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Como regular seu freio da bicicleta

Precisa levar a bicicleta em uma oficina toda vez que necessita fazer a regulagem do freio? Nesse artigo, vamos ensinar o passo a passo para você regular seu freio em casa.

O freio V-brake é o freio mais usado em bicicletas de uso geral e é bem provável que o freio da sua seja desse tipo. Excelente para uso urbano, sua regulagem é simples, mas requer atenção.

O V-brake é leve, barato e fácil de ajustar. Os melhores modelos possuem todos os componentes de metal, exceto a sapata (pastilha, que é de borracha.

Quando o freio está mal regulado, ele pode vibrar, fazer barulho ou não brecar. Para fazer a regulagem desse tipo de freio, você vai precisar de uma chave Allen tamanho 5.

Confira abaixo as dicas de como regular seu freio.

 

AJUSTE DA MANETE/CABO DO FREIO

regular seu freio

O primeiro e mais simples ajuste é o da manete e do cabo de freio. Quando os freios estão bem ajustados, é possível frear utilizando apenas um dedo (indicador). Frear com dois dedos também é possível, e você fará menos força, mas corre-se o risco de perder o controle da bicicleta.

O ajuste do cabo é simples, mas é bastante pessoal. Algumas pessoas preferem o freio mais curto/alto, ou seja, puxando pouco a manete, o freio trava. Outros gostam de ter que puxar um pouco mais (freio baixo). Porém não é recomendado deixá-lo baixo demais, a ponto da manete do freio se aproximar muito das manoplas ou encostar nos dedos que estão segurando a manopla.

Para fazer esse ajuste, basta rodar os esticadores presentes na própria manete. Para deixar o freio mais alto, basta rodar no sentido anti-horário. Para deixá-lo mais baixo, rode no sentido horário. Após deixar de acordo com sua preferência, lembre-se de voltar a contra-porca para o lugar inicial, encostada no esticador.

 

AJUSTE DOS BRAÇOS DO FREIO

regular seu freio

Muitas das vezes, o freio está desregulado por dois motivos: o ângulo de inclinação de cada braço do freio está errado ou a posição da sapata (borracha), quando ela encosta no aro da roda, está errada.

Se a sapata toca fora da posição indicada, o freio pode vibrar, fazer barulho ou não brecar nada.

Primeiramente, os braços do V-brake devem estar simétricos e alinhados. Para fazer essa regulagem, deve-se regular os parafusos que fazem o ajuste de pressão das molas.

Quanto mais se aperta o parafuso, mais pressão a mola vai ter. O ideal é manter a pressão do parafuso dos dois braços igual. Os braços devem estar alinhados com o quadro da bicicleta, em posição reta. Dessa forma, quando você apertar a manete, os dois braços devem se mexer juntos e frear a roda do mesmo jeito.

 

AJUSTE DA SAPATA

regular seu freio

Fazer o ajuste das sapatas é um pouco mais complicado, mas não é nenhum bicho de sete cabeças.

Elas trabalham com espaçadores planetários, ou seja, permite que a peça rode em todas as direções e pode ser ajustada facilmente com chave Allen, que também permite fazer o direcionamento correto.

O ângulo de regulagem correto da sapata é um pouco inclinado para frente. A ponta dianteira da borracha deve encostar primeiro na roda enquanto a parte de trás fica desencostada. Isso se deve pelo fato de que, quando o freio é acionado, a sapata não faz um movimento uniforme, mas sim encosta a parte da frente primeiro para depois encostar por completo.

O ajuste completo para regular seu freio requer paciência, mas se feito com atenção não é uma tarefa tão complicada.

 

Até o próximo post!

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