Infográfico – 5 pontos que contribuem para uma gestão de estoque eficaz!

Atualizado em 24 de maio de 2022
Por Dougas Kamers
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Os 5 melhores aplicativos para gestão de tempo no trabalho

Cada dia mais, o conceito de “bater o ponto” no trabalho tem se transformado. Quem está por trás das estratégias do negócio já não se importa tanto com a hora de entrada ou saída do funcionário. Então, por que os aplicativos para gestão de tempo são cada vez mais comuns?

A ideia por trás não é simplesmente a de controlar a hora de entrada, de saída ou dos intervalos. Mas, sim usar isso como ferramenta para o aumento da produtividade. Abaixo, entenda como esses apps podem ser úteis no planejamento estratégico das empresas.

O que é gestão de tempo no trabalho

A gestão de tempo no trabalho é uma forma de organizar as tarefas, as atividades, os compromissos e tudo mais o que está relacionado ao trabalho. Hoje em dia, tem sido um tema muito comum devido ao aumento de produtividade que pode gerar na rotina de uma pessoa.

Sabe aquela ideia de trabalhar menos e com mais qualidade? Um dos objetivos da gestão do tempo é permitir isso. Assim, permite que se controle o tempo pensando em um melhor direcionamento das atividades rotineiras.

Hoje, existem várias ferramentas de gestão do tempo que permitem que esse objetivo seja alcançado. Inclusive, cada uma conta com uma estratégia ou técnica por trás. O que importa é saber que elas podem trazer melhor desempenho individual e coletivo na empresa.

Por que baixar esses aplicativos

Porque eles são ferramentas digitais que resultaram das inovações tecnológicas e hoje podem contribuir para a melhor organização do tempo nas empresas. A ideia vale muito a pena para quem trabalha de modo autônomo ou em equipes.

Além disso, considerando que o mercado de trabalho está mais flexível, essa busca por ganho de produtividade se torna cada vez mais intensa. Os apps abaixo podem tornar possível a agilidade nas entregas, assim como ajudar a entender cada parte do processo.

Você também pode se interessar por: Entenda o conceito de just in time e Conheça o takt time

Muito mais do que trazer à tona a discussão sobre o uso de celular no ambiente de trabalho, a ideia é mostrar como esse tipo de tecnologia pode ser importante para que se crie uma rotina mais organizada e mais produtiva durante o dia a dia de trabalho.

Como controlar o tempo de trabalho

Atualmente, dá para controlar o tempo de trabalho mais do que olhando para o relógio e fazendo as contas de cabeça. A tecnologia tornou possível fazer isso de um jeito mais automático. E essa não é a única vantagem: dá para integrar tarefas com a equipe.

Abaixo, conheça 5 aplicativos de gestão de tempo que podem ser interessantes para o seu dia a dia de trabalho e de toda a empresa.

1 – Clear Focus

Para muita gente, esse é o melhor aplicativo de gerenciamento de tempo que existe. É uma opção que é toda baseada na metodologia Pomodoro. Assim, a divisão do tempo de trabalho é feita em blocos. E cada bloco tem 25 minutos.

Esses blocos de trabalho são intercalados com um tempo que varia de 3 a 5 minutos. Mas, em determinados momentos, o intervalo é maior, podendo durar entre 60 minutos e 90 minutos. O objetivo é acrescentar o tempo de descanso entre as atividades laborais.

O resultado desse aplicativo para gestão de tempo é o ganho de produtividade a partir da agilidade mental, que é gerada com as pausas/intervalos. O app Clear Focus é gratuito e está disponível nas plataformas de aplicativos, como a PlayStore.

2 – Wunderlist

Se o assunto é sobre gestão de tempo no trabalho, o Wunderlist não poderia ficar de fora. O aplicativo é muito bom para quem quer se manter organizado durante o dia a dia profissional. O usuário poderá criar listas de tarefas variadas, da reunião até os e-mails.

