Infográfico – 5 pontos que contribuem para uma gestão de estoque eficaz!

Atualizado em 31 de março de 2022
Por Dougas Kamers
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Quais são as soft skills desejadas em profissionais das indústrias?

Você sabe o que são as soft skills? Estas habilidades vêm sendo cada vez mais procuradas pelas indústrias, e devem ser desenvolvidas pelos profissionais que buscam crescer e evoluir no mercado. 

Pensando nisso, reunimos neste artigo o que você precisa saber sobre elas, suas diferenças para as hard skills, e quais são as principais competências desejadas pelo mercado das indústrias. 

Boa leitura!

Soft skills: entenda o que são estas habilidades

Se você busca se capacitar e desenvolver suas habilidades profissionais, talvez já tenha se deparado com o termo soft skills. O fato é que para continuar relevante e também conectado com a evolução do mercado,  é fundamental buscar o desenvolvimento profissional. 

Entretanto, diante de tantas novidades e mudanças no setor, é normal que você encontre dificuldades para acompanhar tudo. Portanto, é preciso entender o que são estas competências e como focar seus esforços em desenvolvê-las.

Elas são, basicamente, habilidades comportamentais, que não envolvem necessariamente um conhecimento mais técnico ou prático conforme sua área de atuação. Estas habilidades dizem respeito a aspectos como criatividade, conduta, personalidade e seus valores profissionais. 

Soft skills são as habilidades comportamentais que contribuem com a maneira como você realiza seu trabalho.

Mas, por que dedicar sua atenção para isso? Sabemos que no ambiente industrial as competências técnicas são muito valorizadas, já que a produção exige isso. Entretanto, cada vez mais o mercado vem demandando conhecimentos e experiências mais específicas. 

A habilidade de agir rapidamente para solucionar um problema, encontrar soluções de forma criativa, saber lidar com pessoas, entre outras aptidões, pode fazer uma grande diferença nos resultados que você entrega como profissional, e consequentemente, em como é valorizado. 

Qual a diferença entre soft e hard skills?

Quando falamos em soft skills, outro termo que surge é o de hard skills. Tratam-se das habilidades técnicas, das quais já citamos. Ou seja, hard skills são referentes a o que você faz em seu trabalho. Já as habilidades comportamentais que são soft skills dizem respeito à maneira como você realiza o seu trabalho. 

Aqui, o grande ponto de atenção é que elas não são excludentes, e sim complementares uma à outra. É preciso saber como equilibrá-las.

Por que você deve desenvolver estas habilidades?

O crescimento profissional é um objetivo comum entre as pessoas, certo? Da mesma forma que é necessário saber fazer algo muito bem para se destacar no mercado, as habilidades comportamentais também contribuem para esta valorização. 

Pensando especificamente na indústria, as soft skills têm sido cada vez mais exigidas pelas empresas atentas ao conceito de Indústria 5.0, onde os negócios buscam o apoio da tecnologia e automação para aumentar a eficiência e impulsionar o crescimento. 

Neste cenário, pessoas que tenham as soft skills necessárias se destacam, já que estas são qualificações que dependem da interação humana, ao contrário de certas hard skills, que podem ser automatizadas através das novas tecnologias. 

Desta forma, as oportunidades no mercado de trabalho se abrem ainda mais para quem evolui suas habilidades comportamentais.

Com isso em mente, você sabe quais são as competências desejadas pelo setor industrial? Confira a seguir algumas das principais habilidades que você pode desenvolver para se destacar. 

Quais são as soft skills desejadas no setor industrial?

Os gestores e líderes de indústrias têm buscado habilidades específicas em seus colaboradores. Conforme o site Inovação Industrial, entre as principais procuradas estão:

Criatividade

Independente do seu cargo na indústria, desenvolver a criatividade é fundamental. Desde a maneira como você realiza as atividades do dia a dia, até decisões mais estratégicas, a criatividade pode auxiliar a encontrar oportunidades ou solucionar problemas de forma surpreendente.

Autogestão

Uma das habilidades mais valorizadas pelos líderes da Indústria 5.0 é a capacidade de se autogerenciar. Em empresas que buscam uma atuação mais estratégica e proporcionam maior liberdade aos colaboradores, para que trabalhem da melhor maneira possível, ter uma boa autogestão faz toda a diferença. É isso que ajuda você a garantir o desempenho e resultados esperados, portanto, comece a desenvolver sua autogestão agora mesmo.

Inteligência emocional

Profissionais de alta performance costumam desenvolver sua inteligência emocional. Saber lidar de forma saudável com as demandas do ambiente profissional e com os imprevistos ou desafios que acontecem frequentemente no trabalho é essencial para a sua evolução.

Multidisciplinaridade

Cada pessoa se especializa em uma área, mas isso não impede de buscar novos conhecimentos que complementem seu trabalho e tragam uma visão mais ampla da sua atuação. Busque saber mais sobre o seu mercado, outras áreas da indústria e como se integrar com os demais departamentos.

Autoconhecimento

Saber o que te motiva, o que influencia seu desempenho e produtividade, entre outros fatores, também é importante. O autoconhecimento traz uma noção muito melhor de como você pode se desenvolver e melhorar seu trabalho.

Raciocínio rápido

Como você age quando se depara com um problema? A capacidade de agir rápido e encontrar soluções pode ser decisiva para os seus resultados, além de contribuir diretamente para o crescimento da indústria.

Pensamento crítico e analítico

Saber analisar informações com atenção e pensar estrategicamente é outra maneira de evoluir suas habilidades e se destacar profissionalmente. Profissionais que possuem um pensamento crítico se tornam indispensáveis para as organizações.

Empatia

Por fim, podemos citar a empatia como outra competência importante. A capacidade de se colocar no lugar de outras pessoas, principalmente dos seus colegas de trabalho, facilita o trabalho em equipe e a integração dos setores. Além disso, esta habilidade torna o ambiente de trabalho muito mais saudável e até mesmo produtivo. 

Você está preparado para desenvolver suas habilidades?

Apresentamos neste artigo o que são as soft skills, suas diferenças para as hard skills, e porque é importante desenvolver este tipo de habilidade na sua carreira. 

Ainda abordamos as principais competências que o mercado industrial vem exigindo no contexto atual, como a empatia, criatividade, raciocínio rápido e autogestão. 

Esperamos que com este conteúdo você consiga encontrar novas oportunidades de evolução no seu trabalho! 

Para se manter atualizado sobre o seu mercado e adquirir novos conhecimentos, cadastre-se gratuitamente em nossa newsletter:

Assine nossa newsletter com conteúdo exclusivo.

Este artigo foi útil? Avalie

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 6

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Se inscrever
Notificar de

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Posts relacionados

5 benefícios dos móveis organizadores em aço

Compreendemos o valor da organização para tornar qualquer espaço mais funcional e agradável. Nossos móveis organizadores são projetados com a qualidade do aço, proporcionando durabilidade

E-book: Guia para aumentar a produtividade do seu negócio!

Assine nossa newsletter com conteúdo exclusivo.

@CMB, Inc. 2020.