Infográfico – 5 pontos que contribuem para uma gestão de estoque eficaz!

A importância da organização do ambiente de trabalho
Atualizado em 3 de março de 2022
Por Dougas Kamers
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Entenda a importância da organização no ambiente de trabalho, para o crescimento de qualquer empresa

De fato, trabalhar em um lugar bagunçado pode fazer com que o seu desempenho profissional caia muito. Isso se explica por fatores como: estresse, cansaço e concentração. Mas, o que é organização no ambiente de trabalho e como fazer isso? Nós vamos contar!

Para que a sua leitura seja leve e organizada, como deve ser o seu ambiente de trabalho, a gente dividiu o texto em pequenos tópicos. Dessa forma, você vai encontrar nas próximas linhas os seguintes temas:

  • O que é organização no ambiente de trabalho
  • Qual a importância da organização no trabalho
  • Quais os benefícios de um ambiente de trabalho organizado
  • Como deve ser a organização no local de trabalho
  • Outros exemplos para organizar o ambiente de trabalho

Boa leitura!

O que é organização no ambiente de trabalho

A organização no ambiente de trabalho nada mais é do que uma forma de se chegar a um objetivo: aumentar a produtividade/rendimento das demandas diárias. O mais interessante é que isso vale para todas as áreas e todas as empresas.

Na prática, a conta é bem simples: quanto mais organizado o local de trabalho for, maiores as chances de a equipe ter uma boa performance nas suas atividades. 

Vale a pena você se atentar também para a importância disso do ponto de vista empresarial. Ou seja, o que a empresa ganha quando os colaboradores mantêm a organização empresarial?  Vamos falar disso e dos benefícios do ambiente de trabalho organizado nos próximos tópicos.

Qual a importância da organização no trabalho

A verdade é que poucos profissionais fazem esse tipo de pergunta, ainda que todos deveriam. Então, vamos lembrar: como a organização do ambiente de trabalho pode tornar o meu dia mais produtivo? Se você tem essa resposta, então, você sabe a importância do assunto.

Manter seu ambiente de trabalho organizado vai muito além de uma questão visual, uma vez que a organização garante condições de trabalho melhores e maior bem-estar para o colaborador no seu dia a dia.

Quais os benefícios de um ambiente de trabalho organizado

Com esses dois tópicos iniciais que você acabou de ler, parece ter ficado claro que existem muitas vantagens em se ter um local de trabalho organizado, correto? Sem dúvidas, o maior dos benefícios está voltado para o aumento da produtividade e melhor desempenho de cada profissional.

Só que além disso, também dá para falar em características menos diretas, mas que acabam resultando também em benefícios para as empresas. Um exemplo? Essa ideia melhora as relações interpessoais das pessoas que estão ali. E isso se comprova no dia a dia.

Quando você chega no seu ambiente de trabalho e está tudo organizado, você não fica mais motivado? Isso acontece, de forma natural, em todo ambiente de trabalho. Então, mesmo que você saiba da sua “bagunça”, o ideal é ter um ambiente clean, limpo e arrumado.

Como deve ser a organização no local de trabalho

Aqui entra um dos pontos mais interessantes desse texto sobre o que é organização no ambiente de trabalho e os benefícios disso para as empresas: o como fazer isso. Afinal, na teoria você viu que essa simples mudança diária pode dar certo. Mas, como fazer?

Frase destacada: Um detalhe importante que muita gente não observa a princípio é que a organização não está apenas em colocar pastas sobre pastas ou canetas em suportes. Mais do que isso, é muito interessante você ter ferramentas e objetos que facilitem o seu dia a dia de trabalho.

Crie check lists para visualizar suas tarefas durante o dia de trabalho. Procure sempre se organizar diariamente, seja em uma tabela no papel como os planners ou até mesmo um aplicativo de celular ou um site que faça essa organização para ajudar você, como a agenda do Google.

 

Você quer um exemplo que é muito óbvio, mas talvez você nunca tenha pensado? Sabe aquelas estantes móveis, que possuem gavetas? Pois é, elas podem ser etiquetadas e isso ajuda na hora de guardar produtos do estoque. Isso mantém o estoque organizado.

Outros exemplos para organizar o ambiente de trabalho

Para empresas que usam ferramentas, como as oficinas mecânicas ou as de bicicleta, por exemplo, a gente pode ver um monte de móveis que auxiliam nessa organização do ambiente de trabalho – até mesmo porque várias pessoas podem trabalhar no mesmo lugar.

Dá para considerar uma bancada industrial com gavetas, um armário para ferramentas com prateleiras e até mesmo um carrinho de ferramenta com bandejas, além de muito mais. Isso tudo prova que com um pequeno investimento você pode ter um ambiente organizado.

CTA conheça os produtos CMB

Será que esse investimento vale a pena mesmo?

Se você chegou até o fim do artigo e acha que esse tipo de investimento na organização do seu local de trabalho não vale a pena, calma. Podemos fazer um teste, o que acha? Considere avaliar 3 pontos importantes durante os próximos dias de trabalho.

O primeiro é a concentração, depois vem o estresse e por fim o cansaço. Observe como um lugar cheio de bagunça pode impedir você de se concentrar rapidamente no que tem que ser feito. Assim como o ambiente carregado pode ser estressante e cansativo.

Apesar de isso não estar nas orientações das empresas, leve em conta que o desgaste não vem apenas do esforço físico que se faz no trabalho, mas também da parte mental e psicológica. Logo, um ambiente desorganizado é prejudicial para a sua saúde.

 

Mas lembre-se, que o trabalho de organização no seu ambiente precisa ser um processo contínuo. Por isso, reserve sempre um momento no início do seu dia ou no fim do dia, ou até mesmo no fim da sua semana para organizar seus materiais e programar suas próximas tarefas. Se isso se tornar um hábito, você vai passar a levar bem menos tempo do que da primeira vez.

Assine nossa newsletter com conteúdo exclusivo.

Este artigo foi útil? Avalie

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 4

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Se inscrever
Notificar de

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Posts relacionados

5 benefícios dos móveis organizadores em aço

Compreendemos o valor da organização para tornar qualquer espaço mais funcional e agradável. Nossos móveis organizadores são projetados com a qualidade do aço, proporcionando durabilidade

E-book: Guia para aumentar a produtividade do seu negócio!

Assine nossa newsletter com conteúdo exclusivo.

@CMB, Inc. 2020.