O conceito de gestão por resultados vem do inglês Management by Objectives (MBO) ou Management by Results (MBR) e é uma metodologia de administração de equipes e controle de processos que visa o cumprimento de metas da empresa.
Mas, no que ela foca? Basicamente no atingimento de metas, priorizando os resultados em todas as ações de todos profissionais que nele atuam, objetivando a elevação do desempenho organizacional.
Quando uma empresa aplica a gestão por resultados os resultados são a referência-chave para todo o processo de sua gestão e, também:
- Todos são responsáveis pelos resultados obtidos e não obtidos (oportunidades perdidas);
- Todas as unidades de negócio devem ser integradas a caminharem juntas para os mesmos resultados, cada uma contribuindo com as suas atribuições;
- A ênfase não está nos processos e procedimentos, e sim nos resultados obtidos.
A essência da gestão por resultados é a definição dos objetivos, a escolha das ações e a tomada de decisão de forma participativa, ou seja, as lideranças e seus liderados, dentro do planejamento estratégico, definem em conjunto.
De acordo com Peter Drucker, a gestão por resultados consiste nas seguintes etapas:
1 – Revisão dos objetivos organizacionais
Os gestores devem ter uma visão clara dos objetivos macros, conhecer o planejamento estratégico e as ambições da empresa.
2 – Definição dos objetivos dos colaboradores
Gestores e seus liderados devem se reunir para firmar acordos sobre os objetivos e os resultados esperados com seu trabalho. Eles também estabelecem um prazo para a apresentação destes resultados e avaliação do desempenho.
3 – Monitoramento do processo
De tempos em tempos, antes da finalização do prazo acordado, gestores e liderados se reúnem para verificar se os objetivos estão sendo alcançados.
4 – Avaliação de desempenho
No final do período de funcionamento normal, o desempenho do trabalhador é julgado de acordo com o atingimento ou não dos objetivos.
5 – Recompensa
Na última etapa do ciclo, os colaboradores recebem recompensas pelos resultados obtidos.
Vantagens: Motivação dos colaboradores, melhorias na comunicação e coordenação, mais clareza de objetivos e melhorias na produtividade.
Sugerimos a leitura deste material do Sebrae que está bem completo sobre o tema:
Fontes: Ministério do Transporte; The Practice of Management – Peter Drucker.