Conheça a nova linha CBM PRO Saiba mais
Indústria 4.0: metalúrgicos pensam sobre o trabalho do futuro

A indústria 4.0 vem usando a tecnologia cada vez mais a seu favor. Ela integra tecnologias de ponta, robótica, inteligência artificial e está transformando digitalmente o mundo ao nosso redor.

Essa evolução adota um novo processo de produção feito por robôs, impressoras 3D e outras máquinas computadorizadas de alta tecnologia e que se comunicam entre si.

A indústria brasileira foi um dos setores que mais foram atingidos pela crise econômica e agora também se encontra diante de mais um desafio: se adaptar à chegada da indústria 4.0.

 

SITUAÇÃO NO BRASIL

Enquanto diversos outros países investem em inovação tecnológica, o Brasil não tanto. Para Mário Sérgio Salerno, professor da Escola Politécnica da USP, a indústria brasileira está defasada para implementar a indústria 4.0 e precisa se atualizar.

Para o professor, a indústria metalúrgica está tentando superar a forte crise, em vez de aumentar a capacidade produtiva ou implementar novos processos. Por isso, mudanças a curto prazo são difíceis.

Segundo Mario Sérgio, o Brasil não tem políticas públicas claras nem articuladas sobre esse novo processo de produção, assim como países como Alemanha, Estados Unidos e China que lideram o segmento. Para que a indústria 4.0 seja possível, é necessário um grau de subsídio e coordenação governamental muito forte.

 

CARRO ELÉTRICO

carro eletrico industria 4.0

Ao que tudo indica, e diferente do que muitos pensavam dentro da indústria metalúrgica, o carro elétrico chegará antes do que o carro híbrido. Países como França, Alemanha, Inglater­ra, China e Estados Unidos apontam nesse sentido.

O principal motivo para isso é atingir as metas de redução de emissão de gás carbônico e a independência de matriz energética de outros países. O motor elétrico também é muito mais simples. Porém as baterias existentes hoje no mercado ainda são caras e pesadas.

 

EMPODERAMENTO DOS FUNCIONÁRIOS

emponderamento dos funcionarios industria 4.0

A adoção de processos da indústria 4.0 também significa melhoria, transformação, maior autonomia para os funcionários e, assim, maior produtividade.

A Sandvik Coromant, uma fabricante sueca de máquinas e ferramentas para a indústria metalúrgica global, digitalizou anos de conhecimento sobre seus produtos em uma plataforma que pode ser acessada por qualquer funcionário.

Quando um cliente tem um problema com sua máquina, cada técnico de suporte é um especialista instantâneo que pode fornecer conselhos de alta qualidade.

Assim, os funcionários gastam menos tempo diagnosticando o problema e sobra mais tempo para a resolução do mesmo.

 

COLABORATIVISMO

colaborativismo industria 4.0

Quanto mais indústrias aderirem ao poder colaborativo da Indústria 4.0, mais fácil será alinhar esforços para criar ecossistemas digitais e sistemas inteligentes conectados que impulsionam a eficiência, produtividade e inovação dos negócios.

A Indústria 4.0 está transformando a indústria metalúrgica. É preciso se atualizar e começar a implantação de processos que sejam mais rentáveis, produtivos, tecnológicos e sustentáveis. Contudo para isso a indústria precisa de suporte de todos os lados, especialmente do governo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

X

Produto adicionado ao carrinho

  • Nenhum produto na lista

  • 1