O mercado irá te recompensar por isso no futuro.

 

Ofereça uma boa comunicação

Para produzir de maneira eficiente, o funcionário precisa saber o que deve ser feito, como deve ser feito e, depois de concluir a tarefa, saber se está fazendo direito. Para isso, uma comunicação clara e direta é imprescindível para que tudo ocorra como o esperado.

Para manter a boa comunicação, o empreendedor pode estabelecer reuniões de alinhamento regulares. Outra alternativa é deixar um quadro físico em um local visível e bem acessado na empresa, onde podem ser registradas informações úteis e também os lembretes sobre projetos e entregas.

 

Crie um ambiente agradável

Em um ambiente tranquilo e positivo, onde as pessoas se sentem bem, respeitadas e confortáveis, o aumento da produtividade torna-se apenas uma consequência. Além disso, ao escolher novas pessoas para o seu time, é importante contratar as pessoas certas, que já estejam alinhadas à cultura da empresa, contribuindo para o bom clima organizacional.

Outro fator que impacta bastante é a estrutura física. Desta maneira, procure eliminar barreiras, como divisórias e salas isoladas, e invista em móveis adequados, luminosidade, higiene e boa ventilação.

 

Estabeleça metas individuais

A competitividade saudável é aquela que leva as pessoas a superarem a si mesmas. Desta maneira, procure criar metas individuais e coletivas, que podem estar atreladas à remuneração, como bônus e comissões, por exemplo. Com isso, os funcionários que não atingirem a meta no mês, podem analisar suas falhas para melhorar no seguinte e assim por diante.

 

Reconheça o trabalho de cada um

Todo profissional gosta de ser reconhecido pelo que faz. Essa ação melhora o engajamento do grupo e fortalece a equipe, aumentando consequentemente a produtividade de uma pequena empresa. Investir no treinamento e capacitação dos colaboradores também é uma maneira de conquistar bons resultados, motivando e diminuindo os custos em longo prazo.

 

Seja um bom gestor

Para planejar, oferecer uma boa comunicação, criar um ambiente agradável, estabelecer metas individuais e reconhecer o trabalho de cada um, de maneira tranquila e eficiente, é preciso ser um bom gestor. E essa liderança ainda faz toda a diferença na produtividade das pessoas que, ao se espelharem no líder, passam a agir como ele.

 

Com essas dicas, aumentar a produtividade de uma pequena empresa não vai parecer uma tarefa tão complicada. Você só precisa de planejamento e paciência.

Caso tenha ficado com dúvidas ou queira deixar o seu comentário, entre em contato conosco.

Até a próxima!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

X

Produto adicionado ao carrinho

  • Nenhum produto na lista

  • 1