Infográfico – 5 pontos que contribuem para uma gestão de estoque eficaz!

Atualizado em 19 de novembro de 2021
Por Dougas Kamers
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Processos produtivos: como garantir que eles sejam mais ágeis e rentáveis?

Ao coordenar os processos produtivos da indústria, você sabe que existe uma necessidade contínua de aprimoramento. Isso sem contar os ajustes para que tudo funcione em sincronia e com agilidade.

Entretanto, na prática, essa gestão consome muito tempo e esforço, de tal forma que seguir o fluxo do que vem sendo feito é bastante comum e novos insights acabam sendo deixados de lado.

Pensando nesse assunto e na importância que a atualização dos processos têm no crescimento e rentabilidade da sua indústria, abordamos neste conteúdo alguns pontos que podem contribuir para que você reorganize ou mesmo, coloque em prática do zero, ferramentas, metodologias e ações.

Continue a leitura e entenda como é possível transformar os processos para eles serem mais ágeis e rentáveis!

Os processos produtivos precisam andar de mãos dadas com a inovação

E isso não somos nós que estamos dizendo. Conforme citado no Relatório Investimentos na Indústria 2020-2021, da CNI, 82% das empresas entrevistadas no ano passado, pretendiam investir em 2021. E do total, 35% das empresas iriam colocar no plano de investimentos melhorar o processo produtivo atual.

Por estar inserido e conviver diariamente com o fluxo de produção da sua indústria, você tem clareza da importância que os investimentos nesse setor podem alavancar os resultados, não é mesmo?

A produção é, de certa forma, o coração pulsante do negócio. Todas as áreas merecem atenção e não é nosso foco aqui diminuir o valor e relevância delas, mas reforçar o quanto o foco nesse setor é essencial para uma indústria mais ágil, rentável e produtiva.

E quando falamos de inovação, lembre-se: ela não necessariamente é uma tecnologia, mas se trata de fazer algo novo (uma ideia, produto ou serviço) ou algo já conhecido de uma maneira diferente.

A parte boa é que as empresas, pelo menos de médio e grande porte, já entenderam que inovar na linha de produção é primordial, já que conforme a pesquisa do Instituto FSB Pesquisa, intitulada Inovação na Indústria, 58% dos respondentes gostariam de inovar na linha de produção.

Nesse sentido, sua indústria faz parte desse grupo que dedica investimentos para melhorar os processos produtivos?

Como tornar os processos produtivos mais ágeis e rentáveis?

Assim como vimos logo acima, para inovar você não precisa necessariamente partir de uma ideia que ninguém teve ainda. Porém, na forma de executar um processo produtivo, de uma maneira diferente, mais ágil, por exemplo, é um jeito de inovar.

Diante disso, iremos pontuar algumas sugestões que vão contribuir para que os processos da linha de produção sejam mais produtivos e otimizados. Não iremos trazer inovações, mas com certeza serão insights que você poderá aplicar na sua indústria.

Transforme a tecnologia em sua aliada

O conceito de Indústria 4.0 já traz para a realidade das indústrias a tecnologia como ferramenta para otimizar processos e alavancar a produção e o trabalho. 

A pesquisa realizada pela ABID (Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial) em parceria com a FSB Comunicação, intitulada ABDI: Conectividade e Indústria, levantou que apenas 19% dos entrevistados usam na indústria soluções de Big Data e apenas 10% utilizam Inteligência Artificial.

Diante desta informação, você acredita que o Big Data e a IA não são foco das indústrias por não serem rentáveis a longo prazo?

Na própria pesquisa nós temos a resposta: quanto aos obstáculos enfrentados para inserir soluções de Tecnologia da Informação dentro das indústrias. 72% responderam que o alto custo para implementação dos projetos é uma dificuldade. Já 69% dos entrevistados pontuaram que o obstáculo se encontra na falta de pessoal treinado na empresa.

Ou seja, existe um grande desafio pela frente, mas com certeza essas soluções precisam entrar no radar da sua indústria. Até porque recentemente houve aprovação de um projeto que regulamenta o uso da Inteligência Artificial. É impossível não notar que estamos indo para um caminho cada vez mais tecnológico e conectado.

