Infográfico – 5 pontos que contribuem para uma gestão de estoque eficaz!

Atualizado em 31 de março de 2022
Por Dougas Kamers
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Como reduzir custos da indústria com a escassez de insumos?

Se você almeja reduzir custos na indústria, deve saber que em algumas épocas esse é um desafio ainda maior. Mais precisamente, quando pensamos no advento de um momento tão atípico quanto a pandemia, motivada pela Covid-19, os problemas ganham uma dimensão ainda mais extensa.

Isso porque, de acordo com pesquisa divulgada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), realizada com 1.782 empresas, a falta de insumos e matéria-prima atingiu a produção em um número de 73% da indústria geral, referente a extração e transformação, e 72% do setor da construção.

Deste modo, mesmo com a retomada da economia no segundo semestre do mesmo ano, a conjuntura não se estabilizou, de modo geral. O pior momento da pandemia para a produção industrial parece já ter sido superado. No entanto, os desafios estão longe de acabar. Nesse momento, empresas de diversos segmentos lutam para driblar a escassez de matéria-prima e o aumento de custos dos insumos.

Nesse sentido, é importante estabelecer internamente medidas para lidar com a escassez de insumos e matéria-prima, driblando os desafios para a manutenção das atividades, que não podem ser interrompidas. Ademais, ao obter sucesso nessa missão, é possível contribuir até mesmo para a expansão no setor.

Neste conteúdo, você verá alguns bons meios para realizar esse processo, podendo obter insights a serem aplicados quanto antes na sua operação. Continue a leitura e confira!

Olhar em reduzir custos e foco na rentabilidade

Os dados apresentados pela CNI, muito se assemelham aos divulgados em novembro de 2020, frustrando a expectativa de muitos profissionais, que esperavam por uma restabilidade mais ágil do fornecimento.

Na prática, o cenário de negatividade afeta as demandas, gerando dificuldades para atender os clientes, sobretudo, no ramo metalúrgico, veículos automotores, máquinas e equipamentos, móveis, têxteis, celulose e papel, madeira, máquinas e materiais e​​létricos, produtos de metal e material plástico.

Com isso, se torna fundamental, dia após dia, elaborar uma cultura de soluções ágeis, visando, inclusive, antecipar obstáculos aptos a paralisar as atividades, ou, em alguns casos, cooperando para o fechamento de muitas portas no mercado. 

O que se vê é que não há mais tempo para agir conforme o fluxo externo, somente, é preciso criar o próprio fluxo, tornando as oportunidades mais acessíveis.

Talvez hoje, você pense que reduzir custos só diz respeito à parte operacional, voltada mais para a área de logística e vendas, porém, a verdade é que esse processo, para acontecer, de fato, deve ocorrer a partir de um trabalho consistente de todo o corpo corporativo.

Portanto, é essencial que cada um execute as suas funções adequadamente, com qualidade, e que tais execuções sejam compartilhadas, pois isso, certamente, contribui para uma rotina mais assertiva e alinhada. Ponto este, elementar em toda empresa que almeja resultados frutíferos, com potencial competitivo.

A seguir, veja sete boas dicas de como suprir as necessidades da indústria diante da crise instituída:

Invista em bons fornecedores 

Um dos principais pontos de fidelização de clientes é a qualidade dos produtos. Sendo assim, é fundamental a escolha de fornecedores também baseada neste critério. 

Além de contribuir com a melhoria do resultado, investir tempo na escolha de quem irá lhe atender permite uma redução de custos em médio e longo prazo. Investimentos mais assertivos, com foco na avaliação de desempenho desses fornecedores, no histórico da empresa e ainda na relação de suporte permite um número menor de manutenções, de reposições ou até mesmo de substituição antes do previsto dos itens adquiridos.

Escolher fornecedores com base em critérios pré-definidos poderá tornar a relação mais saudável, assertiva e com foco nos grandes objetivos da empresa. 

Pense em reduzir custos de materiais

Em momentos de crise, uma alternativa comum é buscar reduzir as despesas, por exemplo, a partir da redução de custos de materiais. Até porque, geralmente, esse é um ponto que pesa bastante nas contas. 

Nesse sentido, é fundamental realizar uma eficaz gestão dos materiais, visando não necessitar de novas aquisições, principalmente, fora de datas em que isso convém ocorrer. 

Você pode, para isso, focar em obter menos perdas durante a operação, em otimizar a produtividade e se certificar de que os materiais atualmente são, de fato, os com os melhores preços para se investir. Siga essas dicas e economize para agir mais estrategicamente em outros tópicos importantes.

Automatize a operação

Outro mecanismo, cada vez mais presente nas indústrias, no intuito de agilizar as etapas e agregar maior assertividade é através da inserção de sistemas para automação. 

