Conheça a nova linha CBM PRO Saiba mais
armario-industrial/arm-001-4-prateleiras-regulaveis-portas-aco
Como fazer a gestão de estoque e evitar desperdícios

A gestão de estoque é o procedimento adotado por empresas para registrar, fiscalizar e gerir a entrada e saída de mercadorias. Uma gestão de estoque eficiente está entre as funções mais básicas e define o sucesso de um negócio.

PLANEJAMENTO

Planeje as suas compras e organize-se de acordo com a demanda e sazonalidade de cada produto. Procure sempre levar em conta o prazo no seu planejamento da gestão de estoque.

Compras feitas de forma arbitrária ou urgente desequilibram a gestão, então evite improvisar, mas tenha na manga estratégias rápidas para poder agir com firmeza.

CONTABILIZE O INVENTÁRIO

Em uma gestão de estoque eficiente é indispensável contabilizar corretamente a quantidade de cada produto.

Para isso, é preciso a indicação e treinamento de profissionais que serão os responsáveis por essa tarefa, organizando e identificando os itens estocados.

Usar a própria equipe do almoxarifado para fazer um inventário rotativo é uma boa dica.

REGISTRE OS CONTROLES

O registro dos controles devem ser feitos rigorosamente. Se o volume de dados for muito alto, deverá ser usado um software de gestão de estoque, para que os erros seja minimizados.

FAÇA PREVISÃO DE DEMANDA

Uma boa administração das demandas é fundamental para uma gestão de estoque eficiente. Quando negligenciada, prejuízos desnecessários ocorrem, podendo haver perda de vendas e de oportunidades. Assim, analise periodicamente as demandas para que possa haver recálculo, se necessário.

LIMPEZA DO ESTOQUE

De tempos em tempos, é preciso limpar o estoque, seja fazendo uma promoção, criando combos, reciclando ou mesmo jogando fora. Com o espaço liberado em um saneamento de estoques, você poderá fazer um dinheiro extra com as promoções criadas.

ORGANIZAÇÃO

Gerir bem o estoque significa ter muita organização. O investimento em itens funcionais que facilitam a organização é fundamental.

A CMB apresenta em seu catálogo diversos produtos visando uma melhor organização e otimização do espaço, incluindo armários, baús, caixas para ferramentas, gaveteiros, entre muitos outros.

MODELO DE REPOSIÇÃO

A escolha de um bom modelo de reposição é primordial. Para itens de maior valor agregado, utiliza-se a reposição contínua, na qual os pedidos são gerados no momento em que o estoque alcança o ponto de reposição.

O modelo de reposição periódica é feito com agendamento prévio e usado para itens de menor valor.

Fazer uma gestão de estoque eficiente é um dos passos mais básicos para obter sucesso.

Até a próxima.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

X

Produto adicionado ao carrinho

  • Nenhum produto na lista

  • 1