Infográfico – 5 pontos que contribuem para uma gestão de estoque eficaz!

conhecimentos-de-um-comprador-
Atualizado em 31 de março de 2022
Por Dougas Kamers
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Esses 7 conhecimentos de um comprador fazem a diferença na hora de negociar

Analista de compras, assistente de compras ou gestor de compras. Qualquer um dos profissionais que esteja ligado a essa área precisa ter habilidades para fazer bons negócios. Abaixo, você vai conhecer os 7 conhecimentos de um comprador que vão te ajudar com isso.

Mesmo que você tenha começado na carreira agora ou ainda que seja um trabalhador de muitos anos de empresa… Entenda que existem dicas que são fundamentais para você prosperar cada vez mais na sua profissão.

Os 7 conhecimentos de um comprador de sucesso

De maneira simples, você vai ver que as principais habilidades para um profissional se tornar um bom comprador estão ligadas à questão financeira em sua maior parte. Por exemplo, quando se fala em preços, contabilidade e tributação, como está detalhado a seguir.

No entanto, muito mais do que pensar nesse tipo de conhecimento técnico, também vale a pena ter um diferencial: a visão estratégica. Isso é o que faz um comprador ser um bom comprador e é uma habilidade imprescindível para todos os tomadores de decisões.

Agora, conheça cada um desses conhecimentos, dos técnicos até os estratégicos!

1 – Preços

O conhecimento sobre o preço é fundamental. Mas, não se trata de saber o preço do produto que será comprado ou o preço que a sua empresa poderá investir naquela compra. A ideia é que se tenha habilidades e estratégias para garantir o melhor preço na negociação.

O exemplo mais clássico e mais fácil de entender é o do volume de vendas. Dependendo do negócio, a dica de precificação estratégica diz que a compra em maior volume, isto é, maior quantidade, pode diminuir o valor final de cada produto. É comum acontecer!

2 – Contabilidade

Mais uma das habilidades financeiras que vale a pena considerar é a contabilidade. Se por um lado negociar os preços é importante, por outro é preciso saber fazer as contas no sentido de considerar prazos de entrega, parcelamentos, ciclos, estoque e tudo mais. Entender sobre a contabilidade da sua empresa, vai te dar uma visão geral das suas atividades, afinal ter essa visão é uma grande diferença.

conhecimentos de um comprador

A ideia é ter organização para ganhar esse jogo. E sabe porquê? Apesar de que a ideia de “pagar mais barato” acaba convencendo muita gente, saiba que em muitos casos ter mais tempo para pagar ou ter entregas mais rápidas, ou montar um estoque pode ser mais viável.

3 – Tributação

Mais um dos conhecimentos de um comprador que podem servir como ponto forte para ele negociar as melhores condições, é entender a tributação. E quer saber a verdade? Esse é um dos diferenciais que vai separar os compradores comuns do bom comprador.

Um dos motivos que explicam isso é o fato de que o sistema tributário brasileiro é um tanto quanto complexo. Desse modo, os tributos atuam diretamente na formação do preço dos produtos e até mesmo na comercialização para estados diferentes. Vale a pena ficar atento.

4 – Abastecimento

A cadeia de abastecimento é aquela ideia que envolve todas as áreas de uma empresa. Sem dúvidas, esse também é um tipo de habilidade que os compradores devem adquirir com o tempo porque fazem toda a diferença na hora de realizar compras.

conhecimentos de um comprador

Vamos entender: o atendimento pode ser bom, mas se o produto não for de qualidade, fica ruim. Ou o produto é bom, mas o atendimento para suporte é péssimo. Deu ruim de novo. Logo, é importante considerar toda a cadeia para escolher fornecedores parceiros e confiáveis.

Já fizemos um conteúdo falando sobre os principais critérios para avaliar um fornecedor, Confira aqui!.

5 – Comunicação

Assim como pensar na cadeia de abastecimento é uma visão estratégica, a comunicação também. Aliás, sabe aquela pergunta tão comum que as pessoas fazem: qual o perfil comportamental de um comprador? Pois é, ser comunicativo é um diferencial e tanto.

E você não precisa ser a pessoa mais extrovertida do mundo para isso. A falta de comunicação ou a comunicação incorreta é um dos principais entraves que os compradores enfrentam no mercado atual. Também falamos disso, relembre.

6 – Gestão

Esse é outro dos conhecimentos de um comprador que tem um viés totalmente estratégico. Ou melhor, comportamental. É um tipo de habilidade que vai dizer muito sobre o contato e o relacionamento com outras pessoas. Afinal, empresas são movidas por pessoas.

conhecimentos de um comprador

Mas, como a gestão de pessoas interfere no processo de compras? Por exemplo, na hora de ter empatia ao fazer o primeiro contato ou na hora de motivar a equipe de compras e até mesmo integrar as várias áreas da empresa, como administrativo, estoque, finanças, etc.

7 – Compliance

Compliance é um termo novo para muitas pessoas, só que ele é bem fácil de entender. Na melhor tradução, ele indica “requerimento”. Ou seja, a ideia é sobre ter documentos ou cumprir ordens com base na legislação.

Sendo assim, um comprador da indústria ou de qualquer área deve considerar o compliance nas suas compras para ter a certeza de que está fazendo parceria com empresas confiáveis e que seguem as normas regulamentadoras e as condutas de ética. É um cuidado importante!

Sobre a CMB Móveis

A CMB é uma empresa fornecedora de móveis organizadores para várias indústrias. Se você é comprador e está em busca de uma parceira, conheça a CMB. Além dos vários anos de atuação no mercado, a gente concorda com todos os conhecimentos acima.

Logo, se você busca aquela redução de custos para as suas compras, mas sem abrir mão da qualidade, da cadeia de abastecimento, do compliance e da boa comunicação, por exemplo, entre em contato conosco.

Manufatura enxuta

Assine nossa newsletter com conteúdo exclusivo.

Este artigo foi útil? Avalie

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 7

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Se inscrever
Notificar de

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Posts relacionados

5 benefícios dos móveis organizadores em aço

Compreendemos o valor da organização para tornar qualquer espaço mais funcional e agradável. Nossos móveis organizadores são projetados com a qualidade do aço, proporcionando durabilidade

E-book: Guia para aumentar a produtividade do seu negócio!

Assine nossa newsletter com conteúdo exclusivo.

@CMB, Inc. 2020.