Um dos pontos interessantes é que para cada atividade é possível criar um tempo de trabalho. Assim, os alertas são enviados para quando a hora de terminar estiver perto de acontecer. É um aplicativo de gerenciamento de trabalho que é gratuito para celulares e PC.

3 – Asana

O Asana é outra ferramenta que pode ser usada para fazer uma boa gestão do tempo. Sendo que funciona muito bem para a comunicação em grupo e a partir da nuvem, onde os dados são salvos automaticamente.

O app Asana permite o monitoramento do trabalho e das deadlines (tempo de entrega do trabalho). É um verdadeiro aliado para gestores que trabalham com equipes e quer manter a boa visualização de tarefas. O programa envia notificações e permite conversas.

4 – Trello

O Trello também pode ser visto como um dos aplicativos de gestão de tempo mais usados no Brasil. No entanto, vale a pena considerar que ele tem um objetivo que vai além do tempo de trabalho: o gerenciamento das tarefas da equipe.

Isso ajuda a entender o fato de ser tão comum em empresas. A ideia é que as equipes e os profissionais estejam engajadas em uma mesma meta, mas a partir do ponto de que várias tarefas possam ser executadas ao mesmo tempo e de modo independente.

O Trello permite criar listas de tarefas e cada uma tem o gestor, os arquivos, os prazos, os responsáveis pelo trabalho, etc. Cada membro vai sendo notificado a partir da mudança de status da tarefa. Isso permite que o gestor alinhe o tempo de trabalho de cada pessoa.

5 – Rescue Time

O Rescue tem alguns pontos que são diferentes dos que mencionamos acima, em outros programas. Nele, a ideia é fazer o monitoramento do tempo de trabalho, através das tarefas que são executadas. Assim, é uma boa ideia para quem quer saber se está “perdendo” tempo.

O programa de celular é capaz de acompanhar as atividades, mostrando o tempo de uso da internet, por exemplo. Com isso, torna-se possível saber se o tempo está sendo bem aproveitado em lugares como redes sociais e outros. No fim, o usuário tem um relatório completo.

Como fazer uma boa gestão do tempo na sua empresa

Ainda que possa mudar a ideia de qual é o melhor aplicativo de gerenciamento de tempo, o que não muda é o fato de que ter essa tecnologia auxilia os gestores e líderes na hora de entender o funcionamento e as dificuldades das suas equipes.

E é bem fácil entender isso na prática. Isso porque uma das vantagens dos aplicativos de gestão de tempo é que trazem a chance do compartilhamento de informações. Assim, a partir de um único app dá para conectar várias pessoas no mesmo trabalho.

Como consequência disso, saiba que a automatização do fluxo de trabalho também acontece a partir dessas tecnologias. Assim, dá para usar os resultados para avaliações e planejamentos para os próximos dias, semanas ou meses de trabalho. Ou seja, auxilia na tomada de decisão.

Para saber mais

Se você gostou do assunto desse artigo, saiba que temos notícias e materiais disponíveis gratuitamente no nosso blog. São temas relevantes para empresas e indústrias, especialmente no que tange ao tema da produtividade no trabalho. Boa leitura!

Assine nossa newsletter com conteúdo exclusivo.

Este artigo foi útil? Avalie

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Posts relacionados

trocar os móveis da oficina

Quando trocar os móveis da oficina?

Você sabia que o ato de trocar os móveis da oficina pode mudar completamente a visão que seus clientes tem do seu estabelecimento? Oferecer uma

Bancada de Oficina: Como Escolher

Bancada de Oficina: Como Escolher?

Uma boa bancada de oficina é algo indispensável para um dia a dia de trabalho seguro, confortável e com maior eficiência. Apesar de a escolha

principais móveis para oficina mecânica

Principais móveis para oficina mecânica

Se você é mecânico e está montando seu negócio, precisa saber que móveis para oficina mecânica são essenciais! Muitos empresários pensam que apenas mão de

E-book: Guia para aumentar a produtividade do seu negócio!

Assine nossa newsletter com conteúdo exclusivo.

@CMB, Inc. 2020.