Talvez, à primeira vista, você pense que aderir a um sistema desse tipo seja apenas mais um gasto ou que não faz o menor sentido em tempos de escassez. 

Entretanto, ele se trata de um investimento que, certamente, contribuirá para a rotina, gerando ainda mais produtividade e otimização do tempo, que poderá ser empregado em outras demandas.

Com um bom software, é possível acompanhar em tempo real o consumo interno de insumos e matéria-prima, controlar os gastos, os lucros, os prazos de entrega, sabendo o momento ideal para comprar novos insumos. 

Alinhe a área de compras com a produção 

Como citado anteriormente, toda instituição que almeja resultados frutíferos, com potencial competitivo, precisa manter uma rotina assertiva e alinhada. Somente assim fica viável ter uma dimensão precisa do contexto geral, verificando quais passos devem ser dados para agregar valor ao negócio. 

Ao alinhar a área de compras com a produção, você evita desencontro de informações, que podem impactar até mesmo na logística produtiva, gerando um estoque limitado. 

Ou seja, para não ter que lidar com situações em que será necessário cancelar pedidos por falta de estoque, tenha uma comunicação eficiente entre as áreas, cooperando para a eficácia da gestão.

Foque em realizar um controle de qualidade 

Para reduzir custos, evitar perdas e retrabalhos, nada mais inteligente do que focar em realizar um bom controle de qualidade. Assim, você dedica atenção nos passos implantados para que não falte matéria-prima devido a desperdícios por conta de itens defeituosos. 

Afinal, como é de se imaginar, isso atrapalha o estoque, levando à necessidade de compra de novos materiais para suprir a ausência vigente. Para mais eficiência, conheça as sazonalidades  do seu setor e do mercado e dedicar atenção em como é feito o armazenamento dos produtos. O resultado desse processo gera ainda mais vendas, através de clientes atendidos e satisfeitos.

Se organize para realizar os orçamentos com antecedência

Como os prazos no setor industrial, e mais precisamente, no setor de compras, costumam ser apertados, é fundamental se organizar para realizar os orçamentos com antecedência. Para isso, nada como o bom e velho planejamento, certo? 

Portanto, é preciso agir estrategicamente de forma alinhada aos objetivos, pois isso irá   viabilizar a redução de custos, além de impactar menos no custo do produto final, gerar maior rentabilidade para o negócio, além de colaborar para melhores negociações.

Tente reduzir custos não essenciais 

Por fim, reduzir custos significa cortar gastos não essenciais, que não fazem, de fato, uma diferença na obtenção de bons resultados para a indústria. Quanto a isso, é essencial ter em mente que períodos difíceis pedem decisões corajosas, pois são elas que encaminharão a empresa às maiores conquistas. 

Faça então um mapeamento geral dos gastos atuais e analise cada ponto à procura de tópicos irrelevantes. Verifique se o plano de telefonia atual é o mais em conta. Assim como, quanto à internet, se há como reduzir a conta de luz e de água e itens comumente utilizados para questões burocráticas. Não esqueça de verificar processos com papéis e impressões. 

Há também um ponto fundamental para a sustentabilidade: a reutilização de materiais. Reaproveitar alguns itens, realocar seu uso permite uma economia mensal, inclusive. Em médio prazo o impacto dessa ação é considerável.

Tenha clareza de tudo e corte o que não é essencial para a operação do negócio.

E então?

Como vimos neste conteúdo, reduzir custos é totalmente possível, desde que sejam tomadas medidas essenciais, visando se adequar ao período mais crítico. 

Em resumo, as principais dicas citadas ao longo da leitura para você começar a implantar, são:

  • ter clareza acerca dos gastos,
  • investir em fornecedores com bons preços,
  • reduzir custos de materiais,
  • automatizar a operação,
  • alinhar a área de compras com a produção,
  • focar em realizar um controle de qualidade,
  • se organizar para realizar os orçamentos com antecedência
  • e cortar gastos não essenciais. 

Siga estes passos e instaure uma fase de prosperidade quanto antes na sua indústria. Para não perder novidades, dicas, insights do seu mercado.  

Se inscreva em nossa newsletter gratuitamente!

Assine nossa newsletter com conteúdo exclusivo.

Este artigo foi útil? Avalie

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 5

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Se inscrever
Notificar de

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Posts relacionados

5 benefícios dos móveis organizadores em aço

Compreendemos o valor da organização para tornar qualquer espaço mais funcional e agradável. Nossos móveis organizadores são projetados com a qualidade do aço, proporcionando durabilidade

E-book: Guia para aumentar a produtividade do seu negócio!

Assine nossa newsletter com conteúdo exclusivo.

@CMB, Inc. 2020.