Infográfico – 5 pontos que contribuem para uma gestão de estoque eficaz!

Spend Analysis
Atualizado em 31 de março de 2022
Por Dougas Kamers
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Spend Analysis – passo a passo para fazer análises de gastos na empresa

O gestor de compras ou de suprimentos é responsável por essa área da empresa. No entanto, o papel dele não é apenas “comprar”. Isso até poderia ser no passado, mas hoje não. Abaixo, conheça a spend analysis, a forma mais inteligente de fazer compras empresariais hoje em dia.  

Para uma melhor leitura, saiba que abaixo você vai encontrar os seguintes tópicos:

  • O que é spend analysis
  • Como fazer spend analysis
  • As vantagens do spend analysis
  • O que fazer depois do spend analysis

A se considerar o fato de que a área de compras e suprimentos pode ser aquele detalhe que faltava para que a sua empresa possa gerar mais resultado, seja por uma redução de custos inteligente ou por fazer melhores escolhas na hora de comprar.

O que é spend analysis

Em uma tradução mais simples, a gente tem o conceito de spend analysis definido como “análise de gastos”. Logo, é uma prática que é usada em áreas de compras e suprimentos visando a avaliação de gastos dentro da empresa.

Então, qual é o objetivo do spend analysis? Encontrar respostas para um possível aumento de eficiência no setor, a partir de um melhor relacionamento com fornecedores, por exemplo. No entanto, essa análise de gastos nas compras é um processo que envolve muito mais.

Isso porque a partir da coleta desses dados é possível classificar eles e avaliar os variados pontos sobre a importância, relevância e possibilidades de cortes ou reduções. Se antes esse tipo de avaliação não era tão comum, hoje é vista como forma de identificar oportunidades!

Se você ficou com alguma dúvida sobre essa questão de “usar métricas no setor de compras”, leve em conta que já fizemos um material que menciona as vantagens de usar o sourcing estratégico nas compras. Veja um trecho da matéria que fizemos e você pode ler aqui.

“O sourcing estratégico mostra como é possível direcionar o time de compras para um ponto de equilíbrio que envolve a qualidade e o custo”.

Como fazer spend analysis

Spend Analysis

As empresas de todos os portes e setores podem fazer essa análise de gastos de maneira simples ou usando métodos conhecidos. De qualquer maneira, leve em conta que o spend analysis passa por alguns detalhes imprescindíveis em todas as situações. Veja essas etapas.

A identificação dos gastos

Em primeiro momento, fazer o levantamento dos gastos se torna essencial para que se consiga chegar até a identificação deles. Logo, não tem como começar de outra forma. Inclusive, apenas com esse passo já será possível notar que existem gastos excessivos na empresa.

Depois disso, vale a pena dividir os custos em categorias. Assim, podemos ver os gastos negociáveis, que podem ser alterados (como a compra de suprimentos para a empresa), além dos inegociáveis, que não são alterados (como os impostos).

A validação dos gastos

A próxima etapa é sobre reunir as informações importantes sobre os gastos que foram listados no tópico anterior. Mas, o que seria fazer essa validação dos dados? É ajustar os números e não deixar falhas nessa parte do processo contábil.

Por exemplo, se é preciso fazer a contabilidade ou conversão de moedas estrangeiras, essa é a hora. O grande objetivo desse passo é o de não deixar passar nenhum custo que precisa ser considerado na empresa – nenhum mesmo.

A separação dos gastos em grupos

No primeiro passo falamos sobre separar os gastos, mas entre os negócios e os que não são negociáveis. Agora, a ideia é outra: separar em grupos. Assim, nessa etapa, a ideia é tornar a avaliação dos dados mais visível, inclusive, porque eles podem vir de um mesmo fornecedor.

Esse tipo de categorização vai gerar aquela ideia de “visão clara” para saber para onde o dinheiro da empresa está indo. Ou melhor, onde ele está sendo investido! De maneira comum, as empresas que fazem o spend analysis usam de 3 a 6 categorias para validar as compras.

A análise dos gastos da empresa

O último passo nada mais do que a parte analítica do spend analysis. Assim sendo, a ideia é levar em conta o que pode ser reduzido, cortado ou otimizado em termos de custos. Só que aqui vale a atenção para um detalhe importantíssimo: o custo-benefício.

Lembra que na parte de cima do texto falamos sobre oportunidades de negócios em compras? Pois é: a ideia não é apenas a de estudar os fornecedores e comprar o que é mais barato. Mas, sim validar o custo-benefício, isto é, unir a qualidade dos produtos com os custos deles.

As vantagens do spend analysis

Quando se considera o que é spend analysis fica mais fácil entender que a partir de dados confiáveis dá para melhorar processos, tomar melhores decisões e até mesmo criar estratégias que visam a economia dos gastos da empresa no curto e no longo prazo.

Para todo o setor de compras, isso é fundamental porque permite que gestores e diretores possam usufruir dos orçamentos disponíveis de maneira mais inteligente. Inclusive, valorizando o capital da empresa.

Em suma, ao fazer o spend analysis da empresa é possível descobrir, a partir do histórico de compras, o que será comprado, quando isso vai acontecer, onde, com qual objetivo e custos.

O que fazer depois do spend analysis

Após essa análise de gastos na empresa, o que é o que os responsáveis pelo setor de compras devem fazer? A verdade é que o processo não termina com um gráfico expondo todo histórico de compras passadas e o orçamento para as novas compras.

Na verdade, a partir disso vem a parte mais prática, que envolve a compra dos suprimentos e produtos. Nessa hora, ao se ter os itens e as quantidades que serão adquiridas, vem a pergunta sobre os fornecedores. Afinal, de quem a empresa vai comprar?

Já fizemos um texto que fala sobre o que um gestor de compras tem que avaliar em um fornecedor. E isso explica porque hoje em dia somos uma das maiores empresas fornecedoras de móveis organizadores do país.

O comprometimento com o cliente, a qualidade dos produtos e a história de atuação no mercado fazem da nossa marca uma referência. 

Agora que você sabe fazer a spend analysis, conheça os nossos produtos e faça escolhas inteligentes na quando for realizar as próximas compras empresariais.

Spend Analysis

Assine nossa newsletter com conteúdo exclusivo.

Este artigo foi útil? Avalie

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 6

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Se inscrever
Notificar de

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Posts relacionados

5 benefícios dos móveis organizadores em aço

Compreendemos o valor da organização para tornar qualquer espaço mais funcional e agradável. Nossos móveis organizadores são projetados com a qualidade do aço, proporcionando durabilidade

E-book: Guia para aumentar a produtividade do seu negócio!

Assine nossa newsletter com conteúdo exclusivo.

@CMB, Inc. 2020.