Os processos operacionais e administrativos de uma empresa já não são os mesmos de antigamente. Com a tecnologia e as inovações, tudo mudou dentro desses ambientes corporativos. Dessa forma, o conceito de compras 4.0 ganhou força e muito destaque.
Mas, você que é comprador e tem uma atuação importante dentro do mercado, sabe o que é, como usar e para que serve essa ideia revolucionária para o setor de compras?
A ideia desse conteúdo não é que o comprador moderno entenda tudo sobre tecnologia, mas que ele saiba fazer o uso dela a seu favor na hora de comprar de maneira mais inteligente e mais eficaz. Sendo assim, os tópicos selecionados para compor o texto são:
- O que muda no processo de compras 4.0
- Como acontece essa revolução no setor de compras
- Por que implementar o conceito de compras 4.0 na sua empresa
- Como usar as compras 4.0 na sua empresa
Para isso acontecer, vamos ver sobre o histórico do processo de compras até os atuais exemplos da digitalização deste setor.
O que muda no processo de compras 4.0
O processo de compras sempre foi dividido por etapas essenciais. Assim, a ideia é a de que as empresas possam comprar os seus suprimentos por preços mais competitivos. Essas etapas também tornam possível escolher parceiros confiáveis e que agreguem valor às compras.
Atualmente, nesse sentido, o setor ainda é dividido em etapas. No entanto, com o acréscimo da tecnologia, que tem a vantagem de permitir mais transparência em toda a cadeia de suprimentos.
Na prática, saiba que é possível fazer o uso das informações disponíveis de maneira inteligente. Sabe aquela ideia de ter insights em tempo real? Então, a partir disso, diretores e gestores poderão sincronizar dados entre fornecedores e a sua própria operação.
Calma… Ainda não ficou claro? Se você é um comprador de uma empresa, independente do ramo de atuação, sabe que escolher bem com o fornecedor é importante. O que muda agora é que dá para fazer isso incorporando atividades internas para comprar com mais eficiência.
Como acontece essa revolução no setor de compras
Atualmente, ainda não é possível concluir quais as principais ferramentas das compras 4.0. No entanto, dá para ter uma base disso partindo das novas tecnologias que já estão impactando todo esse setor, as quais você deve conhecer. Separamos 5 delas!
1 – Inteligência Artificial
Através dessa tecnologia é possível processar mais dados em menos tempo. Ou seja, isso faz muito sentido para quem compra em empresas. Afinal, torna possível ampliar os critérios de avaliação de fornecedores e tomar decisões mais eficazes depois disso.
Aqui, ainda dá para citar a tecnologia da Robotic Process Automation (RPA). Ela é uma espécie de automatização das atividades que são mais comuns e mais repetitivas na empresa. Assim, permite-se chegar a um melhor controle e melhor gestão das compras.
2 – Cloud Computing
Se é possível ter mais dados em menos tempo, como é que tudo isso será armazenado, você pode estar se perguntando. Saiba que há uma ótima resposta: na nuvem. Essa é a ideia do cloud computing: manter dados e ferramentas em um único ambiente, o que permite compartilhar dados com todos os outros setores da empresa.
3 – Big Data Analytics
Com a inteligência artificial e o cloud computing, parece que o setor de compras será beneficiado de uma maneira incrível, certo? O que falta é a tomada de decisão. E é aqui que entra o Big Data Analytics, que permite que gestores analisem informações de um banco de dados e criem as estratégias mais efetivas.
Por que implementar o conceito de compras 4.0 na sua empresa
Esse tópico é para mencionar algumas das vantagens das compras 4.0 que podem ser vistas na prática. O que mais pode ser notado como benefício dessas tecnologias tem a ver com a tomada de decisão mais assertiva por parte dos gestores, líderes e compradores.
Isso porque com a digitalização e automatização dos processos e das etapas do setor de compras, considere que o resultado vai vir de dados úteis para pensamentos e ideais mais condizentes com a realidade do negócio.
Leia também: 10 técnicas de negociação de compras na indústria que funcionam mesmo
Isso é bom para as áreas internas da empresa que estão mais conectadas e de maneira mais transparente, assim como terá resultado positivo também na relação com os fornecedores porque será possível fornecer resultados e preços ideais visando maior valor estratégico.
E não dá para terminar esse tópico sem falar da vantagem das compras 4.0 visando o controle de estoque, o custo-benefício da compra e, consequentemente, a melhor saúde financeira da empresa, pensando até mesmo na lucratividade dos negócios.
Como usar as compras 4.0 na sua empresa
Para quem gostou do assunto de hoje, pode ser que uma ideia tenha surgido, a de implementar o conceito de compras 4.0 na empresa. E a boa notícia é que isso não precisa acontecer de um modo caro e nem mesmo com grandes mudanças estruturais.
Uma boa dica é começar pelos dados, usando eles de forma mais inteligente. Antes de adotar medidas para usar novas ferramentas, faça uma avaliação do setor de compras atual da sua empresa. O conhecimento dos profissionais envolvidos tem um valor muito alto nisso.
Após essa curadoria inicial, o processo de compras já se torna mais eficaz porque é possível identificar as falhas e fazer mudanças positivas. Em um segundo momento, aí sim é possível pensar nas tecnologias, que vai representar o verdadeiro avanço digital na empresa.
A migração para as compras 4.0
Antes de terminar o conteúdo, também é importante lembrar que essa revolução vai exigir força de vontade e mindset do gestor da área de compras. Assim, somente com uma postura criativa e proativa será possível chegar aos resultados nunca antes visto dessa área.
Esse gestor tem que ser aquela pessoa apta a tomar decisões a partir dos dados gerados. A partir da liderança, o grupo todo será estimulado para os novos conhecimentos. No fim, é esse conjunto de atitudes e colaboradores que vai trazer a transformação digital para o setor de compras.
Para ficar sabendo mais sobre a transformação digital no setor de compras, acompanhe o nosso blog através da newsletter e receba notícias atualizadas no seu e-mail.