Infográfico – 5 pontos que contribuem para uma gestão de estoque eficaz!

Sourcing Estratégico
Atualizado em 31 de março de 2022
Por Dougas Kamers
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Sourcing Estratégico – 7 passos para reduzir custos na área de compras

A redução de custos na área de compras é uma estratégia poderosa para as empresas, que pode influenciar nos resultados finais das finanças corporativas. Nesse viés, saiba que o sourcing estratégico se tornou uma das melhores metodologias para se chegar nesse objetivo! 

O que é sourcing estratégico

A ideia da estratégia de sourcing tem a ver com um processo que conecta dados e permite a análise de gastos. Nesse conceito, ainda se incluem tópicos como: a pesquisa de mercado, o poder de negociação e a contratação, que é a finalização das compras.

Na prática, o profissional de sourcing é aquele que atua na área de suprimentos e analisa o orçamento total de um valor a ser gasto com produtos e serviços. Para isso, ele passa pelas etapas de mapeamento e entendimento da compra.

A criação do strategic sourcing vem da década de 1980 a partir de Peter Kraljic, Michael Porter e A. T. Kearney. Eles queriam desafiar profissionais da área de compras a pensarem de modo mais estratégico. O resultado foi positivo. Esses nomes referenciam as suas obras, sendo:

  • A Matriz de Kraljic,
  • As 5 Forças de Porter e
  • Os 7 Passos do Strategic Sourcing, do Kearney.

Nas próximas produções vamos mencionar mais detalhes de cada uma dessas teses. Para esse texto, o foco é mostrar como o strategic sourcing pode ajudar na redução de custos na área de compras. Vamos lá!

O sourcing estratégico como facilitador de compras

Em um mundo não muito distante, o uso de planilhas era comum no gerenciamento manual das compras. No entanto, isso poderia levar a lacunas em todo processo, criando entraves e aumentando os riscos de erros.

A partir do processo de digitalização e possibilidades de uso de ferramentas, os riscos passaram a ser diminuídos, além da economia de custos e simplificação dos processos.

Com o foco nas compras, os gerentes e gestores puderam notar a garantia de que os fornecedores começaram a transmitir com base nas expectativas referentes à qualidade, compliance e ao custo dos produtos.

E se é para falar de fornecedor de qualidade, saiba que a CMB é o melhor exemplo!

Sourcing Estratégico

Por isso, o uso de técnicas mais avançadas tornou possível dar mais autonomia ao setor de compras, focando nas compras que podem ser negociadas e nos fornecedores que exigem mais aproximação, por exemplo.

A importância de aplicar o sourcing estratégico hoje em dia

A lista de benefícios do sourcing estratégico é extensa. Mas, um dos pontos mais interessantes vem com a sigla TCO, isto é, Total Cost Ownership, ou ainda, Custo Total de Aquisição.

Isso quer dizer que mesmo que um produto tenha um preço mais caro em um determinado fornecedor, o TCO indica que ele poderá ficar mais barato se justificar a compra. Como assim? Além do valor de venda, o TCO avalia outros itens, como impostos, frete e gastos no geral.

Outro ponto além desse valor agregado, o sourcing estratégico auxilia em comprar apenas o que é necessário e no momento certo. Se os gestores e analistas podem avaliar a cadeia produtiva e de suprimentos, eles também podem melhorar os processos de compras.

Com esses benefícios, dá para notar como esse conceito permite um crescimento corporativo. A partir da metodologia, dá para tomar decisões mais assertivas e com base em dados. Essa inteligência deve ser analítica e constante para garantir o máximo de retorno.

O sourcing estratégico na prática

Esse método que auxilia na redução de custos da área de compras é composto por 7 passos, importantes para a estruturação das boas práticas. Confira cada um deles!

1 – Os parâmetros

O primeiro passo do sourcing estratégico tem a ver com o organizar os parâmetros de compras. Ou seja, tem relação direta com a organização e envolve toda a equipe. Logo, é preciso criar uma estratégia de compra de mercadorias e produtos mais inteligente.

2 – As categorias

O próximo passo tem a ver com a avaliação de cada categoria. Aqui, a gente sai da organização e começa a aplicar a estratégica. Assim, o processo operacional é mapeado e se faz a coleta de dados, especificações técnicas, históricos de preços, indicadores, etc.

3 – O mercado

Mais uma das etapas do sourcing estratégico tem a ver com a avaliação do mercado fornecedor. Nessa hora, acontecem novas pesquisas, mas agora com foco nos players do mercado e pensando em tudo o que eles podem oferecer. Aqui entra o TCO.

4 – O fornecimento

O quarto passo é planejar, com base nos dados, uma matriz estratégica de compras. Ou seja, é a partir daqui que a prática acontece a partir dos dados e benchmarking coletados. Esse é o ponto mais importante que vai ajudar o gestor e evitar os erros nas compras futuras.

5 – A cotação

Apesar de lá em cima ter o TCO para estudar além do preço do produto, agora é hora de cotar. E esse tipo de cotação mais intensa e baseada em dados passa pelo RFP (Request for Proposal), que é uma ferramenta que permite um orçamento bem mais completo em vários cenários.

6 – As negociações

Já perto do fim desse passo a passo do sourcing estratégico vem as negociações com os fornecedores. As boas práticas do método recomendam a criação de roteiros para negociar melhor, seja em rodadas de negociação ou leilões reverso.

7 – Os acordos

O último passo é sobre a implantação de acordos. É nesse momento que vem a parte burocrática, ainda assim importante. Indica o término do processo de compras. Mas, lembrando que o sourcing strategic nunca acaba e servirá de base para as novas necessidades da empresa.

Vale a pena usar o sourcing estratégico na minha empresa?

Se você fez essa pergunta, saiba que a resposta é totalmente positiva. Ainda que de maneira resumida, os passos do método mencionados acima mostram como é possível direcionar o time de compras para um ponto de equilíbrio que envolve qualidade e custo.

Logo, a empresa consegue maximizar o valor dos resultados, a partir da escolha de fornecedores qualificados. É por isso que hoje em dia o sourcing estratégico é uma ferramenta crucial para a área de compras de todas as empresas.

Para quem gostou do conteúdo, considere que existem outros informativos e materiais gratuitos no nosso blog com esse mesmo viés. Acesse e leia.

Assine nossa newsletter com conteúdo exclusivo.

Este artigo foi útil? Avalie

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 5

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Posts relacionados

trocar os móveis da oficina

Quando trocar os móveis da oficina?

Você sabia que o ato de trocar os móveis da oficina pode mudar completamente a visão que seus clientes tem do seu estabelecimento? Oferecer uma

Bancada de Oficina: Como Escolher

Bancada de Oficina: Como Escolher?

Uma boa bancada de oficina é algo indispensável para um dia a dia de trabalho seguro, confortável e com maior eficiência. Apesar de a escolha

principais móveis para oficina mecânica

Principais móveis para oficina mecânica

Se você é mecânico e está montando seu negócio, precisa saber que móveis para oficina mecânica são essenciais! Muitos empresários pensam que apenas mão de

E-book: Guia para aumentar a produtividade do seu negócio!

Assine nossa newsletter com conteúdo exclusivo.

@CMB, Inc. 2020.