Infográfico – 5 pontos que contribuem para uma gestão de estoque eficaz!

O que é just in time
Atualizado em 1 de abril de 2022
Por Dougas Kamers
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

O que é just in time – entenda esse conceito

Entender um conceito pode trazer diversas vantagens para a pessoa porque permite usar aquela teoria na prática. E quando o assunto é sobre o que é just in time pode apostar: os resultados podem ser surpreendentes para a sua empresa.

Ao menos, é o que aconteceu com a Toyota e mais tarde com o Google e a IBM. Para indústrias e empresas que atuam com produções diárias, algumas estratégias de produção precisam ser consideradas porque são efetivas no resultado final, como na hora de reduzir custos e entregar o resultado mais rapidamente.

O que é just in time

Just in Time (JIT) surgiu no Japão. O sistema veio em meados da década de 1970 e partiu do desenvolvimento da Toyota Motor Company. A companhia queria uma gestão que tornasse possível coordenar a produção com base na demanda específica de modelos e cores.

A tradução mais simples para o conceito é “momento certo”. E isso também tem relação com o objetivo da Toyota: não atrasar na entrega de veículos para os seus consumidores. Portanto, trata-se de um sistema que produz a quantidade exata de um produto para sua demanda.

Se não existe o estoque, obviamente, a companhia não tem “dinheiro parado”. E o produto vai chegar ao destino no tempo certo. Em um primeiro momento, a expressão pode parecer complexa, mas é bem fácil entender isso na cadeia produtiva.

Isso porque ajuda na hora de evitar desperdícios, manter estoques sem necessidade e até mesmo se prevenir dos custos extras. Incrível, não é? Agora, quer saber a relação disso tudo com a sua empresa, não é mesmo? Então, vamos lá.

As vantagens do just in time

Entre as vantagens que vem do sistema just in time é possível considerar a concentração dos esforços para tornar o trabalho mais rápido, o que também quer dizer redução de custos de estoque e, por consequência, a melhora dos resultados das empresas.

O que é just in time

Com as matérias-primas em pequenas quantidades é possível manter um fluxo contínuo de entrega em um processo de desenvolvimento do produto mais rápido. Aí vem outras vantagens, como otimizar espaço de armazenamento, como em estoques.

Para quem ficou curioso com a implantação por parte da Toyota, saiba que naquela época ao entender o que é o sistema just in time, a empresa conseguiu reduzir custos e otimizar a produção de veículos, tornando a estratégia totalmente eficaz.

Atualmente, grandes companhias, de vários setores, estão usando essa estratégia em seus negócios, como a IBM. Inclusive, essa empresa lançou uma técnica própria chamada de Continuous Flow Manufacturing, baseada na ideia da Toyota.

Curiosidade: o just in time e o Kanban

Leve em conta que o kanban é um método de organização de um projeto ou produção a partir de etapas. É comum que aconteça através de cartões ou post-its inseridos em quadros reais ou virtuais. E a relação dele é direta com o just in time.

Isso porque é uma maneira de controlar o ritmo de uma produção e sinalizar novas etapas a serem começadas. Isso vale para filtros como por colaboradores, por setores, por fornecedores, por clientes, etc.

Nas empresas, faz todo sentido porque auxilia na busca por recursos necessários para cada fase, mas sem estocagens volumosas ou desperdícios. Aliás, você sabe qual é o desperdício produtivo na sua organização? Nós podemos ter esse resultado em minutos…

Como calcular o desperdício na minha empresa?

Aqui na CMB, nós desenvolvemos uma calculadora que ajuda empresários, gestores e líderes a descobrirem os desperdícios que acontecem na empresa a partir de vários pontos. Isso é uma prova real de que a falta de organização pode custar caro. Muito caro.

O que é just in time

Se você ficou curioso para fazer essa descoberta, clique aqui e acesse a calculadora de desperdício produtivo.

Como aplicar o just in time na empresa

Para os interessados em usar esse sistema efetivo para produzir melhor, existem alguns passos importantes na hora de implantar o just in time na empresa. Nós trouxemos aqui alguns detalhes desses passos, veja só.

O treinamento

Um primeiro passo é o treinamento, que envolve todos os colaboradores que participam de áreas como estoque, vendas, financeiro, etc. A ideia é que eles saibam exatamente o que é preciso fazer para girar as engrenagens desse sistema.

Os processos

Os processos precisam ser controlados afinco porque é a melhoria deles que vai fazer sentido nesse tipo de estratégia. Até mesmo porque não existem margens para os erros. Então, a automatização e informatização devem ser técnicas comuns na gestão da empresa.

Os fornecedores

Talvez esse seja o ponto mais crítico dessa implementação por um motivo: nem todos os seus parceiros vão aceitar essa diminuição na compra de matérias-primas. No entanto, eles precisam entender que se trata de “produzir no tempo certo”, o que é essencial nesse sistema.

Os clientes

Outro passo importantíssimo é conseguir passar para os clientes que a carga de produção será repensada a partir de um novo programa de entregas. Isso vai ser vantajoso para eles porque será possível notar o aumento de qualidade nos produtos enviados.

O que você leu nesse conteúdo

O texto ficou um pouco mais longo do que os habituais para o nosso blog, mas acreditamos que ficou completo para que faça sentido para você e sua empresa. Afinal, entender o que é just in time e saber os principais passos para aplicar ele pode ser um diferencial de mercado.

Afinal de contas, manter o nível de qualidade dos produtos, entregando de maneira mais rápida e com os custos diminuídos, parece ser o sonho de muito empreendedor. Só que é um sonho totalmente possível quando se aplica técnicas e métodos reais, como o JIT.

E isso porque não detalhamos aqui as vantagens indiretas desse tipo de mudança de cultura na empresa, como a possibilidade de eliminar erros manuais, que são tão comuns na indústria. Outra coisa é que passa a permitir o monitoramento constante de resultados.

Assine nossa newsletter com conteúdo exclusivo.

Este artigo foi útil? Avalie

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 3

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Se inscrever
Notificar de

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Posts relacionados

5 benefícios dos móveis organizadores em aço

Compreendemos o valor da organização para tornar qualquer espaço mais funcional e agradável. Nossos móveis organizadores são projetados com a qualidade do aço, proporcionando durabilidade

E-book: Guia para aumentar a produtividade do seu negócio!

Assine nossa newsletter com conteúdo exclusivo.

@CMB, Inc. 2020.