Conheça a nova linha CBM PRO Saiba mais
Como escolher um nome para sua oficina mecânica

Parece algo trivial, mas muitas vezes os donos de oficinas ficam perdidos ao escolher um nome para ela. No passado, essa definição até poderia ser mais fácil, mas a competitividade dos tempos atuais pede por um nome para oficina mecânica que seja de impacto. São eles que ajudam na fidelização do público e criam uma identidade especial ao negócio.

Para ajudar na criação de um nome para sua oficina que seja adequado ao seu público e que mostre a personalidade dos seus donos, vamos oferecer algumas dicas simples, que são empregadas, inclusive, em diversos outros segmentos.

 

Use o Brainstorm para abrir a criatividade na hora de escolher o nome da oficina

Partindo do princípio que você sabe como começar uma oficina mecânica – e caso ainda não saiba, pode conferir alguns detalhes aqui  -, definir o nome da oficina pode ser algo bem complicado. Ainda mais quando não se tem uma ideia clara.

Nesses momentos, explore a criatividade de forma solta. Defina alguns nomes, desde aqueles nos quais acredita que combinem com o público-alvo, aos nomes mais aleatórios e incomuns possíveis. Assim, você cria um Brainstorm e, a partir dele, fica mais fácil filtrar as alternativas até chegar ao nome definitivo.

Depois de colocar a criatividade para funcionar, é hora de pensar no público em si.

 

Não use nomes aleatórios: pense nos clientes que deseja conquistar para sua oficina

Ao remeter as oficinas do passado, é comum pensar que, antigamente, não havia preocupação quanto ao tipo de público-alvo para as oficinas mecânicas. Afinal, qualquer pessoa que tenha um carro e precisa de um local próximo a sua casa vai procurá-lo, certo? Errado. Como já deve ser bem visível, os negócios não funcionam mais assim. É preciso cativar sempre.

Uma boa pesquisa de mercado vai ajudá-lo a definir quem serão os motoristas mais frequentes em sua oficina mecânica. Detalhes como a faixa etária, gênero e quais os tipos de reparos mais procurados na região são bons indicativos para definir o nome da oficina ou mesmo qual será a abordagem, o enfoque da mesma.

Quando estes detalhes são considerados, a escolha do nome fica mais evidente para os clientes e eles atendem de acordo. Para não vacilar neste último momento, aqui vão mais algumas dicas.

Outras dicas para definir um nome para oficina mecânica

  • Busque um nome simples e pequeno – Não é preciso ir muito longe quando se trata de oficinas mecânicas, mas o nome também não deve ser genérico. O segredo é ter algo simples e de fácil memorização por parte do público. Duas palavras são mais do que suficientes.
  • Confirme se o nome não existe em outros lugares – Além de evitar problemas com plágio, verificar se o nome fantasia idealizado já não existe em outros lugares ajuda a criar uma identidade ainda mais pessoal. Portanto, antes de definir o nome final, procure na internet ou nas juntas comerciais locais o nome em questão.
  • Pense no futuro ao definir o nome da oficina – Não escolha o nome da oficina mecânica pensando no bairro ou região local. Por mais que muitas oficinas de fato sigam essa tendência, isso impede a expansão da marca para outras regiões caso o negócio aumente em faturamento.

 

Ao pensar nesses detalhes, definir um nome para sua oficina mecânica fica um pouco mais fácil. Mesmo que pareça o contrário, a restrição torna a escolha final mais evidente. Caso ainda tenha dúvidas, não deixe de comentar abaixo quais nomes você considera interessante para sua oficina.

 

Até a próxima!

Link para artigo sobre como abrir uma oficina mecânica.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

X

Produto adicionado ao carrinho

  • Nenhum produto na lista

  • 1