Infográfico – 5 pontos que contribuem para uma gestão de estoque eficaz!

Como ser mais produtivo
Atualizado em 31 de março de 2022
Por Dougas Kamers
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Como ser mais produtivo no trabalho? Veja 7 dicas e aprenda como organizar o tempo

Rotina. A ideia de rotina pode ser muito boa quando se tem em mente a ideia de trabalhar mais. Porém, nem sempre trabalhar mais significa trabalhar melhor. Você já se perguntou se tem como ser mais produtivo no trabalho? Isto é, se tem como trabalhar melhor?

Essa dúvida é muito mais comum do que você poderia imaginar. Inclusive, nem sempre é falta de entusiasmo, de força de vontade ou de desejo de fazer a empresa prosperar. Na verdade, essa impressão pode acontecer por um simples motivo: a falta de organização do tempo.

Sabe quando você termina o dia e vê que não deu tempo de tudo? É comum acontecer. A boa notícia, no entanto, é que dá para reverter esse resultado. O que você vai ler abaixo são dicas para uma semana produtiva, que funcionam bem no dia a dia de todo trabalhador.

A organização do tempo a partir de 7 dicas

Antes de tudo, responda a si mesmo: o que devemos começar a fazer ou fazer mais para melhorar os resultados?

A partir do próximo tópico, você vai ver como organizar o tempo e ser mais produtivo pode gerar um efeito muito melhor do que o esperado. Obviamente, ser mais produtivo é diferente de trabalhar mais, ao menos, em número de horas. Confira!

1 – Faça um bom

O mais comum na vida dos trabalhadores é não perder tempo com planejamento. Aliás, esse é um dos erros mais comuns. Afinal, criar um bom planejamento não é perda de tempo e, sim, pode representar um ganho significativo no seu desempenho diário, semanal, mensal, etc.

O planejamento é o que vai permitir a você executar as tarefas na ordem das prioridades. Toda pessoa e toda empresa tem que se planejar para executar o que quer que seja.

Por isso, adquira o hábito de planejar sua semana, ou até mesmo o seu dia com antecedência, adquira uma agenda ou utilize o google agenda mesmo, assim você consegue saber exatamente as suas tarefas que você tem para cumprir.

Sempre procure posicionar as mais urgentes ou as mais difíceis por primeiro. À medida que você vai dando check nas mais desafiadas, o dia vai melhorando assim deixando sua agenda mais leve.

2 – Estipule as metas menores

A ideia das metas também é muito interessante para quem busca dicas sobre como ser mais produtivo no trabalho. Isso porque a partir dela você terá uma missão a ser executada. É o que vai estimular e motivar você para o trabalho diário.

O erro está em criar metas a longo prazo e se esquecer das mais curtas. Apesar de ter a meta financeira de vendas para o fim do mês, pergunte-se: qual é a sua meta para o dia de hoje?

Uma dica é não adiar as tarefas simples. Sempre que pensar em adiar, pense na regra dos 3 minutos, se você pode realizar essa tarefa em menos ou até 3 minutos, já faça. Não deixe para depois, lembre-se de quantas coisas que poderia ter realizado se nunca deixasse nada para depois.

3 – Dê um intervalo de tempo

Essa talvez seja uma das estratégias mais incríveis para se tornar produtivo no trabalho. Por isso, vale muito a pena dar uma atenção a ela. E se você não entendeu a expressão, saiba que ela significa exatamente isso: dê um tempo.

Sabe aqueles 10 minutos de descanso a cada 1 hora de trabalho ou aquele intervalo para um café no meio da manhã, ou da tarde? Tudo isso faz sentido. É uma das técnicas de produtividade que mais auxilia na criatividade, por exemplo.

4 – Tenha um ambiente organizado

Em algum momento desse texto, você sabia que teria um tópico para falar de ambientes organizados, não é verdade? E você pode até pensar na desculpa de: “mas, eu sei onde está cada coisa”. Mas, acredite: isso não torna o seu trabalho mais rápido.

