Infográfico – 5 pontos que contribuem para uma gestão de estoque eficaz!

Atualizado em 24 de maio de 2022
Por Dougas Kamers
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Ergonomia no Trabalho – por que usar bancadas na indústria?

O assunto da ergonomia no trabalho não se refere apenas àquelas equipes que atuam na área de relacionamentos com as pessoas que formam equipes e empresas. Quem tem sob comando trabalhadores, também precisa conhecer desse assunto tão importante nos dias atuais.

E pode ser que você saiba o motivo para isso: por que um líder, um gerente, um gestor, um coordenador, um supervisor ou até mesmo um diretor tem que conhecer a importância da saúde física do trabalhador e os fundamentos para as práticas ergonômicas?

Por vários motivos. Inclusive, pelo fato de que isso pode dizer muito sobre a produtividade no ambiente de trabalho. Além, obviamente, dos cuidados que se tem com a vida do seu funcionário. Portanto, tem a ver com o bem-estar dele e do seu negócio como um todo.

No título, mencionamos sobre a importância das bancadas de trabalho na indústria. Mas, se você está na indústria, considere que esse artigo vai trazer informações para além das bancadas. A ideia é ajudar você a entender tudo sobre a ergonomia no trabalho. Vamos lá?

Ah, esse é um texto bem completo. Ainda assim, a leitura não demora mais do que alguns minutos. É um investimento em conhecimento que vale a pena. Para se organizar durante a leitura, saiba que o texto está categorizado da seguinte forma:

  • O que é ergonomia no trabalho
  • Os tipos de ergonomia no trabalho
  • Qual a importância da saúde física do trabalhador
  • Quais os fundamentos para as práticas ergonômicas

O que é ergonomia no trabalho

A ergonomia é todo estudo que relaciona o homem com a forma com que ele executa ações. Logo, ergonomia no trabalho é a ligação entre a postura do homem no trabalho, isto é, no serviço e nas ações que ele executa.

Aqui já é importante que você consiga relacionar o assunto com o uso das bancadas de trabalho e outros móveis. Isso porque o estudo da ergonomia não é apenas sobre movimentos corporais das pessoas, mas também outros fatores físicos presentes no ambiente.

Assim, o objetivo central está em garantir totalmente a integração entre o trabalho e a capacidade física desse funcionário. Ou seja, manter as melhores condições de trabalho e a eficiência do sistema produtivo, ao mesmo tempo.

Para quem gosta de história, saiba que o conceito de ergonomia foi usado pela primeira vez em 1857 por Wojciech Jarstembowsky. Esse estudioso polonês é chamado de pai da ergonomia. A citação aconteceu no “Ensaio de ergonomia ou ciência do trabalho”.

A NR 17

Dessa forma, a gente tem a menção sobre a NR 17. Essa Norma Regulamentadora cria padrões e parâmetros para que essa ideia da ergonomia no trabalho aconteça de um modo confiável e alinhado. Mas, o que diz a NR 17?

Ela menciona sobre características imprescindíveis para a execução de toda e qualquer função na indústria. Logo, são pontos de destaque: “conforto”, “segurança”, “bem-estar”, “desempenho” e mais um monte de princípios que respeitam o limite físico do trabalhador.

Com base nessa Norma, saiba que existem alguns documentos que podem ser usados pelas indústrias, como o AET (Análise Ergonômica do Trabalho). A ideia é fazer um estudo sobre as linhas produtivas em vários segmentos para buscar as melhores soluções dentro da NR 17.

Em outros casos, a NR 17 também pode servir como base para treinamentos educativos sobre postura, disposição de objetos, intervalos regulares e diversos outros benefícios reais da aplicação da ergonomia no trabalho pensando na saúde do trabalhador.

Os tipos de ergonomia no trabalho

Até aqui vimos o que é ergonomia no trabalho e a NR 17. Agora, vamos entender os tipos de ergonomia que existem, sendo que a classificação se torna importante para que abordagens possam ser mais aprofundadas. Mas, saiba que todas focam no conforto do trabalhador.

