Ter como parceiro de negócios uma empresa que não tem licença para funcionar é um péssimo negócio, certo? Mas, quando se fala em métricas e indicadores, como é feita a avaliação de fornecedores?
Ou seja, mais do que saber se a empresa está ativa na Receita Federal e se segue as normas da legislação ambiental, o gestor de compras deve validar os dados que dizem respeito aos impactos financeiros daquela negociação, o que pode refletir diretamente nas vendas dele.
Abaixo, você vai conhecer os seguintes indicadores:
- Indicador de Qualidade
- Indicador de Entrega
- Indicador de Economia de Custos
Lembrando que esses dados são muito importantes para que se crie um relatório de informações que vai sinalizar a relação com os fornecedores. Até mesmo porque a seleção deles é importantíssima para o desenvolvimento de um negócio.
Os 3 indicadores para avaliar fornecedores
Antes de começar, uma curiosidade é saber que essa qualificação de fornecedores está de acordo com a norma da Associação Brasileiras das Normas Técnicas, com base na ISO 9001:2015. Ela diz:
“A organização deve determinar e aplicar critérios para avaliação, seleção, monitoramento e reavaliação de provedores externos com base nos processos, produtos ou serviços de acordo com requisitos”.
Logo, conheça esses indicadores.
1 – Indicador de Qualidade
O primeiro dos tipos de avaliações de fornecedores que as empresas devem considerar é aquele ligado à qualidade. Então, engana-se quem pensa que a primeira coisa é avaliar o custo do produto. Esse é um erro comum de acontecer. A qualidade vem em primeiro lugar.
Nesse indicador, os compradores ou gestores que estão por trás do assunto devem considerar a taxa de conformidade, a taxa de defeito do fornecedor e a precisão do Purchase Order (Pedido de Compra). Vamos resumir cada uma delas, veja!
Taxa de conformidade – partem de métricas como as faturas contestadas e a diferença final entre o preço pago e o preço cotado. É o que garante a segurança jurídica do negócio.
Taxa de defeito do fornecedor – avalia a qualidade individual da empresa. Logo, diz muito sobre a confiabilidade dele. É comum que seja feita pelo número de produtos abaixo do padrão com o número total de unidades testadas.
Precisão do PO – consideram as categorias de suprimentos, segmentos de compradores, entre outras. Assim, auxilia o comprador para saber se a compra foi entregue no momento certo.
Se esses indicadores de qualidade estiverem dentro do padrão, agora é a hora de irmos para a próxima avaliação de desempenho de fornecedores, que é sobre a entrega dos produtos.
Sobre a CMB Móveis
Antes de prosseguirmos para o próximo tópico, leve em conta que a CMB Móveis foi pioneira ao criar soluções a partir de móveis organizadores. Isso significa oferecer uma opção nacional com muita qualidade para vários ambientes. Hoje, são mais de 350 produtos. Conheça os produtos CMB no link abaixo:
2 – Indicador de Entrega
Ele também tem o seu nível de importância para o setor de compras de uma empresa. Afinal, tem relação direta com as entregas que serão recebidas. Nesse caso, são considerados 4 critérios de desempenho, que vamos mencionar abaixo.
Taxa de compras de emergência – fazem parte dos pedidos não planejados que são feitos para evitar a escassez de produtos. Ele pode melhorar o processo de compra e reduzir riscos.
Prazo de entrega do fornecedor – é uma métrica que leva em conta o tempo que vai do momento do pedido até o momento em que o fornecedor faz o envio dele. É medido em dias.
Tempo de ciclo do pedido de compra – já essa métrica é medida em horas ou pode chegar a dias. Isso porque indica o momento da requisição da compra até o momento em que o fornecedor recebe esse pedido.
Disponibilidade do fornecedor – outro ponto é sobre a mensuração da eficácia do fornecedor ao responder perguntas emergenciais. Isso aumenta a confiabilidade dele. O dado é medido pela proporção entre o número de itens solicitados e o número de pedidos feitos.
Vimos o indicador de qualidade e o de entrega. O último indicador que trouxemos aqui é aquele que, possivelmente, você mais estava esperando: o de custos. E junto com os outros dois, ele forma um trio de indicadores relevantes para uma classificação de fornecedores.
3 – Indicador de Economia de Custos
O último indicador vai responder como é feita a avaliação de fornecedores ou como ela pode ser feita a partir de métricas. Nesse caso, ao concluir o tripé, você vai poder notar como a sua empresa terá elevado o nível das compras em vários sentidos. Confira!
Custo por fatura e pedidos de compra – a primeira métrica pode usar vários sistemas e automatização de processos. A ideia é notar que uma abordagem que não seja manual poderá ter custos mais altos do que outras formas de fazer isso.
Gastos sob gestão – aqui o ideal é fazer a conta dos gastos com aquisições. Logo, com o melhor gerenciamento da empresa é possível otimizar custos e prever despesas.
ROI de compras – ROI é o Retorno sobre Investimento. E essa métrica indica a lucratividade e o custo-benefício do investimento feito em compras. É muito comum em análises internas.
Competitividade de preços – quando há um monopólio é bem possível que você não consiga encontrar os melhores preços. Dessa forma, ter uma lista de fornecedores é bem interessante.
Assim, você terá uma melhor recomendação de quem será a sua parceira de negócios, que poderá prover produtos e serviços, influenciando diretamente na sua organização e na produtividade do setor de compras, como já falamos em outro artigo.
Como avaliar e qualificar fornecedores
Agora você conhece os indicadores de fornecedores, no entanto, ainda não sabe como executar isso, certo? Nesse caso, a resposta também é simples. E acredite: existem documentos de Word e planilhas de Excel que funcionam muito bem.
Mas, há sistemas de gestão de compras e estoque que fazem isso de modo automático. O que se deve considerar como importante é a ideia das métricas. E na ordem que foi descrita. Afinal, a qualificação dos fornecedores vai exigir tempo agora, mas melhores resultados depois.
No longo prazo, isso também garante à empresa os melhores benefícios, a partir da escolha correta dos fornecedores mais confiáveis, com mais qualidade e melhores prazos. Tudo isso chega ao ponto da redução de custos, que é extremamente importante para qualquer negócio.