Infográfico – 5 pontos que contribuem para uma gestão de estoque eficaz!

Atualizado em 31 de março de 2022
Por Dougas Kamers
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Falta de mão de obra qualificada no mercado: o que fazer? 3 soluções inteligentes para gestores

Você pode ser um gestor há muito tempo ou pode ser que tenha conseguido a sua nova função há alguns dias: mas o fato é que já deve ter notado que o Brasil e o mundo “sofrem” com a falta de mão de obra qualificada, certo? A boa notícia é que tem como solucionar esse problema.

O que é mão de obra qualificada, a importância dela e aí sim vamos chegar ao tópico sobre como obter mão de obra qualificada e especializada no mercado de trabalho. Boa leitura!

O que é mão de obra qualificada

Na prática, se a gente buscar os dicionários mais simples da língua portuguesa focados na administração de empresas, nós teremos uma definição que diz que a mão de obra qualificada nada mais é do que a expertise de profissionais para atuar em determinadas funções.

Sabe quando alguém consegue executar aquele serviço que pouca gente consegue fazer tão bem, de forma quase perfeita? 

Ou quando a gente nota que um tipo de trabalho só pode ser feito por quem tem aquele conhecimento específico? É disso que estamos falando!

Aliás, como gestor, você já deve ter notado a importância de falar sobre esse assunto, não é? Vamos direto ao ponto: quais as causas de a mão de obra qualificada ser tão comentada? A falta dela. Ainda com desemprego, faltam profissionais capacitados no mercado.

Sabendo disso, a gente vai ao próximo tópico, que é sobre a importância do assunto!

Qual a importância da mão de obra qualificada

Esse tópico sobre a importância da mão de obra qualificada é um dos mais importantes e mesmo assim muitos gestores parecem não dar a devida atenção. Para equipes que contam com profissionais capacitados, os resultados tendem a ser melhores, obviamente.

É fácil entender isso: a capacitação permite o melhor entendimento sobre o mercado, sobre as funções, sobre o trabalho, sobre os produtos e sobre tudo o que vai gerar receitas para o negócio. É por isso que focar nesse assunto é algo viável para diretores e gestores.

Você já deve ter visto que sempre tem aquela equipe de uma companhia que tem um conhecimento incrível sobre um tema, né? Isso faz com que ela se torne referência naquele mercado. Obviamente, isso passa pela ideia do profissional capacitado.

Dessa forma, fica claro como a falta de mão de obra qualificada interfere no rendimento da empresa, correto? Então, vamos ver como driblar esse obstáculo tão comum para diretores.

Como obter mão de obra qualificada

Os profissionais capacitados estão aptos a fazer trabalhos além do que as funções descritas na vaga de emprego dizem. Por isso, muitas vezes, são vistos como joias raras do mercado de trabalho. Para qualquer empresa, encontrar essas joias é sinal de “sorte”.

Então, como garimpar esse mercado em buscas das jóias raras? A gente tem hoje em dia diversas soluções para tal problema. Mas, com certeza, há 3 delas que fazem total sentido e podem ser praticadas desde agora pelos gestores, conheça-as!

1 – A contratação de estagiários

Uma das ideias para a falta de mão de obra qualificada no mercado tem a ver com os programas de estágios. Se você é gestor de uma empresa, considere essa alternativa porque ela torna possível reconhecer jovens talentos que podem ser “lapidados” para as funções.

Geralmente, sem experiência no mercado de trabalho, eles não possuem vícios e isso ajuda demais na adaptação deles dentro do conceito e do objetivo da empresa.

2 – O treinamento de funcionários

Para empresas de médio e grande porte, outra ideia bacana que responde à questão da mão de obra qualificada é sobre os programas de treinamentos. Isso permite a capacitação de pessoas que já estão dentro da empresa e podem assumir cargos mais altos.

Esses treinamentos podem ser através de cursos, de palestras, de mentoria, de capacitações adversas e até mesmo baratas, dependendo do projeto do gestor.

3 – A contratação de terceirizados

A gente mencionou aqui os estagiários e os treinamentos para funcionários. Ambas são situações que podem gerar ótimos retornos financeiros ao longo do tempo. Porém, saiba que a importância da mão de obra qualificada também tem a ver com os terceirizados.

Isso porque tem algumas áreas do negócio que podem ser terceirizadas, isto é, combinadas em contrato com outros prestadores de serviços, inclusive, outras empresas. É uma ideia de acreditar que pessoas ultra capacitadas poderão executar determinadas tarefas.

A valorização da mão de obra qualificada

Mesmo com tanta gente desempregada, ainda tem vagas com funções que pouca gente consegue exercer. 

Então, quem é um profissional capacitado acaba tendo mais oportunidades no mercado de trabalho. Ou seja, se você, enquanto líder ou gestor, não valoriza essa pessoa é muito possível que ela siga novos horizontes.

Por isso, pense na valorização dessa pessoa, independente se foi estagiário ou se é um terceirizado, como forma de manter ou melhorar os resultados da empresa. Como se faz isso? Aplicando a liderança de um jeito justo e organizado, o que incentiva os colaboradores.

O suporte da empresa para com o profissional

Só para complementar o que acabamos de dizer acima, você já pensou que esse profissional, que tem muito conhecimento, pode não estar contente com a sua empresa? Isso pode vir de salários baixos, é verdade. Porém, não apenas isso.

Ele também pode ficar descontente com a organização da empresa. E olha que estamos falando de pontos simples, desde o uso de sistemas e móveis organizadores até mesmo a forma com que os líderes atuam na companhia.

No fim das contas, vale a dica: incentive a mão de obra qualificada ao mesmo tempo em que você pode dar suporte para que esses profissionais se tornem cada vez mais incríveis em seus trabalhos. Isso aumenta o custo-benefício da contratação em um milhão de vezes.

Assine nossa newsletter com conteúdo exclusivo.

Este artigo foi útil? Avalie

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 7

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Se inscrever
Notificar de

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Posts relacionados

5 benefícios dos móveis organizadores em aço

Compreendemos o valor da organização para tornar qualquer espaço mais funcional e agradável. Nossos móveis organizadores são projetados com a qualidade do aço, proporcionando durabilidade

E-book: Guia para aumentar a produtividade do seu negócio!

Assine nossa newsletter com conteúdo exclusivo.

@CMB, Inc. 2020.