Ergonomia Física

É o tipo de ergonomia no trabalho que tem relação direta entre a anatomia do ser humano, a sua fisiologia biomecânica e a antropometria. Achou confuso? Calma que é bem fácil entender. Pense em aspectos como postura, manuseio e movimentos.

Agora ficou bem mais fácil. Então, a ergonomia física visa uma postura mais correta e a movimentação mais adequada.

Ergonomia Organizacional

Esse outro modelo tem a ver com a cultura, os processos e a política da empresa. Logo, leva em conta o trabalho em grupo, o tempo de trabalho, a gestão de qualidade, os processos comunicativos e os projetos participativos.

Na prática, programas de promoção e integração em setores podem ser soluções viáveis para aplicação da ergonomia na organização.

Ergonomia Cognitiva

Agora, um processo muito mais focado em raciocínio e memória do trabalhador. Assim, leva em conta esse coeficiente mental que é necessário para a realização das funções. É importante para a tomada de decisão, a confiabilidade humana e evitar o estresse emocional.

Ergonomia de Operacional

Nesse caso, a gente tem algo bem próximo do que chamamos de ergonomia física. No entanto, o foco é diferente porque está no processo. Assim, a ideia é trazer processos menos agressivos para os trabalhadores, evitando sobrecargas, por exemplo.

Ergonomia de Concepção

E entre tantos tipos de ergonomia, esse aqui também merece destaque. É quando a empresa está tão preocupada com a saúde e o bem-estar do seu funcionário que cria ambientes projetados para que sejam amigáveis a ele. Vale para escritórios, fábricas e toda indústria.

Qual a importância da saúde física do trabalhador

Trabalhar na indústria não precisa mais ser aquela atividade que sempre aparece com características como “cansaço” ou “dores nas costas”. Hoje, a verdade é que o trabalho, por mais físico e manual que seja, pode sim ser confortável. Como? A partir da ergonomia.

 

Um dos pontos mais importantes que são vistos como benéficos a partir dessa nova cultura pensada no trabalhador é a valorização profissional dele. Com as boas condições de trabalho, ele terá mais disposição para executar suas tarefas e isso o faz sentir mais valorizado.

Também é possível observar que quando se tem um menor risco de acidente de trabalho de doenças, esses profissionais se tornam mais satisfeitos. Como consequência do cuidado com a saúde física, também vem a vantagem de se ter menos riscos com problemas emocionais.

Outras vantagens da ergonomia no trabalho

Até esse tópico, a gente viu muito sobre as vantagens da ergonomia no trabalho pensando no bem-estar do funcionário, correto? De fato, isso faz muito sentido porque a sua empresa tem que ter esse cuidado, partindo do compromisso e da responsabilidade social.

Mas, ao mesmo tempo, enquanto um gestor que tem conhecimento para ir além do básico, o que será que é possível considerar a partir dos princípios ergonômicos? Outras vantagens existem e estão ligadas à produtividade das equipes.

Em 2020, o Estadão publicou uma matéria que cita um estudo. Ele diz que empresas que investem no bem-estar dos trabalhadores se tornam até 235% mais eficientes.

Ficou curioso para saber como isso acontece?

Ao se investir na ergonomia no trabalho, a empresa tem aumento de produtividade porque quando o profissional tem uma boa “base” de trabalho, ele poderá fazer o serviço de modo mais eficiente, em cada uma das etapas manuais.

Além disso, essa aplicação no dia a dia da indústria também tem como resultado a redução de afastamento de funcionários. Isso porque a falta de ergonomia poderia ocasionar doenças laborais, acidentes e, consequentemente, gastos com a substituição dos profissionais.

E não acabou! Mesmo que já tenhamos falado sobre finanças, saiba que não seguir as orientações da NR 17 também podem trazer outros prejuízos. Por exemplo, em processos trabalhistas ou multas, devido às negligências devido a falta de cuidado com os trabalhadores.

Quais os fundamentos para as práticas ergonômicas

Atualmente, ao se estudar esse assunto e ver as realidades das fábricas e de toda indústria, alguns especialistas trouxeram dicas de como usar os fundamentos na prática ergonômica.

