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Oficina mecânica: Como fidelizar seus clientes

A não ser que seja um amigo de longa data, que gosta de jogar conversa fora, nenhum cliente se sentirá feliz de verdade por ter que visitar a sua oficina. É por este motivo que os donos de oficinas mecânicas têm tanta dificuldade quando se deparam com a questão de como fidelizar seus clientes.

Por este motivo, preparamos algumas dica especiais que, com certeza, deixarão as coisas mais claras para que você realize esta tarefa e conquiste a preferência da sua clientela.

 

Trate o seu cliente de maneira única

O seu negócio depende da satisfação dos seus clientes. Se o serviço e o atendimento forem bons o suficiente, dificilmente você passará por períodos de aperto. Sendo assim, coloque-se no lugar de quem buscou a sua oficina e ofereça a melhor assistência possível.

Verifique a possibilidade de criar uma espécie de sala para recepcionar o freguês. Nela, ofereça alguma bebida (como água, chá, café), disponibilize uma televisão, jornais, revistas e internet com Wi-fi. E para que os pais possam resolver os problemas com o carro sem preocupação, monte uma pequena área infantil, com uma mesa, cadeirinhas, brinquedos, papéis e lápis de cor.

 

Mostre à sua equipe qual a importância de atender o seus clientes de maneira única

A sua equipe está diretamente ligada ao bom atendimento dos seus clientes. No entanto, há um certo despreparo desses profissionais com relação ao tema em questão. Por este motivo, o primeiro passo para melhorar o serviço é conscientizar a sua equipe.

Mostre a cada funcionário que é o cliente que mantém a oficina funcionando e que é preciso atendê-los bem para que eles continuem voltando.

 

Seja claro e objetivo

Mesmo que não consiga entender o que está sendo dito, ninguém gosta de ser tratado como um ignorante, não é mesmo? Ao relatar os problemas encontrados, procure ser transparente com o cliente. Não faça rodeios, nem tente enganá-lo e explique de maneira clara cada justificativa para os gastos que ele terá com o veículo.

 

Seja proativo

Ser proativo não tem nada a ver com inventar serviços. Tem a ver com fazer além do esperado, se antecipar com relação aos futuros problemas. No entanto, as más práticas realizadas no mercado têm feito com que os consumidores apresentem certa desconfiança com relação a serviços mecânicos que não estavam previstos no início do atendimento.

Uma forma de quebrar essa resistência é apenas informar o cliente acerca dos problemas proeminentes e deixar um telefone de contato e e-mail para que ele retorne caso o elemento informado apresente danos futuros.

 

Pense em estratégias promocionais

Com relação a proatividade do item anterior, você pode oferecer descontos nos serviços adicionais, para que o cliente não se sinta prejudicado. Também é possível ressaltar aos clientes a importância de realizar a manutenção preventiva, para evitar danos mais sérios aos veículos.

No período de férias ou de feriados, por exemplo, é possível realizar promoções que atraiam clientes para a revisão. Além disso, que tal oferecer um cartão fidelidade para que, depois de um determinado número de visitas, os seus fregueses tenham direito a um serviço gratuito?

 

Pratique o overdelivering

 

Overdelivering pode ser traduzido como “entrega a mais” e é exatamente isso que significa: entregar para o consumidor alguma coisa a mais do que ele espera. Em uma oficina mecânica, essa prática pode trazer inúmero benefícios, mas o principal é que ela não gera custos, pois o overdelivering consiste em prometer menos do que você pode entregar.

Em vez de entregar no prazo combinado, por exemplo, calcule o tempo estimado para o serviço e entregue-o antes. Também é possível guardar para si as surpresas, descontos e brindes e só deixar que o cliente tome conhecimento sobre eles na hora da entrega, como uma surpresa.

No entanto, antes de iniciar essa prática, certifique-se de que não está oferecendo mais do que pode em seu orçamento financeiro, está bem?

 

Esperamos que com essas dicas você já tenha uma ideia melhor de como fidelizar seus clientes e, com isso, garanta a realização de bons negócios.

Até a próxima!

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