O setor de compras é responsável por fazer a solicitação dos itens e materiais necessários para a empresa. Pode ser para produção de novos produtos, assim como para a revenda deles. No entanto, entre os desafios de um comprador está a falha na comunicação.
Nas próximas linhas você vai conhecer 7 desses problemas que acontecem de forma comum – até mais do que deveria. Logo, são questões ligadas a outras áreas, como das finanças, do marketing, etc. Então, saiba que identificar as falhas é o primeiro passo que deve ser dado.
Os 7 problemas de comunicação
Quem trabalha na área de compras tem que usar de várias ferramentas e dados para conseguir ter um resultado assertivo no seu dia a dia de trabalho. Dessa forma, se comunicar bem com vários setores é imprescindível para o êxito de uma compra dentro da empresa.
Abaixo, você que atua nessa área vai ver alguns dos principais problemas de comunicação que acontecem no setor de compras. E não deixe de ler o texto até o fim porque o último tópico é uma reflexão sobre o que se pode fazer para vencer os desafios de um comprador hoje em dia.
1 – Produção
O primeiro dos desafios de um comprador é ligado à área da produção. Se houver falha nesse sentido, o período que vai da entrada da matéria-prima até o estoque pode ser muito mais longo do que se espera.
O planejamento da produção é essencial em atividades industriais. É a partir dele que se torna possível prever, controlar e melhorar o uso de recursos em todas as áreas do negócio. O principal objetivo dele é garantir que a produção aconteça de maneira eficaz.
Então, resumidamente, os prazos de entrega de mercadorias e a previsão para o recebimento dos materiais estarão totalmente desordenados. Ao contrário, uma comunicação eficaz com o setor de compras tornaria o prazo do envio dos produtos mais realista.
2 – Financeiro
Outra área que tem que se relacionar bem com o setor de compras é a das finanças. Afinal, é aqui que se fala sobre custos de compras, limite de gastos, disponibilidade do caixa e até mesmo onde se dá o melhor suporte para uma negociação positiva.
Em caso contrário, com a falha na comunicação, os orçamentos e pagamentos acontecerão de modo pouco eficaz. No fim, o custo-benefício de uma compra poderá ser um entrave que pode levar a sua empresa para resultados negativos, mesmo com boas vendas.
3 – Qualidade
Se a sua empresa não possui um departamento de qualidade, saiba que deve existir alguma área que faça esse trabalho de avaliar a qualidade dos produtos, assim como a especificação deles na hora da compra.
De fato, os responsáveis pelas compras possuem muitas missões. Porém, podem receber esse tipo de consultoria na hora de avaliar o histórico da qualidade dos produtos que podem vir de vários fornecedores. Afinal, você sabe: produtos sem qualidade causam dor de cabeça.
4 – Tecnologia
O próximo dos desafios de um comprador tem ligação com a área de tecnologia e da informação. Isso porque a cada novo dia novos softwares e novas ideias são criadas. Assim, é importante que se tenha conhecimento sobre como usar isso de forma positiva no processo.
Assim, é possível conseguir dados valiosos sobre os melhores fornecedores, chegar às cópias das ordens de compras passadas, fazer um estudo sobre os contratos de prestações de serviços e muito mais. Por isso, a boa comunicação entre compras e tecnologia é interessante.
5 – Marketing
Outro ponto importante é sobre o marketing. Quando o setor de compras não se comunica bem com ele, as informações que vão para os vendedores podem ser distorcidas do que é a realidade da empresa.
Depois, na hora de repassar os valores para os clientes, o problema se torna ainda maior. Por outro lado, uma compra assertiva pode permitir ao marketing fazer promoções e trazer informações mais valiosas acerca dos produtos oferecidos pelo fornecedor.
6 – Estoque
O estoque não poderia ficar de fora dessa lista. Inclusive, ele é totalmente dependente do setor de compras. O que quer dizer que compras corretas asseguram que a sua demanda será atendida. Por isso, a comunicação deve ser muito clara entre os setores.
Aliás, no nosso blog (clique aqui para acessar) você encontra um e-book gratuito que mostra, em gráficos, os 5 pontos que contribuem para uma gestão de estoque eficaz. Esse tipo de cuidado aumenta a produtividade da empresa, o que resulta em melhores resultados depois.
7 – Comercial
E não teria como terminar essa lista de desafios do comprador sem falar da comunicação entre ele e o departamento comercial. Isso porque os vendedores dependem das compras feitas pela empresa para ter sucesso no seu trabalho.
Logo, um compartilhamento eficaz das informações é importantíssimo para que os clientes estejam satisfeitos. Um profissional como ele não pode garantir uma entrega rápida se isso não acontecer, por exemplo.
O que fazer para melhorar o setor de compras
Com essas dicas não é complicado entender a importância desse assunto para uma empresa. Afinal, a comunicação tem o seu papel fundamental em todas as áreas do mundo corporativo, inclusive, é um meio de ligação entre elas.
Nesse sentido, pensar em uma plataforma de gestão que integra os ambientes é uma ideia inteligente. No entanto, mais do que isso, garantir uma compra eficaz tem a ver com lidar com fornecedores confiáveis e de qualidade.
Porque nada adianta você usar o telefone, o e-mail, o WhatsApp ou qualquer meio de comunicação que funcione se o seu parceiro não entregar o que foi combinado. Para melhorar o setor de compras da sua empresa, facilite a comunicação e escolha bem o seu fornecedor.
Desse modo, avaliar o preço final da compra nem sempre é a ideia mais inteligente por parte do gestor de compras. Afinal, é preciso avaliar tudo o que foi mencionado acima: das possíveis promoções para vender o produto depois até mesmo os prazos de recebimento dos itens.
Sobre a CMB Móveis
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Por isso, hoje em dia a empresa tem presença marcante em companhias como Ford, TAM, Volkswagen, Renault, Du Pont, New Holland e outras. Para os lojistas e gestores de compras de grandes empresas, a CMB é uma marca que é parceira.
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