A maior parte desses insights, que com certeza você também vai notar no seu dia a dia, tem a ver com o ambiente de trabalho. Logo, não há dúvidas de que quanto mais organizado ele for, então, maior produtivo se torna. Ao mesmo tempo: mais seguro ele será para os trabalhadores.

Veja algumas ações práticas que geram ótimos resultados: ficar atento à altura da cadeira, criar uma rotina com intervalos durante trabalhos manuais, alongar-se antes de começar o serviço, distribuir os pesos entre o corpo, regular a plataforma de trabalho, etc.

E não se pode deixar de falar sobre o uso de mobiliários, equipamentos, móveis e acessórios adequados para as funções. Até mesmo porque isso já está na NR 17, que conhecemos acima, ao dizer que:

 “Deve-se fazer adaptações necessárias para que o funcionário tenha uma postura adequada e não sinta dores ou desconfortos, como na coluna dorsal”.

Então, além das pausas e da recomendação da ginástica laboral, também temos o uso adequado de móveis. E aqui entra um papel muito importante para quem faz a gestão de trabalho e de equipes: como comprar os equipamentos certos? Falaremos disso a seguir.

Os móveis e acessórios no ambiente de trabalho

Lá no título trouxemos a ideia de como as bancadas de trabalho. E com a leitura do artigo até aqui ficou claro que elas podem ser determinantes para o bem-estar do trabalhador. Certo? Até mesmo porque faz parte dos fundamentos para as práticas ergonômicas.

Então, vamos falar um pouco mais sobre esses móveis organizadores e funcionais para vários ambientes de trabalho industriais. As bancadas permitem que os trabalhadores executem tarefas com mais precisão, mais segurança e mais produtividade.

 Descubra qual é a melhor bancada de trabalho para você

Um detalhe importante é saber que existem vários modelos de bancadas de trabalho no mercado. Assim, elas podem ser mais úteis ou menos eficientes para a sua indústria. Por isso, é uma boa ideia procurar pelos melhores fornecedores para uma compra mais assertiva.

Assim, uma boa pergunta é: por que comprar uma bancada de trabalho? Como é formada uma bancada de trabalho? Quais as vantagens de cada modelo de bancada de trabalho para os seus trabalhadores? Como usar a bancada de trabalho?

As respostas vão ajudar você a tornar o trabalho da sua equipe muito melhor e muito mais seguro também. E para quem não sabia, a CMB Móveis desenvolve bancadas de trabalho pensando nos mais altos níveis de conforto e auxiliando na organização do ambiente.

Sobre os móveis organizadores da CMB

Além de estar dentro das normas indicadas, a empresa entende o que é ergonomia no trabalho e faz aplicação dela no dia a dia, só tem a ganhar em múltiplos fatores. A organização e a produtividade são provas de que esse tipo de cuidado vale muito a pena.

Sabendo disso, o próximo passo é fazer uma nova escolha certa: comprar móveis, como as bancadas de trabalho da CMB, que auxiliem na implementação desses princípios da ergonomia no trabalho.  

Se você está pensando nisso, te convidamos a ler um artigo que conta sobre as nossas vantagens, as vantagens da CMB Móveis. Temos uma grande responsabilidade no mercado, ao oferecer produtos para grandes marcas, como GM, Ford, Weg, etc.

A fundação da marca foi em 1958 e hoje temos mais de 1.000 projetos personalizados, com mais de 10 mil parceiros. Com certeza, há muitos bons motivos para você também fazer parte dessa história. Conheça mais da CMB e desse futuro promissor que podemos ter.

Assine nossa newsletter com conteúdo exclusivo.

Este artigo foi útil? Avalie

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Se inscrever
Notificar de

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Posts relacionados

5 benefícios dos móveis organizadores em aço

Compreendemos o valor da organização para tornar qualquer espaço mais funcional e agradável. Nossos móveis organizadores são projetados com a qualidade do aço, proporcionando durabilidade

E-book: Guia para aumentar a produtividade do seu negócio!

Assine nossa newsletter com conteúdo exclusivo.

@CMB, Inc. 2020.