Infográfico – 5 pontos que contribuem para uma gestão de estoque eficaz!

conceito-manufatura-enxuta
Atualizado em 31 de março de 2022
Por Dougas Kamers
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

3 aplicações simples para aumentar a produtividade da empresa a partir da manufatura enxuta

A manufatura enxuta é um termo que voltou a ganhar força nas indústrias. E é muito fácil entender o motivo: aumento da produtividade em toda empresa, inclusive, na sua. Mas, quais são os princípios dessa gestão e como aplicar a metodologia no dia a dia? Descubra!

O texto abaixo, vai ajudar você a entender como funciona o Sistema Toyota de Produção, foi dividido nos seguintes tópicos:

  • O que é Manufatura Enxuta
  • Os princípios da Manufatura Enxuta
  • Como aplicar o lean manufacturing na prática
  • Vale a pena aplicar os conceitos da manufatura enxuta?

Para quem está curioso em saber mais sobre essa gestão que ultrapassa décadas, considere que entre os objetivos estão: redução dos desperdícios, maior qualidade nos produtos, diminuição do tempo de entrega, menor número de defeitos e processos contínuos. Ou seja, entregar o máximo de valor com baixo custo e usando uma baixa quantidade de recursos. 

O que é Manufatura Enxuta

O primeiro tópico tem a ver com a parte mais teórica do texto porque explica o significado de manufatura enxuta. Nas definições mais simples, podemos dizer que é um sistema de gestão usado para aumentar a eficiência e a produtividade das empresas. Como? Reduzindo erros.

conceito-manufatura-enxuta

A ideia veio com Taiichi Ohno, que era um engenheiro da Toyota, uma fabricante de automóveis. É por isso que hoje em dia a expressão manufatura enxuta em português e lean manufacturing em inglês também são chamadas de Sistema Toyota de Produção.

Já saindo da teoria e indo para a prática, saiba que essa gestão é um dos exemplos dos avanços da indústria 4.0. O motivo é simples: com tanta tecnologia e automatização, se tornou ainda mais importante ter uma gestão operacional de qualidade.

Conforme o Portal da Indústria, um estudo mostrou que em 2019 mais do que um terço das indústrias de transformação (34%) usaram entre 10 e 15 técnicas associadas à produção enxuta, ainda que de forma isolada, o que comprova uma tendência.

Os princípios da Manufatura Enxuta

Essa metodologia tem foco na redução de desperdício na cadeia de produção da indústria a partir de 7 elementos macro, sendo: transporte, inventário, movimentação, espera, produção excessiva, processamento excessivo e defeitos.

Mas, para chegar nos resultados, a tese usa 5 princípios da manufatura enxuta – que podem ser aplicados em qualquer uma das áreas mencionadas no tópico anterior. Conheça-os!

Valor – O primeiro princípio tem relação com tudo o que é importante para a sua empresa. Nesse tipo de gestão, o valor do cliente é essencial para que produtos e serviços sejam entregues corretamente, evitando desperdícios.

Fluxo de Valor – O fluxo de valor é uma etapa que indica a soma de todas as fases que vai do recebimento do produto até o envio para o cliente. E como é que a manufatura enxuta pode auxiliar nisso? A partir da eliminação das etapas e das fases que são repetitivas.

Fluxo – O fluxo deve ser contínuo e prevê a produção como parte do produto. Onde cada etapa é feita sem parada, o desperdício é evitado. A metodologia indica que uma produção ideal é aquela que agrega valor ao produto perfeito.

Puxar – Indica que nenhuma fase do produto tem que ser repassada ao cliente sem demanda. É o oposto de “empurrar” o produtor para o cliente, ela é estipulada pela demanda.

Perfeição – Com todas as demais fases eliminando os desperdícios, a perfeição é vista como a entrega de um processo que fornece valor ao cliente e não possui desperdícios. 

Como aplicar o lean manufacturing na prática

Vimos o que é a manufatura enxuta e os princípios dela. Agora é hora de entender como isso vai afetar a produtividade da sua empresa. A resposta é: através das estratégias. Além do fim dos desperdícios, existem 3 aplicações do lean manufacturing que fazem sentido para toda empresa!

1 – Melhoria Contínua

Quando se busca as melhorias contínuas em uma empresa, o progresso nos resultados é nítido. Um bom exemplo parte de um conceito simples: o da organização. Dessa forma, é possível garantir que os processos tenham mais eficiência. 

Aliás, já falamos da técnica 5S aqui no blog, você lembra? É uma estratégia muito interessante para aumentar a produtividade no trabalho a partir da organização. Relembre aqui.

E quando se fala em um ambiente completo e organizado, você sabe: nós, a CMB, somos uma referência no nosso país. Temos no nosso portfólio móveis organizadores de alta qualidade e que são customizáveis. O resultado é: organização e, consequentemente, o aumento de produtividade.

2 – Qualidade da Produção

O próximo exemplo sobre aplicação da manufatura enxuta tem relação com a qualidade do produto. Isso porque o erro está em achar que ao simplificar processos, a qualidade tem que ser diminuída. É preciso ter estrutura para produzir e evitar devoluções.

3 – Tempo de Produção

No Sistema Toyota de Produção, é comum ouvir falar sobre just in time, ou seja, na hora certa. Isso quer dizer que a produção feita na hora certa considera que tudo tem que ser planejado na medida, em uma linha de montagem otimizada e com quantidades necessárias. 

O layout da fábrica, por exemplo, pode ser repensado de forma a reduzir o fluxo de materiais em deslocamento. Ao longo da cadeia produtiva, o transporte se torna mais eficiente, aumentando a produtividade de toda a empresa.

Vale a pena aplicar os conceitos da manufatura enxuta?

Para concluir a ideia sobre essa filosofia empresarial aplicada até os dias de hoje na indústria, lembre-se de algumas vantagens da manufatura enxuta. Aliás, conforme o Portal da Indústria, esse tipo de gestão é uma ótima alternativa para a retomada da indústria no país.

Primeiro, o principal benefício da manufatura enxuta está na eliminação dos desperdícios. A partir disso, é possível melhorar o processo produtivo, garantindo o aumento do lucro. Outra consequência direta é o aumento da competitividade mercadológica.

Portanto, ainda que seja um conceito muito conhecido no mundo, leve em conta que nem todos os profissionais e nem todas as empresas fazem uso desse método. Se você não sabe por onde começar, lembre-se da organização!

O que, consequentemente, levará você aos nossos produtos. Hoje, somos uma marca de mais de 63 anos no mercado e com mais de 350 produtos disponíveis, permitindo a criação de um ambiente completo, organizado e totalmente produtivo.

 

 

Assine nossa newsletter com conteúdo exclusivo.

Este artigo foi útil? Avalie

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 3

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Posts relacionados

trocar os móveis da oficina

Quando trocar os móveis da oficina?

Você sabia que o ato de trocar os móveis da oficina pode mudar completamente a visão que seus clientes tem do seu estabelecimento? Oferecer uma

Bancada de Oficina: Como Escolher

Bancada de Oficina: Como Escolher?

Uma boa bancada de oficina é algo indispensável para um dia a dia de trabalho seguro, confortável e com maior eficiência. Apesar de a escolha

principais móveis para oficina mecânica

Principais móveis para oficina mecânica

Se você é mecânico e está montando seu negócio, precisa saber que móveis para oficina mecânica são essenciais! Muitos empresários pensam que apenas mão de

E-book: Guia para aumentar a produtividade do seu negócio!

Assine nossa newsletter com conteúdo exclusivo.

@CMB, Inc. 2020.