Conheça a nova linha CBM PRO Saiba mais
Como fazer a manutenção de tratores agrícolas

A manutenção de tratores agrícolas pode ser dividida em 2 tipos: a manutenção preventiva e a manutenção corretiva.

A manutenção corretiva é feita quando acontece alguma falha no equipamento, sendo necessário um reparo. Já a manutenção preventiva consiste em cuidados e reparos periódicos, com o objetivo de evitar falhas futuras e prolongar a vida útil do trator.

Dessa forma, a manutenção preventiva é essencial para redução de custos operacionais e evitar que a plantação seja danificada.

Confira dicas valiosas de como fazer a manutenção de tratores agrícolas.

RADIADOR

É preciso verificar a água do item constantemente e fazer a limpeza da parte externa do mesmo para que o ar possa circular livremente e não haja risco de superaquecimento.

FILTRO DE COMBUSTÍVEL

Regularmente, é preciso realizar a drenagem do filtro do combustível, antes da utilização do trator agrícola. Essa manutenção é necessária para que as impurezas não danifiquem ou provoquem o aquecimento do sistema.

FILTRO DE AR

A limpeza do filtro do ar é necessária periodicamente para evitar o acúmulo de poeira ou de infiltração de água.

PNEUS

manutenção de tratores agrícolas

É essencial manter os pneus calibrados, para que não haja desgastes desnecessários e para que ocorra maior aderência com o solo. Isso prolonga a vida útil tanto dos pneus quanto da máquina em si.

LIMPEZA GERAL

Para uma boa manutenção de tratores agrícolas, é preciso que quando ele não estiver em uso, seja higienizado sempre. Faça a raspagem e lave os restos de adubo, sementes, e outras sujeiras que ficarem agarrados nos eixos e armações da máquina.

É importante que a limpeza seja feita com o trator parado e frio, para evitar o choque térmico e danificação das peças.

SUAVIZAÇÃO DO MOTOR

Ao arrancar a frio, durante alguns minutos, coloque o trator em movimento a baixas rotações e depois lenta. Além disso, o uso do trator deve ser intercalado com serviços leves e pesados, para favorecer o amaciamento do motor.

LAVADORAS DE PEÇAS

manutenção de tratores agrícolas

Para garantir a durabilidade das ferramentas e demais peças, é imprescindível prezar pela higiene dos itens. Para isso, contar com uma lavadora de peças industriais, como os modelos LAV-01, LBD-10 e LBD-11, é um bom modo de proceder com a limpeza das peças, pois o equipamento efetua o trabalho de higienização de forma ágil e prática, economizando tempo e mão de obra.

Desenvolvidas de acordo com os padrões mais rigorosos da CMB, as lavadoras de peças ainda proporcionam segurança ao local de trabalho, já que, ao utilizá-las, todo o processo de limpeza é efetuado sobre a máquina, sem causar danos ao restante do espaço.

Além da lavadora, um produto desengraxante específico também é essencial. A CMB conta com um poderoso agente de limpeza ideal para limpeza dessas peças.

Ficou alguma dúvida sobre manutenção de tratores agrícolas? Deixe seu comentário e até o próximo post.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

X

Produto adicionado ao carrinho

  • Nenhum produto na lista

  • 1