A redução de custos na área de compras é uma estratégia poderosa para as empresas, que pode influenciar nos resultados finais das finanças corporativas. Nesse viés, saiba que o sourcing estratégico se tornou uma das melhores metodologias para se chegar nesse objetivo!
O que é sourcing estratégico
A ideia da estratégia de sourcing tem a ver com um processo que conecta dados e permite a análise de gastos. Nesse conceito, ainda se incluem tópicos como: a pesquisa de mercado, o poder de negociação e a contratação, que é a finalização das compras.
Na prática, o profissional de sourcing é aquele que atua na área de suprimentos e analisa o orçamento total de um valor a ser gasto com produtos e serviços. Para isso, ele passa pelas etapas de mapeamento e entendimento da compra.
A criação do strategic sourcing vem da década de 1980 a partir de Peter Kraljic, Michael Porter e A. T. Kearney. Eles queriam desafiar profissionais da área de compras a pensarem de modo mais estratégico. O resultado foi positivo. Esses nomes referenciam as suas obras, sendo:
- A Matriz de Kraljic,
- As 5 Forças de Porter e
- Os 7 Passos do Strategic Sourcing, do Kearney.
Nas próximas produções vamos mencionar mais detalhes de cada uma dessas teses. Para esse texto, o foco é mostrar como o strategic sourcing pode ajudar na redução de custos na área de compras. Vamos lá!
O sourcing estratégico como facilitador de compras
Em um mundo não muito distante, o uso de planilhas era comum no gerenciamento manual das compras. No entanto, isso poderia levar a lacunas em todo processo, criando entraves e aumentando os riscos de erros.
A partir do processo de digitalização e possibilidades de uso de ferramentas, os riscos passaram a ser diminuídos, além da economia de custos e simplificação dos processos.
Com o foco nas compras, os gerentes e gestores puderam notar a garantia de que os fornecedores começaram a transmitir com base nas expectativas referentes à qualidade, compliance e ao custo dos produtos.
E se é para falar de fornecedor de qualidade, saiba que a CMB é o melhor exemplo!
Por isso, o uso de técnicas mais avançadas tornou possível dar mais autonomia ao setor de compras, focando nas compras que podem ser negociadas e nos fornecedores que exigem mais aproximação, por exemplo.
A importância de aplicar o sourcing estratégico hoje em dia
A lista de benefícios do sourcing estratégico é extensa. Mas, um dos pontos mais interessantes vem com a sigla TCO, isto é, Total Cost Ownership, ou ainda, Custo Total de Aquisição.
Isso quer dizer que mesmo que um produto tenha um preço mais caro em um determinado fornecedor, o TCO indica que ele poderá ficar mais barato se justificar a compra. Como assim? Além do valor de venda, o TCO avalia outros itens, como impostos, frete e gastos no geral.
Outro ponto além desse valor agregado, o sourcing estratégico auxilia em comprar apenas o que é necessário e no momento certo. Se os gestores e analistas podem avaliar a cadeia produtiva e de suprimentos, eles também podem melhorar os processos de compras.
Com esses benefícios, dá para notar como esse conceito permite um crescimento corporativo. A partir da metodologia, dá para tomar decisões mais assertivas e com base em dados. Essa inteligência deve ser analítica e constante para garantir o máximo de retorno.
O sourcing estratégico na prática
Esse método que auxilia na redução de custos da área de compras é composto por 7 passos, importantes para a estruturação das boas práticas. Confira cada um deles!
1 – Os parâmetros
O primeiro passo do sourcing estratégico tem a ver com o organizar os parâmetros de compras. Ou seja, tem relação direta com a organização e envolve toda a equipe. Logo, é preciso criar uma estratégia de compra de mercadorias e produtos mais inteligente.
2 – As categorias
O próximo passo tem a ver com a avaliação de cada categoria. Aqui, a gente sai da organização e começa a aplicar a estratégica. Assim, o processo operacional é mapeado e se faz a coleta de dados, especificações técnicas, históricos de preços, indicadores, etc.
3 – O mercado
Mais uma das etapas do sourcing estratégico tem a ver com a avaliação do mercado fornecedor. Nessa hora, acontecem novas pesquisas, mas agora com foco nos players do mercado e pensando em tudo o que eles podem oferecer. Aqui entra o TCO.
4 – O fornecimento
O quarto passo é planejar, com base nos dados, uma matriz estratégica de compras. Ou seja, é a partir daqui que a prática acontece a partir dos dados e benchmarking coletados. Esse é o ponto mais importante que vai ajudar o gestor e evitar os erros nas compras futuras.
5 – A cotação
Apesar de lá em cima ter o TCO para estudar além do preço do produto, agora é hora de cotar. E esse tipo de cotação mais intensa e baseada em dados passa pelo RFP (Request for Proposal), que é uma ferramenta que permite um orçamento bem mais completo em vários cenários.
6 – As negociações
Já perto do fim desse passo a passo do sourcing estratégico vem as negociações com os fornecedores. As boas práticas do método recomendam a criação de roteiros para negociar melhor, seja em rodadas de negociação ou leilões reverso.
7 – Os acordos
O último passo é sobre a implantação de acordos. É nesse momento que vem a parte burocrática, ainda assim importante. Indica o término do processo de compras. Mas, lembrando que o sourcing strategic nunca acaba e servirá de base para as novas necessidades da empresa.
Vale a pena usar o sourcing estratégico na minha empresa?
Se você fez essa pergunta, saiba que a resposta é totalmente positiva. Ainda que de maneira resumida, os passos do método mencionados acima mostram como é possível direcionar o time de compras para um ponto de equilíbrio que envolve qualidade e custo.
Logo, a empresa consegue maximizar o valor dos resultados, a partir da escolha de fornecedores qualificados. É por isso que hoje em dia o sourcing estratégico é uma ferramenta crucial para a área de compras de todas as empresas.
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