Conheça a nova linha CBM PRO Saiba mais
Impacto da transformação digital no desenvolvimento da indústria

As tecnologias digitais estão mudando a cara dos negócios. E essa mudança está acelerando o ritmo da transformação digital no desenvolvimento da indústria.

 

O QUE É TRANSFORMAÇÃO DIGITAL

transformação digital

A transformação digital é um processo em que as empresas utilizam da tecnologia para melhorar o desempenho da organização, aumentar o alcance da marca e garantir resultados mais expressivos.

É uma mudança organizacional estratégica e detalhadamente planejada.

 

O QUE ELA ENVOLVE

A transformação digital envolve a reestruturação de processos e a absorção de uma cultura digital, voltada para gerar ganhos de produtividade. Isso se dá de várias formas, como por exemplo:

  • Melhoria da experiência do cliente
  • Novas formas de comercializar produtos e prestar serviços
  • Otimização da cadeia de processos
  • Auxílio na tomada de decisões estratégicas
  • Personalização e melhorias no atendimento
  • Empoderamento dos funcionários

 

AS INDÚSTRIAS E A TRANSFORMAÇÃO DIGITAL

transformação digital

Essas modificações que vem ocorrendo no modo de fazer e pensar os negócios, transformam o modelo de desenvolvimento das indústrias e, consequentemente, dos países, afetando toda a estrutura produtiva ao redor do mundo.

As novidades constantes do mercado tecnológico tem potencial de produzir uma nova revolução industrial, e as empresas deverão se readequar e reaprender como funcionar nesse novo modelo.

O Harvard Business Review Analytics Services entrevistou 335 empresas ao redor do mundo no início de 2017 sobre as transformações digitais. O resultado foi o relatório global “Operacionalização da Transformação Digital: Novos Insights para Fazer a Transformação Digital Funcionar” (livremente traduzido de: Operationalizing Digital Transformation: New Insights Into Making Digital Transformation Work).

Esse relatório concluiu que:

 

  • 43% das empresas estão investindo forte em novas tecnologias e são as líderes na á

 

  • 73% das organizações líderes na transformação digital aumentaram as vendas. 68% delas afirmaram que sua rentabilidade também aumentou, ou seja, o custo também

 

  • Quase 40% das empresas disseram se sentir ameaçadas pelas concorrentes, com medo de novas tecnologias.

 

  • Mais de 80% dos entrevistados falaram que o maior risco da digitalização é não mudar junto com ela.

 

  • O atendimento ao cliente tem sido o setor de maior investimento.

 

Dessa forma, a transformação digital afeta o treinamento, os processos internos e a relação com os clientes. Ao mesmo tempo permite a criação de novos modelos de negócio e cria oportunidades únicas.

As organizações precisam evoluir para abordar a mudança do cenário empresarial. A transformação digital tem o poder de acelerar as atividades, processos, competências e modelos de negócios para aproveitar as mudanças e oportunidades das tecnologias e seu impacto de forma estratégica e prioritária.

Na verdade, podemos dizer que a transformação digital é a transformação do negócio.

 

CONCLUSÃO

transformação digital

A transformação digital é o desafio final no gerenciamento de mudanças. Impacta não apenas as estruturas da indústria e o posicionamento estratégico, mas afeta todos os níveis de uma organização e até mesmo a sua cadeia de suprimentos.

Os líderes empresariais devem constantemente desafiar suas organizações para que essa mudança possa resultar em ganhos de produtividade e vantagem competitiva significativa, ao mesmo tempo em que oferece um experiência incrível ao cliente.

 

Sua empresa já está encarando de frente os desafios da transformação digital? Deixe seu comentário sobre o assunto e até a próxima.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

X

Produto adicionado ao carrinho

  • Nenhum produto na lista

  • 1