Acima, falamos sobre trabalhar de forma mais inteligente e produtiva. A organização das ferramentas e ambiente se encaixa totalmente nessa ideia. Por isso, ter móveis organizadores é uma estratégia de produtividade que vale a pena para o seu dia a dia.

5 – Use os aplicativos a seu favor

Esse tópico poderia ser sobre evitar as fontes de distrações durante o seu trabalho. Só que na verdade, quando se fala em desempenho profissional, podemos ir além. Com as novas tecnologias, hoje em dia é possível ter em mãos ferramentas que auxiliem no trabalho.

Isso porque ser mais produtivo no trabalho é como trabalhar melhor. Então, se você sabe quais os melhores programas e aplicativos para o seu dia a dia, ótimo.

Para quem não usa o Google Agenda, saiba que existem outras versões de aplicativos de agendas. Por exemplo, o Calendar do iOS, o Fantastical, o aCalandar, o CloudCal, o Business Calendar e o Tiny Calendar são ótimas referências.

E para organizar as tarefas também existem os apps. Sem dúvidas, eles farão o seu dia a dia de trabalho mais organizado. Entre os melhores: Google Tarefas, Todoist, Microsoft To Do, Memorigi, TickTick, Notion, Trello e Google Keep.

6 – Pare de procrastinar

Se você seguir as dicas acima, possivelmente não vai ter problemas com a procrastinação. De toda forma, leve em conta que para evitar esse tipo de empecilho na rotina profissional, também é importante considerar o que você faz além do trabalho.

Ainda que esteja dentro da empresa, cumprindo a sua carga horária, uma boa ideia é fazer as refeições da melhor maneira. Alimentar-se bem, beber água, ajuda muito nisso. Depois, lembre-se de considerar o lazer, o entretenimento e a atividade física como pontos de motivação e entusiasmo.

7 – Descanse todos os dias

Por último, descanse. Durma bem! A ideia de se dedicar ao trabalho e viver intensamente pode não ser tão positiva como você pensava.

É muito inteligente da sua parte ligar o botão do “desliga-se”. E isso vale mesmo quando você é o empreendedor e dono do negócio. Ao sair de cena por alguns momentos, você consegue ter uma visão mais ampla da sua vida profissional e tomar as melhores decisões depois.

Faça os testes e descubra como ter uma semana produtiva

Antes de terminar a leitura, saiba que para cada tópico mencionado acima, existe a individualidade de cada trabalhador e de cada nível de serviço a ser executado. Por isso, sempre é importante fazer testes e descobrir a melhor rotina de trabalho para você.

Quer um exemplo, certo? Se você não estava acostumado a dar pausas entre as horas de trabalho, comece a praticar esse hábito agora mesmo. Será possível notar que o seu dia vai render muito mais porque esse descanso para a mente é fundamental entre as atividades.

Outro exemplo? Se você mantinha a sua mesa do escritório ou a sua   bagunçada, mude. Talvez esse seja o melhor momento para você ver como esse tipo de organização influencia positivamente no seu tempo e na sua produtividade também.

Agora que você conhece as melhores dicas para se tornar mais produtivo no seu trabalho ou no seu estudo, é hora de fazer acontecer. Aliás, você já fez o seu planejamento do dia, da semana e do mês? Esse é o primeiro passo!

Assine nossa newsletter com conteúdo exclusivo.

Este artigo foi útil? Avalie

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 6

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Se inscrever
Notificar de

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Posts relacionados

5 benefícios dos móveis organizadores em aço

Compreendemos o valor da organização para tornar qualquer espaço mais funcional e agradável. Nossos móveis organizadores são projetados com a qualidade do aço, proporcionando durabilidade

E-book: Guia para aumentar a produtividade do seu negócio!

Assine nossa newsletter com conteúdo exclusivo.

@CMB, Inc. 2020.