Infográfico – 5 pontos que contribuem para uma gestão de estoque eficaz!

Como fazer um planejamento estratégico
Atualizado em 1 de abril de 2022
Por Dougas Kamers
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Conheça 7 metodologias e saiba como fazer um planejamento estratégico

O planejamento estratégico é um conceito fundamental para que as empresas entendam o que está acontecendo nos negócios internos e externos. É a partir desse estudo que se torna possível ganhar novas perspectivas e até mesmo aumentar a participação no mercado.

Na prática, temos uma gestão completa, que integra todos os aspectos e áreas. A ideia começou a ser difundida na década de 1960 com as grandes corporações. Hoje, todas as empresas que buscam resultados se adequam a esse planejamento, como as microempresas.

O trabalho é sistêmico e contínuo, sendo que as ações envolvidas no processo seguem o plano, isto é, o fluxo. Para dar certo, o plano tem que ser executado a partir da teoria, o que considera diagnósticos, definições e expectativas a partir de um método.  

7 metodologias para fazer um planejamento estratégico

Para que os objetivos do planejamento estratégico aconteçam da melhor maneira, existem as ferramentas, que nada mais são do que técnicas usadas para se chegar aos resultados. Abaixo, confira as melhores metodologias para praticar o planejamento estratégico na empresa.

1 – Análise FOFA

Entre as técnicas mais comuns, nós podemos nos lembrar da Análise FOFA ou Análise SWOT. Ela permite a construção do estudo feito à base de avaliações internas da empresa com referência no mercado externo. Ou seja, identifica os pontos fortes e os fracos da empresa.

A sigla vem de Forças, Oportunidades, Fraquezas e Ameaças. Desse modo, Forças e Fraquezas possuem relação com o ambiente interno da empresa enquanto que avaliam vantagens e desvantagens da empresa sobre os concorrentes.

Já as Oportunidades e as Ameaças são fatores externos, nos quais estão a confiança de dados e a redução dos erros, também pensando nas vantagens competitivas para o negócio. Esse plano de redução de riscos aumenta muito as chances de sucesso da empresa.

2 – Mapa Estratégico

Um dos modelos de planejamento estratégico mais comuns é o mapa estratégico. Ele parte do conceito de ser uma ferramenta visual que tem a função de comunicar o plano estratégico aos membros da empresa e dos setores envolvidos.

Como fazer um planejamento estratégico

Um dos fatos curiosos é que ele pode ser combinado com outros métodos também, os quais vamos ver abaixo. Isso porque tem a função de comunicar o plano de ação a partir de estruturas e segmentos, integrando as informações em vários níveis.

Muito próximo ao mapa estratégico, é possível encontrar a Análise 360º de Oportunidades de Negócios. Nesse método, a ferramenta visa verificar se as ideias são viáveis para o crescimento do negócio e isso é feito através de uma visão geral, de todos os ângulos.

3 – Análise Porter

Esse tipo de análise ajuda na identificação de ameaças e oportunidades para a empresa. Logo, é um fator bem importante para tomar decisões mais inteligentes e vencer a concorrência.

Ela também é conhecida como as 5 forças de Porter, sendo que mede a rivalidade e a concorrência do mercado, os novos concorrentes, o poder de negociação dos fornecedores, o poder de negociação dos clientes e a ameaça de novos produtos ou serviços.

Nesse tipo de análise, todos os fatores devem ser considerados porque podem impactar a atividade de modo direto ou indireto. Esse raio-x completo do negócio avalia a posição financeira, o desempenho de processos e a qualidade dos serviços ofertados.

4 – Matriz BCG

A Matriz BCG também está entre os métodos de planejamento estratégico mais usados hoje em dia. O diferencial dela é que se relaciona com o ciclo de vida de um produto e as vendas dele. Então, torna-se possível comprar a produção conforme a participação no mercado.

O mais natural é que a análise seja feita a partir de gráficos e isso pode permitir as melhores decisões no futuro. Para os pequenos empresários que visam uma maior participação no mercado, a Matriz BCG é uma excelente ideia.

O nome da matriz vem da sua empresa de criação, a Boston Consulting Group.

5 – Método OKR

Esse é o método que tem a assinatura de Peter Drucker. Ele ganhou fama na década de 1950 e criou o OKR, isto é, Objetctives and Key Results. O que isso quer dizer, na prática? Que temos uma ferramenta poderosa a ser usada no planejamento estratégico da empresa.

A ideia foi tão promissora que CEOs da Intel e do Google usaram a metodologia em suas equipes de trabalho. Assim, a parte do objetivo é uma declaração concisa da direção e serve para as pessoas saber o quão impactante o objetivo pode ser.

Enquanto isso, os resultados-chaves são metas com impacto direto no objetivo, caso ele seja realizado com sucesso. Enquanto isso, considere que eles devem ser claros para todos os colaboradores. A cada três meses pode se implantar o OKR Tático e o OKR Estratégico.

6 – Time Bound

O Time Bound ou Estudo do Tempo é uma técnica de planejamento que tem o grande foco na otimização do tempo de trabalho. Para isso acontecer, se cria um cronograma de trabalho que é a linha central da análise.

Como fazer um planejamento estratégico

Nessa metodologia, a pessoa pode criar um cronograma para reforçar prazos, oficializar os passos da empresa, esclarecer processos, engajar a organização, os colaboradores, etc.

Para alguns especialistas, esse tipo de estratégia tem o nome de métrica de desempenho e pode ser usada como parâmetro para aumentar a base de clientes, a lucratividade, a produtividade, o volume e outras atividades internas.  

7 – Análise Ambiental

Talvez, essa seja a metodologia mais tendenciosa para os próximos meses ou anos justamente por conta da importância do tema. Ela indica o mercado em um nível macro ambiente, o que pode ser importante antes ou depois da entrada da empresa nele.

O uso dessa estratégia é comum até mesmo para precificar produtos porque os cuidados com os fatores ambientais, culturais, sociais, demográficos, econômicos, psicológicos, entre outros, têm um peso muito acentuado na atual comunidade de consumidores.

Vale a pena fazer um planejamento estratégico na empresa?

A partir das ferramentas acima ficou mais simples entender como fazer um planejamento estratégico na empresa pode trazer vantagens. No entanto, se você ainda tem dúvidas disso, saiba que a sua atuação enquanto gestor e empreendedor deve considerar a boa gestão.

E isso envolve ter uma visão de dentro para fora da empresa, descobrir os principais desafios e objetivos da companhia, além de saber como chegar lá. E é nessa hora que entram as metodologias mencionadas acima, que são exemplos de caminhos para o sucesso empresarial.

Assine nossa newsletter com conteúdo exclusivo.

Este artigo foi útil? Avalie

Média da classificação 4.8 / 5. Número de votos: 6

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Posts relacionados

5 benefícios dos móveis organizadores em aço

Compreendemos o valor da organização para tornar qualquer espaço mais funcional e agradável. Nossos móveis organizadores são projetados com a qualidade do aço, proporcionando durabilidade

E-book: Guia para aumentar a produtividade do seu negócio!

Assine nossa newsletter com conteúdo exclusivo.

@CMB, Inc. 2020.