Mas, antes que pareça apenas bons insights sem fundamentação, a aplicação por negócios do exterior já nos trazem algumas visões do quanto a IA pode transformar os processos, contribuindo para um aumento expressivo na produtividade.

De acordo com conteúdo publicado no site Tevec, a produtividade pode aumentar em até 40% através da influência da Inteligência Artificial. Claro, isso é uma realidade vivida por países do exterior, mas nos mostram que é possível chegar nesse nível.

Então, diante dos dados que apresentamos, vale você analisar internamente o que pode ser feito em direção a inserção de mais soluções de TI na sua indústria. 

Temos a realidade do alto custo e mão de obra ainda a ser desenvolvida, mas pequenos passos podem ser dados em busca dessa evolução com a ajuda da tecnologia.

Analise as paradas das máquinas e equipamentos

 

Pode parecer clichê, mas mapear o tempo médio de paradas do maquinário e a frequência de ocorrência dessas paradas é essencial. Apenas com esses dados em mãos você consegue ter clareza do quanto elas impactam na produção e até mesmo na lucratividade.

Se você conseguir realizar esse controle de forma automatizada, excelente. Caso não seja viável no momento, é válido documentar por motivos a inatividade das máquinas e equipamentos de forma contínua. Assim é possível trabalhar em cima dos pontos mais críticos conforme eles forem acontecendo.

Ao ter esse gerenciamento eficaz, muito pode ser otimizado no processo produtivo, trazendo mais agilidade e produtividade, já que os colaboradores não ficam ociosos por máquinas paradas.

Aplique a metodologia de Manutenção Produtiva Total (TPM)

Conforme citado no site da Citisystems, a Manutenção Produtiva Total (TPM) […] é um método de gestão que identifica as perdas existentes no processo produtivo e administrativo, maximiza a utilização do ativo industrial e garante a geração de produtos de alta qualidade a custos competitivos.

Em resumo, com a aplicação da TPM se obtém processos produtivos mais ágeis sem comprometer ou impactar na qualidade do produto e ainda se garante a rentabilidade. É o que almejamos neste conteúdo, concorda?

Então, vamos esclarecer mais alguns pontos sobre esse método para você conseguir colocá-lo em prática na sua indústria. Sobre o objetivo esperado com a aplicação da Manutenção Produtiva Total é a eliminação das causas das quebras e defeitos de modo que a manutenção seja planejada e programada.

Mas, como inseri-la na rotina? Existem 8 pilares que precisam ser trabalhados, de acordo ainda com a matéria da Citisystems:

  1. A Manutenção Autônoma;
  2. A Manutenção Planejada;
  3. Manutenção da Qualidade;
  4. Melhorias específicas;
  5. Controle Inicial;
  6. Treinamento e Educação;
  7. Segurança, Higiene e Meio Ambiente;
  8. Áreas Administrativas.

Como você pôde perceber, a metodologia da TPM vai muito além da manutenção no setor produtivo, envolvendo inclusive as áreas administrativas.

Por isso, indicamos que você se aprofunde no entendimento dela. Além disso, busque se informar e levar adiante a aplicação da Manutenção Produtiva Total, já que seus impactos positivos vão desde à produtividade, até o financeiro.

E então?

Depois da leitura do conteúdo, o caminho para ter processos produtivos mais ágeis e rentáveis não é simples, mas é possível.

A adoção de tecnologias, a prática e construção de um processo para desenvolvimento da inovação e algumas metodologias ágeis podem ajudar. Principalmente para que a sua indústria não só acompanhe o mercado, mas também consiga mensurar os impactos positivos dessas mudanças.

Se você ficou com alguma dúvida sobre o assunto, entre em contato conosco. Agora, se você quer continuar informado sobre assuntos relacionados, clique abaixo e se inscreva gratuitamente em nossa newsletter.

Assine nossa newsletter com conteúdo exclusivo.

Este artigo foi útil? Avalie

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 7

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Se inscrever
Notificar de

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Posts relacionados

5 benefícios dos móveis organizadores em aço

Compreendemos o valor da organização para tornar qualquer espaço mais funcional e agradável. Nossos móveis organizadores são projetados com a qualidade do aço, proporcionando durabilidade

E-book: Guia para aumentar a produtividade do seu negócio!

Assine nossa newsletter com conteúdo exclusivo.

@CMB, Inc. 2020.